O espetáculo Ana Botafogo – Palco e Vida será realizado no Teatro L`Occitane, em Trancoso, Porto Seguro, nos dias 12 e 13 de agosto de 2022, e será uma homenagem a grande bailarina brasileira, Ana Botafogo, e toda a grande e relevante obra que ela construiu e constrói em prol do ballet e da dança no Brasil, para o Brasil e para o mundo.

Serão retratados, com muito carinho, quadros da vida dela desde a infância, passando pela adolescência e como primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. O espetáculo reserva muitas surpresas e muita emoção e contará com mais de 50 bailarinos em cena, sendo 9 bailarinas de Salvador, 20 bailarinas de Eunápolis e 30 bailarinas de Porto Seguro, da Academia Dionee Alencar e do relevante projeto social Baianarte, que contempla em suas atividades desenvolvidas, o ballet clássico. No papel de Ana Botafogo teremos a bailarina Beatriz Amaral, da Ebateca Vilas de Salvador, e também contaremos com o 1º bailarino do Teatro Municipal, Cícero Gomes.

Para os bailarinos baianos participar dessa realização é uma oportunidade única e para garantir o acesso dos mesmos à essa produção foram realizadas audições por várias cidades, onde os inscritos também foram tecnicamente avaliados. O intercâmbio com várias escolas e com vários bailarinos, inclusive com a participação de bailarinos profissionais e já com muita experiência, além de premiações, é percebida pelos participantes como uma vitrine e, ao mesmo tempo, uma mentoria que os levará a um patamar diferenciado. Isso sem mencionar a oportunidade excepcional das oficinas que serão ministradas pela própria Ana Botafogo, para os participantes do espetáculo.

Se caracteriza como uma ação promocional de turismo cultural única na região da Costa do Descobrimento, além de ferramenta de fomento a cultura, a arte da dança e ao intercâmbio entre bailarinas e bailarinos de toda a Bahia com renomados ícones da dança nacional e internacional.

O evento tem como ações de responsabilidade social a destinação de cota de ingressos com valor subsidiado pela própria produção, para os projetos sociais de Porto Seguro e região, que contemplem a dança como atividade para seus alunos, já que entendemos que o espetáculo proporcionará uma experiência única para esses alunos e seus responsáveis, contribuindo na construção de uma visão de futuro e possibilidades para os mesmos.