E

xposição na câmara de vereadores sobre história política de Santa Cruz Cabrália foi apresentada aos Jovens Adventistas da cidade, alunos da rede estadual, autoridades e população.

A exposição que começou na ultima terça-feira (2) de agosto e foi ate a manhã dessa sexta-feira (5), foi apresentada pelo historiador Sidrack Carvalho Neto, diretor do arquivo Municipal.

O evento foi marcado por fatos e fotos em imagens com momentos históricos da cidade.

Os alunos puderam viver uma experiência imensa na história da cidade que se mistura com a história do Brasil.

“A exposição proporcionou além de encanto, curiosidade em saber mais, Cabralia é rica em história, é o começo de tudo! São muitos detalhes que tornam a cidade ainda mais especial, saber o porque de cada coisa, o nome CABRALIA por exemplo que é em homenagem a Cabral e foi dado depois, é uma curiosidade que acredito que muitos nem sabiam, ver a primeira vereadora mulher também foi algo especial, uma mulher ocupar uma cadeira em um cargo político.” Disse Thaisa Batista.

“Se eu pudesse definir a tarde de hoje com uma palavra diria que foi Gratificante! Pra mim, que sou moradora de Cabrália, ver as novas gerações da minha igreja aprendendo a história da nossa cidade para que possam passar a frente é maravilhoso. E mais gratificante ainda é ver essa história sendo contada por um nativo, historiador e ver o brilho nos olhos dele,é emocionante.” falou Renata Gondim – Moradora Local.

Já Daniel Carvalho que é pastor da igreja Adventista do 7º dia esteve presente e ficou impressionado com tamanha informações .

“Os clubes de Desbravadores e Aventureiros da Igreja Adventista do Sétimo Dia estiveram na Câmara Municipal de Santa Cruz Cabrália para um dia rico em aprendizado. O Historiador Sidrack de Carvalho Neto traçou uma linha do tempo desde a chegada dos Portugueses em 1500 até os dias de hoje com muita maestria, perpassando acontecimentos como os pontos específicos da chegada de Cabral, a emancipação da cidade, desenvolvimento urbano e origem do nome da cidade, entre outros fatos relevantes. Os meninos e meninas ficaram encantados com os acontecimentos que marcaram a existência de seu pioneiro Município da mesorregião do Sul Baiano. De fato, estudar nossa história contribui para construção das memórias da nossa sociedade”. Disse Pastor Daniel

Já passaram diversas autoridades pelo salão de exposição, vereadores e lideranças política, alunos, e professores.

Nesta sexta-feira e último dia da exposição política de Cabrália encerrou com alunos da escola estadual Terezinha Scaramussa visitando o salão de sessão da câmara e participando da palestra história através molduras no salão da casa ministrada por Sidrack Carvalho Neto. Alunos da rede estadual tiveram uma experiência inesquecível onde puderam conhecer a forma de como é a importância do trabalho da câmara de Vereadores no dia a dia de cada cidadão.

Exposição foi um sucesso e promete voltar no próximo ano com mais fatos e fotos da historia da Cidade de Santa Cruz Cabrália.

“É muito bom ver a Casa do Povo recebendo a nossa história, fiquei extremamente feliz em ver alunos, professores, moradores e turistas se identificando com a história de Santa Cruz Cabrália através da primeira exposição histórico e politico promovida pela Câmara Municipal, e pelo sucesso e empolgação de todos, vamos com certeza ampliar e buscar mais conteúdo para no ano que vem, com a segunda edição.” Finalizou a Presidente da casa , Vereadora Rita Soraia.