Para encerrar a programação de comemoração aos 187 anos de emancipação política de Santa Cruz Cabrália o Prefeito de Cabrália, Agnelo Santos esteve em live juntamente com a Secretaria de Saúde Renata com a finalidade de trazer mais esclarecimentos sobre o covid-19 no município acerca das estratégias traçadas para diminuir sua propagação bem como falar um pouco sobre as diversas obras já realizadas e em andamento na cidade.
 
O gestor começou falando do imenso prazer de poder participar de mais um ato de emancipação politica do município e de como esse momento enriquecedor e fantástico é importante para ele todos os cidadãos cabraliense. Detalhando a grade de programação que foi preparada com todo o carinho pra este momento tão simbólico que ocorreu durante todo o dia. Agnelo Santos mencionou que as medidas adotadas desde o inicio da pandemia, como fechamento de comércio, academias, bares e restaurantes e demais estabelecimento surtiu efeito, mesmo algumas delas dessagrando a comunidade, tudo foi feito para o bem da população, salientando como todas essas estratégias e demais ações foram importantes para manter o equilíbrio de infectados e recuperados na cidade. Falou da maneira excepcional de como a Secretaria de Saúde Renata tem conduzidos os trabalhos e do apoio que tem dado a ela nesse pleito de perto, sabendo de toda a dificuldade que tiveram para controlar as pessoas no inicio da pandemia, pois o cabraliense é amável, quer estar perto e gosta de confraternizar.
A Secretária de Saúde Renata  falou do desafio enorme de gerir uma pasta como esta, mas com muita confiança e experiência adquirida com o tempo somado ao apoio que o gestor tem dado o peso desse desafio tem ficado mais leve. “Estamos Há quase 04 meses nesse enfrentamento e todos estes resultados colhidos hoje são sem sombra de dúvidas em relação a todas as nossas ações, desde o inicio do primeiro decreto com a tentativa de controlar a pandemia no nosso município, com medidas mais rígidas, mas de extrema importância para que hoje a gente pudesse conseguir flexibilizar mais a abertura do comércio. A gente vem aprendendo com a pandemia e cada dia vencido é muito importante, sobretudo quando a gente tem resultados positivos em relação a saúde das pessoas que estão ou passaram pela contaminação. Acredito que Vamos conseguir baixar esse índice de transmissão em nosso município e as ações de enfrentamento e prevenção continuam sendo realizadas”, disse a Secretária de Saúde.
 
Falou também das ações preventivas feitas afim de desinfectar as principais áreas que geram mais aglomeração na cidade como supermercados, bancos, surtindo assim bastante efeito. Falou da importância  da população cabraliense usar máscara como forma de diminuir a contaminação do covid-19. Sobre a Unidade Sentinela disse ser uma das ações mais importante da gestão, pois proporcionou um cuidado a mais  ao público alvo que tinha sinais ou sintomas sugestivos da covid-19 de estarem sendo atendidas numa unidade diferenciada, preparada só pra esse tipo de atendimento.
O prefeito reiterou novamente todo o empenho, profissionalismo, eficiência e a forma humanizada de como os profissionais da saúde tem conduzidos os trabalhos no município. “Os profissionais aqui são de qualidade, eu não vou trazer profissional de fora, aqui eu tenho qualidade, não preciso de gente de fora não. Tenho aqui alguns médicos que atendem em Cabrália, alguns concursados, outros a gente fez uma parceria, mas profissionais aqui eu tenho de qualidade” disse Agnelo Santos.
 
Ainda sobre as ações do covid-19 a Secretária falou sobre a importância da Barreira Sanitária, que já completa quase 04 meses com o apoio do gestor, melhorando a cada dia e estendendo o horário de atuação. Realizando trabalho informativo e de orientação, aferição de temperatura corporal, fazendo um controle sanitário muito importante nesse momento.
 
“O trabalho está sendo muito bem feito e conforme dito anteriormente a reforma do hospital já foi iniciada, além da compra de vários equipamentos numa faixa de quase 600 mil reais investido. Aproveito esse momento para mandar um abraço ao meu amigo Claudio Cajado que direcionou essa emenda parlamentar de 600 mil reais para o município. Esse dinheiro esta sendo bem utilizado e o nosso hospital mudou, hoje está de primeira linha e com essa reforma interna que você também ajudou com uma emenda de 250mil reais, mais a contrapartida do munícipio e a ordem de serviço dada hoje para a parte externa no valor de 300 mil reais, nosso Hospital de Cabrália vai se transformar para a melhor. Muito obrigado a você que é um parceiro, um amigo e irmão e o povo de Cabrália não vai esquecer de você nunca. Nesses 03 anos e 06 meses  foram mais de 10 milhões de emendas parlamentares, sem dúvida foi Claudio Cajado que mais ajudou Cabrália”, expôs Agnelo Santos.
 
