Por volta das 19h00, teve início, no Auditório do Hotel Bahia Cabrália, o evento sobre a implementação do Turismo Náutico em Santa Cruz Cabrália.
Esse foi promovido pela Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer. Compondo a mesa de honra, Wilson Cruz - empresário da hotelaria em Porto Seguro, Romali Pairana - Presidente da Câmara de Vereadores de Cabrália, o palestrante Walter Garcia, o Prefeito de Cabrália - Agnelo Santos, Marcel Kemphs - Secretário de Turismo do município e o vice prefeito de Cabrália - Carlos Lero.
 
Com o tema "Geração de renda e oportunidade para a Costa do Descobrimento", o jornalista e consultor náutico, Walter Garcia, ressaltou a viabilidade do turismo náutico em Santa Cruz Cabrália.
"O Brasil tem potencial para ser um dos cincos melhores do mundo, mas ainda é um país virgem nesse setor. Para que isso aconteça e preciso ter marina", explica Garcia que ainda acrescenta: "O potencial de Cabrália é imbatível. Tem água limpa, um apelo histórico maravilhoso e natureza preservada". De acordo com o palestrante, política pública e mão de obra qualificada são imprescindíveis para que o turismo náutico. Segundo Garcia, considera-se "foco equivocado" desenvolver a náutica por meio do esporte e não através do turismo:
"A náutica causa um impacto muito forte na economia; gera empregos, e temos que envolver comunidade nesse setor; aumenta a ocupação na hotelaria durante grande período do ano. Os proprietários das embarcações vão embora, mas deixam os barcos na marina. Este precisa ser cuidado. Então é um trabalho contínuo", explica o palestrante.
O Prefeito Agnelo Santos afirmou que vai buscar investimentos, nos setores público e privado, para a construção da marina. Ele ainda afirmou que, já é realidade, e está em fase avançada, os estudos do Aeroporto Internacional no município de Cabrália. Uma pista com comprimento suficiente para receber aviões de grande porte e, dessa forma, alavancar o turismo. Outro ponto frisado por Santos foi a importância do turismo evangélico já que o município tem um apelo muito grande em relação a religiosidade e história.
As iniciativas não pararam no turismo. Santos frisou que, um dos serviços fundamentais à cidade e o aterro sanitário, que está sendo concluído num local próximo ao Rio do Sul: "Estamos acabando com o lixão dentro da nossa cidade; importante para o meio ambiente e principalmente, à saúde pública", disse o gestor.
 
 
Quanto à Orla Norte, Santos salientou que, no próximo dia 09, vai colocar água tratada no Povoado de Santo Antônio: "Esse é um pleito de muitos anos daquela comunidade, e nós já assinamos um novo contrato de concessão com a Embasa; toda Orla Norte vai ter água tratada", finaliza o Prefeito Agnelo Santos.