A cada ano o “Berço da Civilização” atrai centenas de pessoas, e neste ano de 2019 não foi diferente.
Em meio às belezas naturais de Santa Cruz Cabrália, uma festa marcada pela devoção alegria e muitas atividades culturais. Esta é a Festa de São Pedro, que já acontece há vários anos no município, reunindo moradores e pescadores.
Nos dias 29 e 30 de junho, a festa chegou a mais uma edição, com estrutura e organização diferenciada. O evento  organizado pela Prefeitura e entidades pesqueiras é realizado na Praça do Cais, superou todas as expectativas de público.
A programação cultural animou os participantes durante todo o dia. 
O evento começou bem cedinho, às 05 horas com alvorada pela Filarmônica 8 de Dezembro, seguida da procissão e o levantamento do mastro de São Pedro com a bandeira.
 
Às 10h00, aconteceu a missa solene celebrada pelo Padre Vanderlei Ferreira, e após foi realizada a Procissão Fluvial, que reuniu cerca de 10 barcos,  lindamente decorados e uma chalana que levou 300 pessoas.
A procissão saiu do cais de Cabrália para um belíssimo passeio pelo Rio João de Tiba, acompanhada por uma embarcação da Marinha do Brasil. 
O chefe do executivo estava motivado e feliz com a participação dos barcos e dos pescadores. “É devido à força dos pescadores que essa festa ainda permanece. A categoria mostra sempre muita união. Por isso, reconhecemos a importância da participação do Poder público”, declarou Agnelo.
As 14h00, começou as apresentações folclóricas, com abertura da área infantil e sorteios, além da tradicional brincadeira no pau de sebo. 
A exemplo do que aconteceu em 2018, foi servida a maior mariscada do mundo, onde moradores e turistas degustaram esta iguaria típica da cidade.
 
A festa