A cerimônia de comemoração dos 187 anos de emancipação política de Santa Cruz Cabrália, que aconteceu nessa quinta-feira (23/07), ganhou um novo formato devido aos tempos de pandemia do Novo Coronavírus.
Depois da alvorada, o evento aconteceu na Praça do Campinho, e, ao contrário do costume, onde se tinha a presença das escolas e fanfarras desfilando e apresentações de filarmônicas. estavam presentes o Prefeito Agnelo Santos, o comandante da 4ª CIA/ de Cabrália, Capitão Uendel Bonfim, o presidente do Legislativo Municipal Romali Pairana, juntamente com Vereadores, Secretários e poucos servidores da administração municipal.
Os hinos de Cabrália e Nacional foram executados pela Filarmônica Lira Cabraliense e a cerimônia de Hasteamento foi acompanhada por poucas pessoas, em respeito e cumprimento as medidas de isolamento social imposta pelas autoridades sanitárias, Inclusive o Prefeito Agnelo Santos e todos os envolvidos na cerimônia estavam usando Equipamentos de Proteção. Outro ponto também respeitado foi a questão do distanciamento entre as pessoas.
Em posse da palavra o Prefeito Agnelo Santos saudou todas as autoridades ali presentes e agradeceu a presença de todos de estarem presenciando mais um ato de melhoria na vida das pessoas do município. Falou do privilégio de poder estar participando em mais este ato tão importante dos 187 anos de emancipação política de Cabrália como Prefeito municipal. Aproveitou também o momento para Saudar e homenageou por meio da Secretaria de Saúde Renata, todos os profissionais da área, que se doam diariamente numa luta constante em combate ao Coronavírus, no qual todo o trabalho brilhante executado até o momento tem colaborado para equilibrar o número de casos no município.
Comentou sobre os equipamentos que conseguiu adquirir para dar melhor suporte e qualidade de vida aos munícipes nesse momento de pandemia como 03 respiradores, UTI e logo em breve a reforma total externa e interna do hospital, inclusive assinou  a ordem de serviço das obras.  Mencionou o apoio do Parlamentar Claudio Cajado que fez emenda de 250 mil reais para inicio dos serviços e mais 300 mil reais de recurso próprios do município para sua conclusão.
“Tudo foi preparado atendendo as instruções dos órgãos de saúde. O nosso maior objetivo foi evitar ao máximo aglomerações. Essa cerimônia, apesar de não ser a usual, serviu como exemplo para a população de que o COVID-19 é um inimigo real a ser combatido e que não devemos descuidar das regras de distanciamento social preconizadas pelas autoridades de saúde.” – disse o Prefeito Agnelo Santos.
Finalizou falando do compromisso e da seriedade do seu trabalho e toda a sua equipe envolvida no cumprimento da realização das várias obras que assegurarão uma vida mais digna ao povo cabraliense.
O aniversário da cidade também foi marcado pela inauguração das obras de pavimentação das Ruas Vista Mar, as adjacentes Sergipe, Pará e Ruas projetadas no Bairro Campinho, uma localidade abandonada durante anos, que agora é valorizada pela gestão do Prefeito Agnelo Santos, com 4.000m² de pavimentação.
Durante a inauguração usaram da palavra o Padre Vanderley, o Pastor Whingtohn, o Vereador Agrailson (indicador do projeto), o Presidente da Câmara Romali Pairana, o vice-prefeito Carlos Lero.
Ainda na ocasião, o prefeito deu a ordem de serviço de mais uma pavimentação  na comunidade de Vila Beata.
A moradora do bairro, Dona Irene comemorou a pavimentação da rua em que ela mora. “A gente só tem a agradecer ao governo municipal pelo grande investimento em nosso bairro, e agora podemos usufruir de uma rua calçada e inaugurada, ficando muito bom pra quem mora aqui. A gente só tem a dizer que esse trabalho não pare, porque Cabrália tá crescendo e ficando bem melhor. O aniversário é da cidade, mas hoje o presente quem está recebendo somos nós” declarou a moradora.
O aniversário da cidade ainda contará com lives no encerramento do aniversario; uma LIVE produzida pela união de várias igrejas e comunidade evangélica municipal, outra LIVE acontecerá com uma missa na igreja Nossa Senhora da Conceição, ambas com o apoio da prefeitura de Cabrália. E pra finalizar a série de programação, o Prefeito Agnelo estará ainda hoje em uma live de bate papo com o tema Covid-19 e obras às 17:00 hs.