Que o WhatsApp é um sucesso inegável, isso ninguém pode discordar, porém, é necessário ficar por dentro das mudanças no WhatsApp 2021 para que possamos melhorar seu uso no dia a dia e saber o que virá de novidades.

Aqui compartilharemos hoje algumas das principais mudanças que já estão em vigor e outras que nortearão o futuro do aplicativo mensageiro queridinho de todo mundo.

Principais atualizações sofridas ao longo do tempo e Mudanças no WhatsApp 2021

Vamos agora falar sobre as principais implementações e melhorias que causam as mudanças no WhatsApp 2021 e que vem acontecendo desde que o app veio a pertencer ao facebook.

WhatsApp quer implementar nova política de privacidade

A nova política de privacidade é baseada em dados gerados ao interagir com contas comerciais e fornece compartilhamento de dados com o proprietário do aplicativo, o Facebook. 

As empresas podem usar essas informações para direcionar anúncios do Facebook. O WhatsApp também pretende afirmar que ainda não consegue acessar as mensagens pessoais porque estão protegidas por criptografia de ponta a ponta. 

O app informa: “Isso nunca vai mudar.” O aplicativo explicará o serviço através de links para todos que quiserem informações mais completas sobre as alterações na política de privacidade. 

Essas foram as principais mudanças implementadas pelo WhatsApp Messenger.

Porém, a plataforma de troca de mensagens indica algumas outras mudanças como as que citaremos abaixo.

Tais mudanças irão ser implementadas de forma gradativa e poderão demorar alguns meses para que estejam disponíveis em todos os aplicativos do WhatsApp.

Vejamos algumas das principais mudanças no WhatsApp hoje e algumas das principais mudanças implementadas ao longo do tempo.

WhatsApp Pay é lançado, agora é possível pagar dentro do WhatsApp

O trocador de mensagens mais usado no mundo, passa a permitir que seus usuários façam transferências, pagamentos e recebimentos de dinheiro diretamente do aplicativo, sem a necessidade de acessar um app de uma agência bancária. 

Esta função já foi autorizada pelo Banco Central no Brasil. Desta forma, essa possibilidade será implementada nas próximas atualizações do aplicativo. 

Essa opção de pagamento é uma das mais esperadas e maiores possibilidades que o WhatsApp irá permitir fazer.

A função de pagamento vem sendo noticiada há muito tempo, e está disponível em alguns países há algum tempo.

No Brasil, para ser essa prática, foram necessários vários testes por meio do controlador do dinheiro nacional. 

Para realizar essas transferências no Brasil, o WhatsApp conta com a parceria com o Banco Central e também a operadora de cartões Cielo.

Essa parceria pode trazer vários benefícios ao usuário, diz o Presidente do Branco Central em entrevista na autorização da opção do app.

Para realizar essas transferências dentro do aplicativo, o usuário precisa ter cadastro no Facebook Pay e o procedimento será simples: No iPhone clique em “+” e em seguida “pagamentos”, selecione o valor e é só enviar.

Para Android clique nos três pontinhos, pagamentos, selecione o valor e envie. 

Lembrando que para efetuar tais transferências, ambos precisam ter cadastros no Facebook Pay.

WhatsApp implementa função de Figurinhas Animadas

Outra novidade que acompanhou as mudanças no WhatsApp 2021 foram as figurinhas animadas, sua existência e sua busca dentro do app.

O aplicativo do WhatsApp liberou e implementou a função de figurinhas animadas para todos os usuários no Brasil.

Essa função pode agradar os amantes de figurinhas animadas, pois, antes desta atualização o procedimento de ter figurinhas animadas no aplicativo era trabalhoso. 

Agora os usuários contam com a possibilidade de importar a função de figurinhas animados. 

Aplicativos como o Sticker Maker agora podem converter vídeos ou GIFs em arquivos WebP, prontos para importá-los para o WhatsApp. 

Portanto, os usuários não precisam mais de habilidades para adicionar as figurinhas sem ter que mexer no mensageiro. Isso facilita e tira alguns processos que demoravam muito para serem realizados.

WhatsApp cria ferramenta de busca de Figurinhas

Recentemente a desenvolvedora do WhatsApp publicou em seu perfil do Twitter que liberou a função de busca de figurinhas sem a necessidade de atualizar o aplicativo para contar com essa função. 

Se você ficou empolgado com essa função que irá fazer você economizar tempo procurando uma figurinha para enviar em uma conversa, abaixo iremos mostrar como fazer para buscá-las.

Para buscar e encontrar as figurinhas pela ferramenta de busca funciona iguais em Android e iOS:

  • Aperte na opção "figurinhas" e depois na opção "lupa" na parte inferior esquerda (no Android e iOS).

  • Conforme indicado pelo próprio aplicativo, você pode pesquisar usando texto ou emoji.

  • Os adesivos são divididos em sete abas diferentes: todos, amor, saudações, feliz, triste, bravo e comemorar.

WhatsApp desiste de excluir contas após dia 15 de maio

Por meio de uma nota oficial do WhatsApp, ele confirmou que nenhum usuário foi prejudicado na atualização que aconteceu nesse último dia 15 de Maio. 

Desta forma, todas as pessoas que utilizam o trocador de mensagens não sofreram com a exclusão de suas contas.

WhatsApp funcionará em navegadores sem celular estar conectado à internet

Esta função atualmente não é possível. Devido a necessidade do aparelho estar ligado, e conectado com a internet para ser possível utilizar o WhatsApp Web em navegadores.

Talvez essa funcionalidade não faça parte do rol de mudanças no WhatsApp 2021, mas talvez seja incluída para 2023 em diante.

Porém, existem rumores que a plataforma testa fornecer essa função aos usuários, devido ao fato que as pessoas possam usar seus aplicativos mesmo com os celulares descarregados, por exemplo.

Entretanto nenhuma nota oficial foi postada pelo WhatsApp até o momento.

WhatsApp lança ferramenta para acelerar áudios

Fazendo parte das mudanças no WhatsApp 2021, a opção para acelerar o áudio foi muito bem aceita.

Se está com pressa de ouvir um áudio, ou até mesmo quer ouvi-lo mais rápido, essa função está disponível para algumas versões do WhatsApp e deve ser implementada em todos os aplicativos dos usuários brasileiros em breve. 

A função permite que sejam reproduzidos mensagens de áudio de forma mais rápida e em velocidades que podem variar de:  2x, 3x e até 5x mais rápidas. 

WhatsApp implementa mensagens com auto destruição de 24 horas

O aplicativo vem testando essa possibilidade há algum tempo, e deve ser implementada ainda esse ano de 2021 para todos os telefones.

Ela basicamente funciona como um timer e pode se autodestruir em 24 horas, ou seja, após esse prazo as mensagens enviadas poderão desaparecer. 

O recurso já está disponível no principal concorrente Telegram.

WhatsApp pode receber integração com Instagram Reels

Essa função seria uma resposta ao aplicativo Tik Tok que permite que sejam compartilhados vídeos curtos. Sendo assim, seria possível enviar e receber vídeos do Reels, que é uma reprodutora de vídeos dentro do aplicativo Instagram, que faz parte das empresas donas do Facebook, WhatsApp e Instagram.

Nesse artigo tratamos das mudanças no WhatsApp 2021, mas o que virá para 2022? Estamos aguardando ansiosos!

E aí, você também está antenado com as últimas mudanças do WhatsApp? Se não, acesse novamente nosso site para conferir mais notícias a respeito.

Com informações: Clube do Wi-Fi