Você não pode negar: lidar com cupins em casa é, sem dúvida, um dos piores trabalhos domésticos. Para quem coleciona móveis de madeira, livros e papel, esse inseto prevalece no verão, o que pode ser um problema real, e móveis de madeira, livros e papel costumam ser suas principais fontes de alimento.
Sabendo que ignorar a existência desses bichinhos não é viável, como encontrar alguns truques para acabar com eles definitivamente? Confira as dicas a seguir sobre como matar cupins!
Lembrando que as dicas são para no caso de encontrar poucos cupins em casa, sempre que tiver uma infestação de insetos o ideal é chamar uma empresa de descupinização que possui técnicos qualificados para o serviço.
Mas se o seu problema for eventual, nossas dicas podem ajudar, mas sempre tendo cuidado ao manusear produtos perto de crianças e animais domésticos!
 

Como prevenir

A prevenção é a melhor forma de controlar as pragas. Para quem sofre todos os anos e para quem não quer viver esta situação, o método ideal é instalar venezianas nas janelas para evitar que os cupins entrem na casa.
Por ser a madeira um dos principais alimentos dos cupins, é recomendável que o proprietário aplique verniz em móveis ou aberturas com tonalidades mais claras, principalmente aberturas de pinho ou eucalipto.
Idealmente, antes de iniciar a construção ou se mudar para uma nova casa, um efeito preventivo de eliminação de cupins de madeira deve ser realizado.
Nesse caso, o ideal é contratar uma empresa especializada em dedetização de cupins que vai aplicar os produtos corretos sem prejudicar o ambiente e deixando a residência pronta para os novos moradores, sem nenhum tipo de praga.
 
 

O que atrai os cupins?

O verão é a época que os cupins mais aparecem, soma-se ao período de chuvas que ocorre e é um prato cheio para esses insetos entrarem em nossas casas. Mas o que mais pode atrair os cupins? Nós te contamos!
  • Umidade
Para explicar por que os ambientes mais úmidos são  tão atraentes para os cupins, precisamos discutir brevemente seu mecanismo fisiológico. Os cupins devem viver em um ambiente úmido, caso contrário, eles ficarão desidratados e morrerão rapidamente sem água.
Você deve garantir que na sua casa não haja vazamentos ou umidade excessiva. No que se refere ao exterior da casa, deve-se garantir que não haja vazamento de canos, ar condicionado e torneiras.
  • Escuridão
Isso não é tão óbvio quanto a umidade, mas também é um fator importante para ser considerado. Os cupins gostam da escuridão porque se escondem dos predadores no escuro, na verdade, a maioria dos cupins é cega. Claro, você não vai iluminar todos os buracos em sua casa para evitar cupins, mas durante o dia você dificilmente verá cupins.
Porém, quanto mais fonte de luz tiver na sua casa, mais difícil será encontrar cupins nela. Alie isso a evitar umidade e você já vai conseguir se ver livre desses insetos.
Outros fatores que atraem os cupins são o calor e a madeira, quanto mais móveis de madeira você tiver fique atento e envernize eles, assim, os cupins não conseguem penetrá-lo e correr o móvel.
 

Soluções caseiras que acabam com cupins

Agora vamos à parte principal deste artigo, quais são as soluções caseiras que podem ser usadas para a descupinização? São produtos simples e feitos a partir de materiais que você já tem na sua casa.

Inseticida líquido

Ao matar cupins em casa, os inseticidas são o produto mais eficaz. E também são um dos mais conhecidos e acessíveis, já que podem ser encontrados facilmente em supermercados e lojas.
Este produto é reconhecido como uma das melhores formas de eliminar baratas, formigas, moscas e outros tipos de insetos, funciona bem em cupins e é uma excelente solução para eliminar estes monstrinhos que vão destruir todos os móveis da sua casa.
Nesse caso, vale a pena apostar nos produtos líquidos para garantir resultados mais eficazes. Para aplicá-lo, basta ativar o sistema de aerossol do produto e direcioná-lo para a área onde os cupins estão localizados.

Soluções com vinagre

O vinagre é responsável por algumas das misturas caseiras mais baratas que podem matar os cupins sem deixar odores no ambiente.
Por exemplo, a combinação de vinagre e água é uma delas. Além de matar os cupins, essa solução também pode impedir a chegada de outros cupins para criar ninhos.
O mesmo se aplica ao óleo de laranja. Este ingrediente é biodegradável e atóxico, é um excelente aliado para eliminar os cupins do interior e pode ser usado sem medo. Para utilizá-lo, basta misturar o produto com a água do borrifador e borrifar no local desejado.
 

Ácido Bórico

Independentemente do tamanho da infestação de cupins, o ácido bórico é considerado um dos remédios caseiros mais eficazes para os cupins. Mas, assim como é um forte veneno para insetos, também é bom para os humanos. Portanto, qualquer operação deve ser realizada com luvas e máscaras. E lembre-se sempre: mantenha crianças e animais de estimação longe do site do aplicativo.
  1. Diluir ácido bórico em água;
  2. Depois, basta aplicar a mistura no local. A abordagem ideal é formar uma camada de ácido bórico na superfície.
 

Óleo de Cravo

O óleo de cravo também é um produto natural e fácil de encontrar. Você pode encontrar óleo de cravo em farmácias e lojas especializadas em sabores e fragrâncias.
O óleo de cravo não agride o meio ambiente, nem faz mal a animais de estimação e crianças. No entanto, só é eficaz para infestações precoces.
  1. Misture 10 gotas de óleo de cravo em 100ml de água;
  2. Em seguida, borrife a mistura no local da infestação e pronto.
 
Essas foram as dicas de soluções muito simples e de extrema eficácia para acabar com cupins em casa e também para evitar. Mas gostamos de reforçar que se puder chamar uma empresa de descupinização não fique com receio, é a solução mais rápida e com muita eficácia, pode ter certeza que você não vai se arrepender.