Dezenas de lixeiras públicas foram instaladas em diversos pontos estratégicos em toda cidade com intuito de ajudar a manter a limpeza pública.
As lixeiras estão em locais de grande movimentação de pedestres, como as Praias, praças, escolas, píer e supermercados que concentram grande frequência de pessoas.
A limpeza pública é de responsabilidade da Prefeitura, através da secretaria do Meio Ambiente, porém, a população também sua parcela de responsabilidade em ajudar a manter a limpeza na cidade, não jogando lixo pelas ruas, mantendo as frentes de suas casas e comércios limpos e principalmente utilizando corretamente as lixeiras que estão espalhadas pela cidade.
Alguns lugares públicos como a travessa da balsa para Santo André, praia de Arakakai disponibiliza para os transeuntes e frequentadores que utilizam o local para pratica esportiva, fazer caminhada ou até mesmo para apreciar o jardim, mas mesmo assim, não é difícil encontrar lixo espalhado nos canteiros, calçada e próximo dos pontos turísticos.
 
“Fazemos a manutenção do local de acordo com nosso cronograma, mas precisamos da ajuda da população e para facilitar este trabalho é que instalamos lixeiras em diversos lugares” comentou a secretário do meio ambiente Euclides Senna.
Vale lembrar que estamos em época de chuvas intensas e calor, um prato cheio para reprodução de larvas do mosquito da dengue, por isso temos que redobrar a atenção para que recipientes como copos descartáveis, tampas de garrafa, caixas de papelão, sacolas plásticas e muitos outros não fiquem jogados em qualquer lugar, já que existem as lixeiras.
Cada um fazendo sua parte, além de manter a cidade limpa, vamos preservar a saúde da nossa família.
Algumas escolas freceberam lixeiras para coleta seletiva.
Fotos e informações Jerusa Brandão