Nesta segunda-feira (25), Santa Cruz Cabrália recebeu 150 doses do imunizante do Reino Unido. A vacina do Laboratório AstraZeneca, que tem parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tem 70% de imunização; um percentual acima do valor mínimo exigido pela Anvisa que é de 50%.
 
Na semana passada (19), o prefeito Agnelo Santos, juntamente com a Secretária de Saúde, Renata Pinheiro, receberam 4120 doses da vacina chinesa Coronavac. Desse quantitativo, 250 doses a serem distribuídas entre profissionais da saúde e idosos asilados. As outras 3870 doses, são destinadas aos indígenas. A vacinação iniciou na quarta-feira (20).
 
A AstraZeneca é ministrada em duas doses, sendo a segunda aplicada após 90 - 120 dias. A Secretaria de Saúde de Cabrália está preparada para realizar o armazenamento das vacinas as quais necessitam de uma temperatura entre 2°C - 8°C.
Essas serão destinadas à imunização dos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia.
 
A Fiocruz liberou 2 milhões de doses da vacina desenvolvida pela AstraZeneca-Oxford, esta que foi importada da Índia. A Bahia recebeu 119.500 doses do imunizante. Lembrando a aprovação pela Anvisa é para uso emergencial.
 
"Esperamos, em breve, uma vacina que tenha eficácia que se aproxima aos 100%. Mas até agora não existe. Então vamos utilizar o que temos no momento para minimizar os danos causados por essa doença", explica o Prefeito Agnelo Santos.