O Festival da Lagosta surgiu por solicitação do Conselho Municipal de Turismo de Stª Cruz Cabrália, atendendo a demanda de alguns participantes, esse projeto nasceu em Santo André e no seu segundo ano ganha esta abrangência aumentando ainda mais a visibilidade caminha para um grande sucesso.
O 2º Festival da Lagosta da Costa do Descobrimento vai acontecer  de 7 a 10 de setembro, podem participar Hotéis, Pousadas, Restaurantes e bares que neste período apresentem em seu cardápio um prato especifico feito com lagosta.  Para participar é necessário enviar para o email santoandrebahia@gmail.com até o dia 14 de agosto o nome e a logomarca do estabelecimento, o nome e a foto do prato, e o preço. Cada participante se responsabiliza pelo custo de um banner (a princípio R$35,00) que será criado pela organização, utilizado para identificar o local e com espaço para escrever o nome do prato e o valor do prato.  A Secretaria de Turismo de Stª Cruz Cabrália está buscando parcerias para minimizar custos e possível confecção de um livreto do festival.
O Festival é a primeira ação definida através do Conselho de Turismo de Cabrália.  
Quanto a promoção :
1. Identidade visual do evento – logomarca (Em fase de criação)
2. Coletiva de imprensa dia 21 de agosto (local a ser definido e anunciado) com imprensa local e autoridades, mais os participantes. 
3. Ações de Assessoria de Imprensa a nível nacional (distribuição releases e fotos), entrevistas em rádios, empenho para a presença de jornalismo das TVs locais.
4. Criação de uma página no facebook exclusiva para o evento onde o público poderá avaliar e comentar os pratos.
5. Outdoors
 
Pequeno histórico:
O 1º Festival da Lagosta da Costa do Descobrimento aconteceu de 20 a 27 de novembro, capitaneado pelo Resort Costa Brasilis e se prolongou por 9 restaurantes de Vila de Santo André.  O festival gerou um bom movimento na vila, os chefs tiraram de seus caderninhos receitas como  “Escondidinho de Lagosta”, “Lagosta gratinada na folha de bananeira, acompanhada de arroz, farofa e efo”,  “Salada morna de lagosta”, “Lagosta flambada na cachaça ao molho de manteiga de caju”, “Lobster Roll, “Lagosta grelhada com ervas”, “Caudas de lagosta salteadas com sinfonia de legumes”, “Lagosta Grelhada com leve perfume cítrico”, “Papardelle all”astice” e “Lobster Bisque com crostinni de safron” e os turistas saíram pedindo mais.