A Audiência Pública sobre o processo de concessão e a construção do novo Aeroporto Internacional da Costa do Descobrimento será realizada dia 3 de fevereiro. A reunião tem início às 9h com transmissão virtual por meio da plataforma Microsoft Teams.

O objetivo da audiência é analisar as opiniões e sugestões feitas durante a consulta pública. Com a conclusão desta etapa será elaborado o edital de licitação, que tem a previsão de ser publicado ainda no primeiro semestre deste ano.

A área proposta para a construção do novo aeroporto, de 250 hectares, fica em Vila Horádia, pertencente à Santa Cruz Cabrália, às margens da BR 367, do lado aposto ao distrito de Pindorama. Ele vai operar com aviação regular e geral, recebendo inicialmente aeronaves com capacidade para até 220 passageiros. Com o aumento da movimentação de passageiros e o interesse das companhias aéreas, a estrutura do equipamento será capaz de funcionar com aviões de maior porte de capacidade, com até 624 pessoas, e realizar voos para outros continentes, tanto de passageiros quanto de carga.

A pista de pouso e decolagem vai ter 2.400 m por 45 m, podendo chegar a 3.000m por 45m. A área do terminal de passageiros será de 30 mil m² e pode ser ampliada para 40 mil m². O equipamento vai substituir o terminal de Porto Seguro, que não pode mais ser ampliado por conta do crescimento da malha urbana no entorno. A implantação do novo aeroporto tem a previsão de durar cinco anos após o início da concessão e, durante o período, a empresa vencedora do edital de licitação será responsável pela gestão do atual de Porto Seguro.