A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, por meio do Conselho Municipal de Assistência Social, está realizando hoje, na sede, a VII Conferência Municipal com o Tema “Garantia de Direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS”.
Ministrado pelo palestrante Wellington dos Santos Costa. O evento acontece até às 17h00, à Rua Estrada de Minas, nº 342 – bairro Campinho (antigo Casarão).
Compondo a mesa, representantes do poder executivo, comunidade e Ministério Público. “Fico honrado em saber que a administração pública está se preocupando com eventos de qualidade, para não só garantir às pessoas seus direitos fundamentais, mas também esclarecer quais direitos essas pessoas têm”, afirma o promotor da Comarca de Santa Cruz Cabrália – João Paulo de Carvalho da Costa.
O SUAS tem como função a gestão do conteúdo específico da Assistência Social no campo da proteção social brasileira. Ele engloba ainda oferta de Benefícios Assistenciais prestados a públicos específicos de forma articulada aos serviços, contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade.
A Secretária de Assistência Social, Ernanda Saffran, diz que este é um momento especial: “O momento de realização de conferências é uma grande oportunidade para se avaliar em que medida uma gestão está cumprindo com a responsabilidade política e pública, com todas as pessoas envolvidas, como condição para garantir direitos e fortalecimento de nosso Sistema Único da Assistência Social – SUAS”.
Comunidade, representantes dos poderes executivo e legislativo e as secretárias de Assistência Social de Porto Seguro e Eunápolis, Lívia Bittencourt e Larissa de Oliveira, estiveram presentes no evento.
“Parabenizo a secretária Ernanda Saffran e ao prefeito Agnelo Santos por essa conferência. Já realizamos a nossa este ano em Eunápolis. E afirmo que, o mais importante é esse momento de troca da comunidade com a gestão pública, ”ressalta Larissa de Oliveira.
“Esta é uma pasta muito importante que lida com pessoas carentes e que precisam muito dos nossos serviços. Acertei em escolher Ernanda Saffran para cuidar da Assistência Social. São muitos programas, mas apesar das dificuldades, estamos melhorando a cidade a cada dia”,conclui o gestor Agnelo Santos.
Texto: Jerusa Brandão