Foi realizada nesta quinta-feira, 19, na Praça da Juventude, em Santa Cruz Cabrália, a primeira edição do Cabrália Rosa. Toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde esteve presente, acolhendo as pacientes que, entre outros procedimentos, realizaram 88 mamografias, ficando agendadas mais 10 para sexta-feira,20, e mais de 172 para o mês de outubro. 
A ação ocorreu em virtude do Outubro Rosa, mês de prevenção do câncer de Mama. Além das mamografias, que foram realizadas na Unidade Móvel cedida pelo Governo do Estado, na Unidade de Saúde da Família do Campinho, conseguimos realizar diversos outros procedimentos, todos de forma gratuita. Entre eles, 26 ultrassonografias de mama, 125 consultas médicas ginecológicas, 132 testes rápidos para identificação de DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis -, além procedimentos estéticos e de beleza, como, massagens, manicure, pedicure e diversos outros, em ambientes decorados para acolher à população feminina de Cabrália. 
“Eu não lembro qual foi a última vez que fiz as unhas. Nossa vida é tão corrida que raramente sobra tempo e dinheiro pra esse tipo de coisa. Chegar em um
posto de saúde e encontrar esses cuidados realmente é surpreendente. A prefeitura está de parabéns”, disse Maria D’ajuda, 46 anos, moradora do bairro Geraldão.
A Secretária de Saúde do Município, Márcia Quaresma, se disse muito satisfeita com o resultado da ação. “É gratificante ver essas mulheres saírem daqui com o brilho nos olhos, felizes por estarem sendo cuidadas, acolhidas. O Outubro Rosa desperta na mulher essa coisa do cuidado, principalmente em relação à saúde. É muito importante que as mulheres participem deste tipo de ação. Um diagnóstico precoce, aumenta em até 90% as chances de cura, em caso de um diagnóstico de câncer de mama. A gente aproveita esse momento para, além de cuidar, conscientizar as mulheres sobre a importância do autoexame”, ressaltou a Secretária.
 
Ascom Cabrália