Também conhecido como “Black Friday do 1º semestre”, o mês do consumidor é a primeira grande data comercial do ano e mostra-se como uma oportunidade para as empresas impulsionarem as vendas.
Comemorado internacionalmente, o dia do consumidor tem suas origens associadas a um discurso feito por John F. Kennedy em 15 de março de 1962, ano em que presidiu os Estados Unidos.
Em seu pronunciamento ao congresso estadunidense, Kennedy ressaltou a necessidade dos consumidores serem respeitados, ouvidos e protegidos. Até então, nenhum grande líder havia abordado a questão dos direitos dos consumidores.
Inspirado nesse acontecimento, o dia 15 e, consequentemente, o mês de março como um todo passaram a ser dedicados ao consumidor.
 

Estratégias para aumentar as vendas no Mês do Consumidor

Os meses iniciais do ano tendem a ser desafiadores tanto para comerciantes quanto para consumidores. Parte disso se deve à extensa lista de impostos a serem pagos que compromete o orçamento dos clientes, resultando em uma queda no número de compras.
Nesse contexto, o mês do consumidor surge como uma oportunidade para impulsionar vendas por meio de descontos e ofertas.
Em 2020, o evento foi capaz de movimentar cerca de 3,6 bilhões de reais na primeira quinzena de março no setor de e-commerce mesmo em um período definido por uma baixa natural na quantidade vendas – conforme dados da “Pesquisa Dia do Consumidor 2021” elaborada pela Social Miner e Opinion Box.
Impressionante, não é? Leia nosso artigo e saiba como o seu comércio pode se preparar e se beneficiar dessa data

Ofereça descontos legítimos em produtos populares

Como aponta a agência Social Miner, nem sempre a realidade financeira de seu comércio permitirá que descontos fantásticos sejam oferecidos à clientela.
Mas isso pode ser facilmente compensado pela seleção criteriosa dos produtos que serão ofertados com preços promocionais.
Para tanto, é necessário analisar quais itens fazem mais sucesso em sua loja, assim como investigar qual tipo de produto tem sido mais procurado pelos clientes nessa época.
Neste ano, o destaque ficou para os itens de necessidade, visto que dois terços das pessoas interessadas em ir às compras no mês do consumidor pretendem adquirir itens de necessidade com bons preços, conforme constataram Social Miner e Opinion Box.

Preze pela experiência do cliente

Não perca de vista o foco no cliente e as origens históricas desse período. Afinal, além de lucrar, o evento visa, em primeiro lugar, celebrar o consumidor.
A fim de incorporar essa perspectiva e proporcionar uma ótima experiência ao cliente, recomendamos que haja ênfase na interação humanizada com os consumidores.
Isso pode ser feito através do envio de e-mails personalizados demonstrando gratidão pela compra realizada; por meio do tratamento cordial nos canais de atendimento; ao recompensar clientes de longa data com brindes etc.

Busque oferecer frete grátis

Uma das estratégias frequentemente empregadas para capturar a atenção dos clientes no mês do consumidor é a oferta de frete grátis.
Isso é feito porque, assim como o valor do produto, a taxa de entrega influencia muito na decisão de compra.
Ao entrevistar mais de mil pessoas, as agências Social Miner e Opinion Box descobriram que o motivo que mais leva os consumidores a desistirem de uma compra no mês do consumidor é o frete desvantajoso.
Com isso em mente, é necessário traçar estratégias para oferecer produtos isentos ou com o menor valor de taxa de entrega possível.
 
A Social Miner sugere algumas medidas para oferecer frete vantajosos aos clientes. A primeira delas consiste em direcionar as campanhas para localidades estratégicas, nas quais a distribuição e logística é facilitada, fazendo com que o valor do frete seja reduzido.
Outra ação envolve fazer da entrega rápida um atrativo aos clientes, assim como apostar na versatilidade de permitir que os consumidores retirem os itens na loja.

Recorra ao e-mail marketing para divulgação de cupons de desconto

Os consumidores esperam economizar nesse período dedicado a eles, portanto, é importante atender a essas expectativas.
Enviar e-mails para as pessoas que assinaram a newsletter da sua loja e presenteá-los com um cupom de desconto gratuito é uma maneira prática e eficiente de demonstrar o interesse de sua loja em disponibilizar vantagens aos seus clientes.
Você pode enviar as mensagens aos consumidores consolidados com antecedência, por exemplo, como forma de agradecê-los pela preferência.

Implemente campanhas de divulgação com antecedência

Conforme dados do Think with Google, na edição de 2018, mais de 70% dos compradores iniciaram suas buscas por descontos sete dias antes do dia 15 em si.
Dois anos depois, o cenário não mudou visto que, no ano passado, o auge de visitas às lojas virtuais ocorreu em 5 de março – como demonstra Social Miner e Opinion Box.
Em adição à preferência do público em iniciar as pesquisas logo no início de março, há o aumento da divulgação de outros comércios, o que deixa a data competitiva.
Diante desse cenário, para se destacar no mês do consumidor, sua loja deve seguir nossas orientações e também iniciar as campanhas na primeira semana de março por meio de diversos canais.