A Secretaria Municipal de Educação juntamente com o poder executivo realizou hoje sexta-feira, (19) a IV Conferência Municipal de Educação, que teve como tema “Em defesa da democracia, da diversidade da educação pública, com participação popular”.
O evento aconteceu no espaço Bora Bora Brasil, em Coroa Vermelha e contou com a apresentação de voz e violão do artista Kilha Monteiro. 
 
A conferência foi aberta oficialmente com Hino Nacional, seguida de uma oração em patxohã entoada na flauta e o pronunciamento das seguintes autoridades que fizeram parte da composição da mesa de honra:  Secretário de Educação Iszael Fernandes Gomes, o Prefeito Agnelo Santos, a Secretária de Administração Lauren Lélis, Carla Regina, Presidente do Conselho Municipal de Educação de Santa Cruz Cabrália, Márcia Rodrigues, Presidente do Fundeb Municipal, Lindario Felberg (vereador Careca), representante do poder legislativo, David Caíque, intérprete de libras, José Feliciano, coordenador da APLB Cabrália, Elizabeth Vargas, Coordenadora do Fórum Municipal de Educação e o Professor Doutor Edson Kaiapó.
Também estiveram presentes ao evento para prestigiar e dar sua parcela de contribuição, os secretários do governo municipal, vereadores, profissionais da educação, estudantes, conselho tutelar, servidores públicos, entidades e a participação da sociedade civil.
Sendo um espaço democrático e importante com o objetivo de acompanhar e avaliar as deliberações, políticas e ações decorrentes da Conferência Nacional de Educação, ocorrerá apresentações culturais e palestra das temáticas no sábado durante todo o dia, na Escola Indígena Pataxó em Coroa Vermelha.
“Avançamos na educação, crescemos no IDEP fato que há muito tempo não acontecia,  graças ao esforço conjunto de todos vocês. Fico muito grato e agradecido a Deus por está correspondendo a vocês, por está atento aos anseios de vocês e também por ter um secretário sensível a nossa educação. A educação é a base de tudo e o professor é o mestre dos mestres, por isso eu e o Secretário Iszael procuramos ofertar o melhor pra vocês. Portanto, quero desejar a todos uma excelente conferência para que todos possam aproveitar bem esse momento  a todo esforço da organização”, disse Agnelo Santos.
“Nosso objetivo de estar aqui é continuar essa escrita de uma política pública de educação pública neste país. Pois é algo importantíssimo e uma discussão que todo mundo deve participar e, essa discussão é fundamental pra uma sociedade. O tema foi muito bem feito pra esse momento que nós estamos vivendo neste país, então nós precisamos defender a democracia, a escola pública e não tem um lugar melhor pra isso do que uma conferência, com um espaço democrático pra essa discussão. Com muita fé, confiança, a vibração e energia que vibra aí de cada um, de cada escola, de cada localidade é que a gente vai se tornar imbatível. Desejo uma excelente conferência”, disse o Secretário de Educação Iszael Fernandes.
O palestrante Professor Dr. Edson Kayapó, falou sobre o desenvolvimento da educação escolar indígena, sua valorização e crescimento dos educadores indígenas no campo acadêmico.
O final da conferência teve apresentação do grupo de capoeira Cordão de Ouro Mestre BARRIGA, apresentação musical do aluno indígena Isaac Nascimento e, após os agradecimentos foi oferecido um coffee break para os participantes.
 
Fotos e informações Rony Bahia