O Prefeito Municipal Agnelo Silva Santos Júnior, os secretários de Agricultura Fernando Ricaldi, de Assuntos Indígenas Juari, da Educação Iszael Gomes e o Vice-Prefeito Carlos de Jesus Vieira participaram de uma reunião com representantes das Escolas Indígenas de Santa Cruz Cabrália.
O prefeito Agnelo Santos parabenizou a todos os educadores pelo resultado do IDEB 2019;  fez um breve relato das principais conquistas dos últimos três anos: ampliação do diálogo com todos os profissionais, melhora efetiva dos salários dos servidores públicos, respeito as especificidades da Educação Escolar Indígena, dentre outras. Informou também a previsão da construção da Nova Escola Indígena que custará quase 5 milhões de reais e o envio do projeto de Lei que cria a Categoria Educação Escolar Indígena, criado assim, vários cargos e funções específicas, garantindo o direito das comunidades indígenas a concursos e processos seletivos exclusivos aos integrantes das aldeias do Povo Pataxó.
 
O Secretário de Educação Iszael Gomes explicou a importância da Escola Indígena Pataxó de Coroa Vermelha para o resultado do IDEB. Apresentou alguns pontos importantes do Projeto de lei que cria a Categoria de Educação Escolar Indígena, como direitos garantidos pelo Estatuto do Magistério e Estatuto dos Servidores Civis. A criação da Função de Coordenador Pedagógico Indígena, colaborando com a gestão democrática, tão valorizada pela Comunidade Pataxó.
 
O Vice-Prefeito Carlos de Jesus Vieira enfatizou o quadro de competentes secretários municipais, todos de Santa Cruz Cabrália, deixando claro a política pública de valorização dos profissionais do Município.
 
Ademário Braz Ferreira, Diretor da Escola Indígena, aproveitou a oportunidade para entregar ao Prefeito Municipal e Secretário de Educação um documento com desejos e solicitações para os próximos meses. A Educação Escolar Indígena em Santa Cruz Cabrália e a Gestão Municipal seguem sempre com diálogo e confiança.