Desde que as ações de combate ao coronavírus (COVID-19) determinaram o isolamento social mais rígido, um grande exército de profissionais da Prefeitura de Santa Cruz Cabrália tem deixado seus lares todos os dias para cumprir suas funções com muito esmero nos mais diferentes postos de trabalho. Equipes de saúde, segurança pública, limpeza pública, assistência social, comunicação, entre outros, atuam incansavelmente no enfretamento ao novo vírus. Diariamente, são inúmeras as ações realizadas no Município para salvar vidas e minimizar os impactos da pandemia na cidade.
 
O mérito de reconhecimento ao trabalho incansável destes profissionais, tem sido liderado por um Prefeito que tem sido um exemplo de Gestor na linha de frente e de liderança. É bem visível e nítido todo o empenho e o esforço do prefeito Agnelo Santos em conjunto  com estes profissionais, superando o cansaço físico/mental e demais dificuldades para que os efeitos devastador desse vírus seja cada dia menos sentido na população. Por isso, vamos destacar aqui a importância dos serviços destes profissionais na garantia de serviços essenciais que salvam vidas e zelam para que a cidade continue cada dia melhor pra você:
 
*Os grandes incansáveis: os profissionais da Secretaria de Saúde do município que empenhados nessa missão de vencer o coronavírus  trabalham 24 horas por dia.
 
*Para manter a limpeza e higienização da cidade, a Secretaria de Obras não tem medido esforços com seus profissionais que tem se dedicado ao trabalho até pela madrugada. A limpeza da cidade é outro exemplo e ressaltamos aqui o brilhante trabalho dos garis que arriscam suas vidas nas ruas para deixar a cidade mais limpa.
 
*A Policia Militar orientando à população nas ruas, nas empresas e nas entradas da cidade para manter a ordem pública e cumprimento dos decretos do Estado e do Município.
 
*A Secretaria de Assistência Social tem desempenhado um importante papel no atendimento à população mais vulnerável, entre ações como a ajuda àqueles que têm dificuldade no acesso ao Auxílio Emergencial do Governo Federal.
 
*O Departamento de Comunicação da Prefeitura também mantém sua equipe de plantão para manter a população bem informada sobre a situação de como tem se propagado o vírus em na cidade. No site da Prefeitura do Município e nas redes sociais são reunidas todas as notícias produzidas diariamente, acompanhada de Boletins Epidemiológicos com a atualização oficial dos casos. Para essa turma não existe dia, noite, sábado, domingo ou feriado. Além disso, a Comunicação e Imprensa também mantêm atualizadas todas as redes sociais governamentais, bem como prestação de esclarecimentos aos veículos de imprensa envolvidos na cobertura da COVID-19 como sites, redes de televisão e jornais da Bahia. As lives do Prefeito Agnelo Santos sempre produzida com muita dedicação e responsabilidade, vencendo muitas vezes o cansaço de um dia de trabalho. Tudo isso com o intuito de manter o cidadão cabraliense inteirado da situação.
 
Ainda integram essa força tarefa, o Gabinete do Prefeito, responsável pela coordenação de todas as medidas e decisões tomadas neste período emergencial em saúde pública. Somados a estes, vários outros colaboradores e servidores de outras secretarias também dão suporte a essas atividades.
 
Cada um desses profissionais mencionados aqui enfrentam um dos maiores desafios da história recente do país: travar uma guerra contra um inimigo invisível e que age rápido. Suas armas de defesa são máscaras e luvas, mas a maior e mais eficaz destas ainda continua sendo o afastamento social. 
 
“O desejo de continuar a lutar está na vocação em agir na defesa da vida, do bem coletivo e na esperança de que tudo voltará ao seu lugar, muito em breve. Não só como gestor, mas também como cidadão me associo à luta destes profissionais e me faltam palavras para agradecer tamanha dedicação de cada um deles e de todos àqueles que oram e acreditam que esse momento difícil vai passar. Diante de toda essa demonstração de amor e cuidado especial de cada um de nossos colaboradores só me resta pedir encarecidamente a população de Cabrália que Fiquem em casa por nós, pois Estamos aqui por vocês” só dessa forma essa “guerra” será vencida”, comentou o Prefeito Agnelo Santos.