A Secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer Patrícia Martins, e os Superintendentes Andriva Rodrigues, do Turismo, Sérgio Mehlem da Cultura e Ícaro Peixoto do Esporte estiveram em várias reuniões em Salvador para tratar de pautas específicas para incremento e fortalecimento das ações de cada setor. Veja em síntese, o que foi tratado para cada área:
Turismo – ordenamento e incremento
Discutindo o turismo na reunião realizada na Secretaria Estadual da pasta, em sua Superintendência de Serviços Turísticos, com Jorge Ávila e Divaldo Borges, respectivamente superintendente e diretor de regulação e certificação de serviços turísticos, foram apontadas as ações pertinentes  a estruturação do produto turístico religioso para Santo Antônio. A potencialidade da localidade foi muito ressaltada e foram alinhadas algumas providências  pontuais para que o estado possa se tornar parceiro nessa estruturação. Ainda como assuntos discutidos estavam a captação de vôos nacionais e internacionais que permitam o incremento do fluxo turístico para a Costa do Descobrimento, a retomada da atuação em âmbito regional através da Câmara Setorial Turística, e a avaliação, participação e continuidade do projeto Bahia Descobre a Bahia.
Cultura – salvaguardar acervos históricos e culturais
No sentido de pactuar parceria em prol de salvaguardar os equipamentos e acervos históricos culturais do município e prondo ações transversais entre a secretarias de cultura, administração e educação, foi encaminhado a solicitação à diretoria da Fundação Pedro Calmon de Sá para avaliação da possibilidade de Cabrália contar com a digitalização e acondicionamento de valioso acervo do Arquivo Público Municipal.
Levando-se em conta que o município também conta com Biblioteca também foi solicitado o estudo de viabilidade de reequipar seu acervo e mobiliário, além de conceder  treinamento especializado para os funcionários.
 
Esporte – estudos de caso e fortalecimento
Na SUDESB – Superintendência dos Desportos da Bahia a reunião se deu com o Diretor Geral da autarquia, Sr. Elias Nunes Dourado e a pauta foi o estreitamento de relacionamento e  detalhamento dos programas que estão disponíveis para o atendimento das demandas do esporte e lazer no município. Já como sinalização desse estreitamento o diretor Elias deferiu o pedido feito na ocasião quanto a concessão de passagens para os atletas cabralienses do Taekwondo participarem do Campeonato Brasileiro de Taekwondo que será realizado entre os dias 7 a 9 de setembro de 2018.
Em pauta multidisciplinar foi realizada uma reunião com Roberto Duran, do grupo GT5 onde, sobre a atividade turística, os temas abordados foram a captação de eventos, a relevância do fortalecimento do destino nas instâncias de governança, a fundamental visibilidade das manifestações culturais como diferencial competitivo e a importância do planejamento a médio e longo prazo onde a participação da iniciativa privada é preponderante.
Já o tema esporte foi discutido através da apresentação do case de sucesso do Iate Clube da Bahia, onde Roberto Duran é Comodoro. Tal case demonstrou que resultados nesse segmento são mais que potencializados se contarem com planejamento estratégico e gestão. Ficou agendada visita técnica ao clube para que a superintendência de esporte conhecesse de perto toda a estruturação da equipe de alto rendimento em esportes náuticos na Bahia.
 
O Prefeito Agnelo avalia a interação do turismo, cultura e Esporte como absoluta força para potencializar os atrativos da cidade e pror bem estar para a comunidade. "A prova está nos resultados alcançados já em tão pouco tempo onde o turismo pro as manifestações culturais tão ricas de nosso município e capta e pro eventos integrando a mesma com as práticas desportivas."