Organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e com total apoio da Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, a gincana aconteceu na manhã desta quinta-feira (28) na Casa Cabral Belmonte. Alunos do 4° e 5º ano das escolas, Jacira Benfica e Frei Henrique de Coimbra, foram acompanhados das equipes de professores, diretores e vice-diretores.
 O Secretário de Meio Ambiente Euclides Senna abriu espaço para que cada escola levasse de 20 a 30 alunos: "O objetivo é a promoção da consciência ecológica, ambiental e educativa, tornando assim a criança uma cidadã. Esse é o início de um projeto que nós vamos levar para as escolas", explica Senna. 
Cabrália ainda não tem a coleta seletiva, mas pode ser desenvolvido o trabalho de reciclagem aumentando a geração de emprego e renda.
A gincana começou por volta de 9h30 com apresentação de um vídeo onde foram mostrados os cuidados com o meio ambiente, preservação, coleta seletiva, importância da limpeza e conservação da natureza para esta e as futuras gerações. 
Após a apresentação do vídeo, fez-se uma prova escrita relacionada ao tema enquanto outros grupos participavam da prática da coleta seletiva e reciclagem separação do lixo orgânico, papel, plástico, metal e vidro.
Rafaela Campos, aluna da Escola Jacira Benfica, tem 11 anos e está no 5° ano: "É a primeira vez que participo de uma gincana. Aprendemos a proteger o meio ambiente e cuidar dele", diz a menina.
 
"Gostei de todas as provas e principalmente como cuidar do meio ambiente, proteger os animais e acabar com a poluição",conta Kadson Conceição, 10 anos e aluno da escola vencedora Frei Henrique de Coimbra.
 
 
Texto e fotos: Jerusa Brandão/JBcomunicação