Comentou também sobre o aumento alarmante do número de casos a nível nacional do Coronavírus e mais uma vez ressaltou a importância das pessoas se cuidarem e respeitarem as medidas impostas pelas autoridades. Esclareceu também que a maior parte dos casos em Cabrália foram importados.
 
Foi explicado que a policlínica em função de realizar atendimentos ambulatoriais ficou por um período de 03 meses sem fazer atendimento em cumprimento as orientações governo do estado por não serem considerados de urgência. E depois de bastante cuidado e critério, para não haver aglomeração e pensando no bem estar daqueles pacientes que necessitam do serviço, quase todas as especialidades voltaram a atender a população, dando prioridade aos casos mais urgentes.
 
Dando continuidade falou das liberações de esportes como Jiu-Jitsu e Capoeira que serão flexibilizados nos próximos decretos.  Explicou também sobre a distribuição de kits de medicamentos que estão sendo distribuídas as pessoas diagnosticadas com o covid-19, feita pela unidade sentinela e da dificuldade que estão tendo para conseguir comprar alguns medicamentos que compõe esse kit como Ivermectina, azitromicina e de como outras formas alternativas estão sendo levantadas para contornar essa situação.
 
“Quero agradecer a todos os profissionais de saúde, a Vigilância Epidemiológica, através de Paulo e sua equipe, o empenho, trabalho, profissionalismo, competência técnica, bem como a vigilância Sanitária que que através das inspeções não tem dia e hora pra atender. Aos funcionários do hospital que estão 24 horas recebendo esses pacientes. E hoje gostaria de enfatizar que somos o município com menor taxa de infecção entre os profissionais graças ao fornecimento de EPIS de qualidade”, disse a Secretária Renata.
 
Agnelo também aproveitou para interagir com os internautas que participavam da live, inclusive muitos deles ressaltavam a forma humanizada e competente que foram atendidos quando procuraram o serviço de saúde.
 
Sobre as obras comentou sobre a bomba de 10 cavalos no poço que já foi instalada no Guaiú, inclusive nessa semana será colocado um booster e o tratamento da água será por conta da embasa. E sobre Santo Antônio que também foi uma localidade que ninguém nunca tinha dado atenção para tratar a água, Agnelo Santos disse: “Quero dizer a comunidade de Santo Antônio que vocês moram em meu coração e o respeito que tenho por vocês é muito grande. Eu não iria ficar feliz se nesse primeiro mandato meu eu não cumprisse com vocês o compromisso de colocar água tratada em santo Antônio. As máquinas estão trabalhando, a unidade de tratamento está pronta e nos próximos dias o povo de Santo Antônio tem água tratada”. Além disso, Santo André é outra localidade em que foi resolvido o problema de abastecimento de água e a será entregue um banheiro na praia para melhor atender os visitantes.  Outro ponto importante foi o PSF do Guaiú, que só após 20 anos a comunidade irá ganhar uma nova unidade para melhor atender a população.
 
“Com muito controle financeiro eu faço gestão e ela não é pra todo mundo. Para mim não tem crise, tem fase ruim, mas o salário está em dia. Já são 03 anos e 06 meses de salários rigorosamente em dia e o único que reajustou o salário dos servidores foi Agnelo, isso tenho orgulho de falar porque valorizo aquele que está ao meu lado trabalhando todos os dias para atender o povo de Cabrália, então a gestão tá sendo feita”, comentou o Prefeito.
 
Falou ainda das várias obras que estão sendo realizadas no município, inclusive as de pavimentação que foram entregues hoje pela manhã. “Vamos ficar atento a essas pessoas que querem criticar e não contribuem em nada para Cabrália e que já passaram pela gestão e não conseguiram fazer. Tem um candidato que está dizendo que vai construir cinco UTI em Cabrália. Candidato vamos falar sério”, disse Agnelo santos.
 
Agradeceu a parceria dos demais poderes no que diz respeito a luta constante por uma melhor oferta de serviço a população. Falou das várias ações nos diversos segmentos durante seu governo que tem tornado a cidade um lugar melhor pra se viver.
“Estamos fazendo uma gestão pra todos sem discriminação, quem votou ou não em Agnelo. Essa gestão é para o povo” comentou o gestor.
 
No final da live a Secretaria Renata falou novamente da importância da população cabraliense continuar respeitando as medidas de isolamento e de entender que por enquanto os encontros, as confraternizações não devem ocorrer, e que seguindo todas as orientações poderemos sair o quanto antes dessa pandemia.
 
Agnelo aproveitou para informar que toda  quinta-feira, a live de Bate Papo com o Prefeito vai acontecer, juntamente com um secretário de cada pasta, como forma de melhor informar a população sobre as ações que estão acontecendo bem como sanar suas dúvidas.