O voleibol sempre foi um dos esportes mais praticados da cidade de Santa Cruz Cabrália. 
Durante muitos anos o vôlei foi desenvolvido como trabalho específico pela Administração Municipal, levando esse esporte para a comunidade e também criando equipes para representar Santa Cruz Cabrália nas competições. 
Por um longo período deixou de ser trabalhado pela secretaria de esporte Municipal e so a partir de 2017, com uma nova gestão, a secretaria de Esporte iniciou seu trabalho, resgatando os treinamentos de vôlei, sob a responsabilidade do Professor Fabrício, um dos pioneiros da modalidade na cidade. 
Com isso, foram formadas as seleções Feminina e Masculina de Vôlei de Quadra, que passaram a  participar de competições regionais como a Copa do Cacau na cidade de Itabuna eba Copa do Descobrimento. Inclusive, o retorno da participação das seleções na competição da Liga Extremo Sul de Voleibol, acontecerá a partir do mês de Junho desse ano.
Hoje, o vôlei volta a ser uma modalidade de destaque no esporte local, graças ao trabalho coletivo entre praticantes, os Servidores da Secretaria de Esportes e o apoio da Prefeitura Municipal de Cabrália.