Em sua 2ª live no Papo com o Prefeito, Agnelo Santos recebeu na noite desta quinta-feira, 30/07 a Secretária de Saúde Renata Pinheiro juntamente com o Secretário de Educação Iszael Gomes para um bate papo com a finalidade de melhor informar a população sobre as ações que estas secretarias estão realizando neste momento de pandemia.

O Gestor Agnelo iniciou o bate papo agradecendo aos evangélicos pela linda Live realizada na noite do aniversário da cidade. Após, ressaltou juntamente com a Secretária de Saúde as ações importantes que tem sido realizada para conter o avanço da epidemia na cidade, dos recursos e avanços adquiridos para melhor proporcionar segurança aos profissionais que atuam na linha de frente bem como ofertar um serviço de qualidade a população.  Logo após todo o destaque da Live foram voltados para as ações que estão sendo realizadas no setor educacional em Cabrália.

O Prefeito Agnelo expôs a todos aos internautas toda a competência e ramo vasto de atuação no setor educacional que o Secretário Iszael Gomes possui, deixando bem claro o imenso orgulho de poder ter no governo pessoas assim, competentes que buscam investimentos para inovar e melhorar as politicas educacionais do município.

O secretário em sua fala elencou os avanços significativos e investimentos na área educacional  que foram realizados como: Informatização de recursos tecnológicos no sistema de matrícula da cidade, onde os responsáveis puderam fazer a matricula dos seus filhos por um smartfone e podem acompanhar por meio de aplicativos disponibilizados  o desenvolvimento dos alunos bem como os recursos didáticos que estão sendo usado pelos professores em sala de aula.

Explicou de como também foi importante estes investimentos para os professores, onde o celular e o tablet estão substituindo a ultrapassada caderneta de papel, dando origem ao novo diário escolar digital do professor, garantindo melhor qualidade de trabalho aos profissionais e elevando o processo de ensino-aprendizagem.  Além da ampliação da cobertura da rede de internets nas escolas municipais mencionou o importante avanço da criação de um currículo escolar próprio que a cidade conta agora, instrumento este tem como objetivo orientar as ações dos professores e os diferentes níveis de ensino, considerando os valores que orientam a prática pedagógica, as necessidades e condições dos estudantes e, claro, o cotidiano escolar.

Também ressaltou que mesmo com as aulas suspensas devido ao momento de pandemia, toda rede educacional continua  mantendo os serviços e estabelecendo estratégias e instrumentos que possibilitem acolher os alunos e suas famílias nesse momento, seja com a distribuição de cestas básicas a todos os discentes da rede municipal ou estabelecendo medidas em conjunto com os responsáveis visando um retorno mais seguro na retomada do ano letivo. E de acordo com dados levantados por uma pesquisa realizada pela Secretária de educação os reesposáveis não se sentem seguros nesse momento em retomar as aulas (índice de 81,1%), sobre uma possível retomada das aulas de forma online também foi rejeitada pelos pais (índice de 63,5%). Com isso, o retorno das aulas será feito em 2021 e será pensado em estratégias e maneiras de repor os conteúdos para que os alunos não sejam prejudicados.

O Gestor também falou das reformas e as adequações que estão sendo feitas nas escolas com o objetivo de garantir melhor conforto e segurança na retomada das aulas. Finalizou agradecendo a parceria do Legislativo, na pessoa do Presidente da Câmara de Vereadores, Romali Pairana, ao seu Vice Carlos Lero que estar sempre ao seu lado ajudando a superar as dificuldades e os demais que se empenham e se doam na execução de um trabalho brilhante para construção de sua gestão.