Entre os Dias 23 a 27 de Agosto, o Vereador GUIU Pataxó esteve na Capital Federal para cumprir agenda no ministério do Turismo, Esporte , e visitou o gabinete de parceiros políticos,  afim de encaminhar parcerias para o município de Santa Cruz Cabrália.
Em reunião com secretário executivo do ministério do Turismo  Daniel Nepomuceno, Guiu encaminhou em documento o pedido da Construção de um Pier na praia de Arakakai, a construção da Marina no Rio João de Tiba , e a restauração da passarela do comércio indígena de Coroa Vermelha. Além do apoio na divulgação das comemorações de datas históricas do Brasil que acontecem em solo Cabráliense. 
Junto ao deado Federal Uldurico Jr. , foi firmado o compromisso na busca de apoio no setor do esporte, Jogos indígenas, e projetos de habitação através de emendas parlamentares.
Guiu também esteve presente no acampamento Luta pela vida, que reuniu aproximadamente 8 mil indígenas de vários povos, no objetivo de seu opor a tese do Marco Temporal ( em tramitação no STF) e o projeto de lei 490/07 , que tramita na Câmara dos deados.