A cidade de Santa Cruz Cabrália antecipou os festejos de comemorações aos 189 anos de emancipação política do município com atividades culturais e de lazer que aconteceram nesta sexta-feira dia 22/07.

A programação incluiu Campeonato de Capoeira, a final do Campeonato Municipal de Futsal e à noite apresentação da banda gospel Som e Louvor.


No sábado, 23/07 dia do aniversário da cidade a programação começou com a tradicional alvorada realizada pela Filarmônica Lira Cabraliense e se estendeu durante todo dia.

Na Praia de Arakakai aconteceu o hasteamento das bandeiras que contou com a presença do Prefeito Agnelo Santos, do Comandante do 8º Batalhão da PM Tenente Coronel Alexandre Costa Silva, da Presidente do Legislativo Rita Soraia, do Parlamentar Estadual Jacó, vice-prefeito Carlos Lero, vereadores, secretários municipais e demais convidados.


Em seguida ainda na Praia de Arakakai aconteceu uma sessão solene com entrega de títulos de cidadão honorário. 


“Para mim é um marco receber esse título de cidadão nessa data tão importante em que Cabrália comemora 189 anos de emancipação. Quero parabenizar a todos os cabralienses e a nossa cidade por este dia”, disse o vice-prefeito Carlos Lero.


“Sinto-me imensamente horado, orgulhoso e feliz por estar aqui nesse momento recebendo o título de cidadão cabraliense. Agradeço aos vereadores que votaram em meu nome para receber tal honraria. Agradeço de forma especial ao Prefeito Agnelo Santos, ao qual construímos uma grande e respeitosa amizade sempre com o objetivo maior de proporcionarmos uma melhor prestação de serviço ao município de Cabrália. Compartilho essa honraria com cada policial militar que está ou esteve ao meu lado nestes 35 anos de serviço prestado a sociedade baiana, pois sem este apoio jamais seria capaz de atender as necessidades e reclames do nosso povo. Também agradeço a minha família pelo respaldo moral, formação do meu caráter e lastro da minha conduta pessoal e profissional”, disse o Tenente coronel Alexandre Costa Silva Comandante do 8º Batalhão da Policia Militar.


“Louvo a Deus pela honra e o privilégio de receber essa comenda e as expressões das palavras me faltam, todavia não podia me furtar em também expressar gratidão a Deus, a minha esposa e filhos, ao Vereador Horácio pela indicação, a Câmara pela aprovação e aos meus colegas pastores”, disse o Pastor Luiz Carlos Jardim da Assembleia de Deus.


Em posse da palavra os vereadores fizeram agradecimentos e parabenizaram a cidade pelos 189 anos de emancipação política.


Em sua fala o Prefeito Agnelo Santos agradeceu a presença de todas as autoridades e fez questão de ter ao seu lado a presença da primeira dama e do vice-prefeito enquanto discursava. Falou das diversas obras que estão acontecendo na cidade e do empenho da gestão para tornar a cidade de Cabrália um lugar melhor para todos .
“Eu tenho certeza que nós vamos ficar reconhecidos como uma dupla que trabalhou muito pela nossa cidade e que fizemos uma gestão responsável voltada para o povo. Hoje são 189 anos de emancipação política administrativa e sei o carinho que o povo tem por nós, pois eles reconhecem o nosso compromisso com essa cidade. Temos obras em todos os locais do município e eu agradeço ao apoio e parceria do governo do estado. Nós estamos vivendo um momento extraordinário do nosso município e eu agradeço a Deus por estar vivendo esse momento aqui juntamente com todos vocês e com um só intuito que é o de melhorar nosso município”, disse Agnelo Santos.


Na sequência, o gestor assinou ordem de serviço para obras de licitação de pavimentação de ruas nos Bairros do Mirante, Bairro Campo Verde, Vila Beata e vila Oradia perfazendo um total de 42.623 metros quadrados que serão custeadas com recursos próprios do município.


Foram inauguradas ainda as obras de pavimentação das ruas Vitória, Sérgio Reis, Travessa 23 de Maio e Rua 23 de Maio no bairro Campinho, além da Avenida Francisco Gonçalves em Terra de Vera Cruz.


Após as inaugurações o gestor realizou a entrega de raio-x, equipamento hospitalares e cirúrgicos e cadeiras odontológicas no Hospital Municipal Prof. José Maria de Magalhães Netto.


Ainda durante a maratona foi realizado o lançamento da pedra fundamental para construção da fábrica de beneficiamento de pescados num valor de mais de 5 milhões de reais.

O Prefeito também entregou títulos definitivos das casinhas da Vila Beata e Capitão Luiz de Matos.


No período da tarde ocorreram apresentações de atividades culturais e esportivas, e fechando a programação s com as bandas Santa Cruz e Novo Som no grande evento Louva Cabrália.