Na Casa Cabral Belmonte recebeu Nanci Santos, Gestora do SENAC Porto Seguro e Extremo Sul; Taisa Cancela Santos, Gestora do projeto de turismo da Costa do Descobrimento-Sebrae; Léa Penteado, vice-presidente do Conselho de Turismo e Gilney Lopes, consultor do Sebrae junto ao Conselho de Turismo de Cabrália.
 
Acompanhado do Secretário interino de Turismo Jair Sisan e do Secretário de Finanças Dr. Eduardo Cruz, na pauta do encontro o Festival da Lagosta de 2019 e as conquistas da cidade com as certificações do Ministério do Turismo. Estas certificações, mais do que diplomas para decorar gabinetes, são o resultado de um trabalho realizado pelo Conselho de Turismo ao longo de quase 3 anos, e chegaram por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT, que reconhecem o Conselho Municipal de Turismo ao mesmo tempo que inserem a cidade no Mapa do Turismo Brasileiro - 2019-202.  
   
Gilney Lopes, que atua como consultor através do Sebrae desde 2017 quando foi iniciado o processo de revitalização do Conselho de Turismo, apresentou um histórico do trabalho desenvolvido, com os primeiros encontros, a escolha dos conselheiros, criação da identidade turística da cidade, projetos, rumos e metas.
 
A inserção do município no mapa turístico brasileiro que, importante ressaltar, não se trata de um mapa físico ou geográfico. Este é um sistema de gestão da atividade, criado pelo Ministério do Turismo aonde são categorizados os municípios, fazendo com que o ministério tenha possibilidade de tomar as decisões sobre o que é necessário para cada cidade e região. Santa Cruz Cabrália passou da categoria D para B, onde encontram-se 167 municípios, o que representa um grande passo no desenvolvimento da atividade turistica na cidade.

Taisa apresentou ao prefeito fatos concretos resultantes destas certificações, como a oferta do Ministério de Turismo, Embratur e Sebrae, através do programa Investe Turismo, que está dando suporte ao Festival da Lagosta 2019 (11 a 20 de outubro) com oficinas para os estabelecimentos participantes e atendimento na área de comunicação digital e, talvez o mais esperado pelo trade, a criação de um portal.
 
O site conterá além do histórico e relevância da terra mãe,  informações sobre passeios, ofertas para hospedagem, alimentação, noticiará as festas populares, eventos e revelará Cabrália ao turista. Este portal digital está em fase de construção e em breve o trade será convidado a conhecer para inserir suas informações.