Empossado na tarde desta quinta-feira, pelo prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos(PSD), o novo secretário municipal de Assuntos Indígenas, Juary Pataxó, a posse aconteceu na Aldeia Nova Coroa no distrito de Coroa Vermelha.
O evento contou com a presença do Prefeito Agnelo Santos, do vice-prefeito Carlos Lero, do Presidente da Câmara Romali Pairana, Livia Bitencourt(representando a Prefeita Claudia Oliveira de Porto Seguro), Secretários, Vereadores, Superintendentes,  Lideranças Indígenas e população em geral.
A posse do novo secretario foi marcada por rituais e danças que exprimiam a unidade e o espírito de luta do povo Pataxó.
Em seguida foi franqueada a palavra aos lideres indígenas, seguida pelo Secretário que em posse da palavra o novo Secretário de Assuntos Indígenas Juary Pataxó saudou a todos os presentes e relembrou do trabalho feito em Porto Seguro na Superintendência de Assuntos Indígenas durante 08 anos, sempre pautado na coletividade, transparência e gestão compartilhada, buscando sempre a união e a paz entre as comunidade indígenas. E hoje frutos  como o respeito, reconhecimento e admiração são colhidos das comunidades indígenas. Relembrou a história de luta e resistência de seu povo e mencionou o nome do avô como um grande líder na conquista de seu território. E que assim como seu avó o seu destino será sempre o de lutar pela garantia de direitos de seu povo.
Disse que seu trabalho em Santa Cruz Cabrália será firmado no respeito e no espírito de coletividade. Pediu ainda a união de todos os caciques e que a Secretaria sempre será e estará aberta para toda a comunidade
Em seu pronunciamento o Prefeito Agnelo Santos disse ter a certeza de que o novo Secretário irá lutar em conjunto com ele pra diminuir as demandas das comunidades, mencionou a alta popularidade de Juary Pataxó exerce entre os caciques, sendo escolhido pela maioria deles e que respeitou essa escolha. Comentou que mesmo diante das dificuldades financeiras que a prefeitura enfrenta jamais irá recuar, e com apoio de alguns amigos ( Jacó e Claudio Cajado)  tem conseguido fazer o que a comunidade espera como Prefeito.
Falou ainda que Juary irá receber material de informatica,  e um veículo novo para melhor suporte e atendimento as aldeias e que desta forma, logo em breve terá uma melhor compreensão da real situação destas localidades resolvendo a principio as prioridades . Falou da importância das parcerias entre os parlamentares que tiveram votação expressiva em Cabrália.  Após, finalizou saudando a todos os  presentes ali: Kandara, representante da mulher no município, Lívia representando a Prefeita Claudia Oliveira, o Vice-Prefeito Carlos Lero, o Presidente da Câmara Romali Pairana, além dos demais vereadores.