Não há dúvidas, o sul do Brasil guarda algumas das belezas naturais mais espetaculares. Não é à toa que muitos turistas investem longos dias de férias para curtir a natureza e exuberância que nosso país tem a oferecer.


Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul tem em suas reações grandes paisagens de mata preservada, naturezas exuberantes e culturas históricas que valem a pena serem conhecidas. Os diversos mirantes espalhados pelos três estados do sul do País fornecem uma parcela desta gigantesca beleza natural e cultural.


Hoje, vamos viajar até os mirantes mais incríveis do sul do Brasil e mergulhar nas maravilhas que eles podem nos revelar. Fique até o fim e descubra onde quer ir nas próximas férias. 


1- Torre Mirante da Serra


Nossa primeira parada é em Veranópolis, no Rio Grande do Sul, lar do primeiro e único restaurante giratório Macaron. Seus 80 metros de altura e um incrível elevador panorâmico permitem ver toda a cidade e um pouco mais, ao chegar na plataforma, você tem acesso a uma luneta e um binóculo que o permitem enxergar até as cidades vizinhas.


Para quem se interessou e quer ir conhecer, Veranópolis fica a mais ou menos 170 quilômetros da grande Porto Alegre, no Km 178 da RSC-470. Sem dúvida um dos mirantes mais bonitos do sul do Brasil.


2- Serra Dona Francisca


Localizada no planalto serrano de Santa Catarina, a Serra Dona francisca é conhecida por suas curvas sinuosas e pela natureza que a cerca em todos os lados. Para chegar lá basta seguir rumo a Mafra ou São Bento do Sul, já que ela faz parte da SC-301 e acaba sendo bem fácil encontrá-la.


Mesmo por sua localização, a Serra Dona Francisca ainda guarda grande beleza com cenários de tirar o fôlego. Não vai demorar até que consiga encontrar o Mirante, de lá poderá avistar ainda mais da riqueza natural que escorre pelas montanhas. São 20 quilômetros de mata Atlântica preservada.


3- Cânions de Fortaleza- Cambará do Sul


O Rio Grande do Sul é um paraíso de beleza e natureza. Desta vez, vamos nos aventurar em gigantescas paredes rochosas de 900 metros de altura. Nosso destino é o mirante localizado bem no topo dos paredões.


Para conseguir alcançá-los, devemos seguir um caminho pedregoso e longo de aproximadamente 1 horas. Não terá sido uma viagem em vão, a vista panorâmica nos permite contemplar toda a beleza da obra de arte natural.


Do topo pode-se também avistar o Rio da Pedra abaixo. 


4- Parque do Tanguá


Próxima parada, Curitiba, no Paraná, onde seus olhos contemplarão o parque do Tanguá. Até 2018, o local não era tão conhecido pelos turistas e grande parte dos visitantes eram os próprios moradores.


Hoje em dia virou um conhecido ponto turístico, principalmente por sua passarela que te permite apreciar a vista por mais tempo e engordar um pouco mais seus álbuns de fotos.  Os paredões naturais, o céu azul, a água e até mesmo o ar tornarão sua visita inesquecível.


5- Morro da Cruz


Santa Catarina não para de surpreender pela sua beleza, agora, localizada em Florianópolis, a 285 metros de altitude está o Morro da Cruz, simplesmente impressionante. É como apreciar uma obra de arte contemporânea quando a cidade se mistura à natureza. 


Mesmo a noite a vista não perde a beleza e se torna ainda mais incrível e para enxergar mais longe, basta olhar pelo binóculo e apreciar a vista ainda mais longe. A mistura entre a cidade grande, a vegetação da mata e o oceano fazem da ilha catarinense uma parada no seu mapa de viagens.


6- Cataratas do Iguaçu


Agora vamos para um dos mais espetaculares feitos naturais do nosso país,considerado um patrimônio natural da Unesco, o Foz do Iguaçu localizado no Paraná perto da divisa Brasil/Argentina. 


Pela passarela é possível ver a queda das águas que trazem a todos uma sensação de liberdade. Se olhar fixo para elas, vai se sentir parte daquele belo espetáculo natural. Esse destino não pode ficar de fora da sua lista de viagens. 


7- Mirantes do Parque da Ferradura


Este espetáculo de beleza está localizado na Serra Gaúcha. No parque existem três mirantes que permitem ao visitante ângulos diferentes para um cânion de 420 metros de profundidade. 


Os mirantes Vale da Ferradura, Cascata do Arroio Caçador e Vale do Arroio Caçador ficam próximos um do outro, e nao sera dificil se deslocar de um para outro enquanto observa a paisagem. Para chegar lá é necessário seguir até o km 6 na RS-466, a conhecida Estrada do caracol. 


8-Mirante Morro do Hospício


Localizada em São Francisco do Sul, Santa Catarina, o Morro do Hospício é um parque ecológico que não só o leva por entre a natureza, mas também pode mostrar aos visitantes um ponto de história, já que é possível observar o centro histórico no alto.


Ao longo de um percurso de 500 metros, é possível avistar diversos miradouros que oferecem paisagens incríveis. Os turistas também poderão contar uma uma vista privilegiada do Porto de São Francisco e da Baía Babitonga.