O COMTUR – Conselho Municipal de Turismo – de Santa Cruz Cabrália se reuniu na manhã desta terça-feira, 08, no auditório do Centro de Cultura. Foi a primeira reunião do COMTUR desde a chegada da Secretária Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer na pasta. Patrícia abriu a reunião se apresentando e falando sobre seu currículo, demonstrando total disponibilidade e comprometimento para trabalhar pelo turismo do município, enquanto outros Conselheiros lhes deram as boas-vindas e falaram sobre a importância da profissionalização e valorização do setor. 
A pauta oficial da reunião teve início com a apresentação das atividades realizadas em abril, como a missa em homenagem à celebração da primeira missa no Brasil, reuniões com o trade, s comemorativos alusivos ao 22 de abril e visitas técnicas para reconhecimento do potencial turístico da região, além de entrevistas com colaboradores, a fim de identificar características e saberes, de forma que cada colaborador possa dar o seu melhor. Foi apresentado, também, a captação da realização do Pan-Americano de Beach Tennis.

Confirmação de novos eventos
Na sequência, a Secretária confirmou a realização do Tonhão 2018, nos dias 8 e 9 de junho, e a captação do programa de investimentos da SUDENE, que consiste em um plano de incentivo econômico, através de financiamento, fomentando, de maneira substancial, a economia do município. 

Direcionamento Estratégico
A COMTUR discutiu o Plano de Direcionamento Estratégico para o município de Santa Cruz Cabrália, com o intuito de desenvolver a atividade turística do município. O Direcionamento Estratégico tem importância fundamental nesse processo, visto que, desta forma, pode se haver um planejamento de ações, alavancando a atividade e gerando maior visibilidade, captação de turistas e consequente sucesso do destino. 

Reforço da identidade
Outro ponto discutido foi a importância de se reforçar a identidade de cada corredor turístico, tornando-os independentes e, desta forma, manter um calendário mais diversificado e contínuo. A intenção é que se diminua a sazonalidade do turismo, trazendo maior desenvolvimento e renda durante todos os meses do ano. 

Segundo Thaísa Cancela, consultora do Sebrae, “é importante rsssaltar a a relevância de que a gestão pública municipal permita e apoie um corpo técnico para a pasta, como foi apresentado hoje”
A próxima reunião do Conselho ficou definida para o próximo dia 19/06, às 9h, no mesmo, local.