Há quase 10 anos, quando se andava pelas ruas de Santo André, podia se ouvir algumas flautas tocando a introdução da “Primavera” de Vivaldi. Era o começo do projeto Ambiente Musical do IASA-Instituto Amigos de Santo André, criado objetivando a inclusão das crianças e jovens do povoado através da música, com aulas, entre outras, de flauta com a professora Simone Passos. Quem poderia imaginar que um dia os pequenos músicos estariam executando a obra, não mais na flauta, mas em instrumentos de cordas (violino, viola e cello), participando de uma orquestra!
Os músicos do IASA, de Vila de Santo André em Cabrália, e da Orquestra Experimental Ecoar, de Porto Seguro, integram a Orquestra do Descobrimento, e desta relação surgiu a ideia de pror o “Concerto da Primavera”, que acontecerá no Centro de Cultura de Porto Seguro, dias 29 e 30 de setembro, às 18h30, e em Santo André, gratuitamente, no palco do Centro de Convivência e Cultura, dia 26 de dezembro. Mas para o concerto se tornar realidade, como o projeto acontece sem patrocínio além de muita dedicação foi preciso buscar recursos através da venda de ingressos ao preço de R$15,00.
Com a regência do maestro Mariston Alves, professor do IASA e do Escoar, e as participações da soprano Natalice Lima e do tenor Hélenes Lopes, a orquestra é formada por 109 jovens músicos das duas instituições, sendo 43 de Cabrália que ensaiam na sede do IASA duas vezes na semana e aos sábados, se reúnem com os demais músicos do Ecoar em Porto Seguro. Para dar um gostinho do espetáculo, seguem algumas composições que estarão no repertório: Primavera (A. Vivaldi), Serenata Noturna (W. A.Mozart), Can Can (J. OffenBach), Berimbau (Baden Powell), You Raise me Up (Rolf Løvland), The Prayer (Celtic Woman), O Sole Mio (Eduardo di Capua e Alfredo Mazzuchi), Nessun Dorma - Turandot (Giacomo Puccini), La Donna é Mobile - Rigoletto (Giuseppe Verdi), Con te Partiro (Francesco Sartori e Lucio Quarantotto)
As cordas do IASA tem nos violinos : Alane Pinto Marinho de Oliveira, Ana Lívia de Alcântara, Ingrid Silva Lacerda, Clara Tavares Cunha, Ismael Rubens Costa Sales, Leticia Shekinah Hens Santos, Jhennifer Marinho Lira,  Bianca Figueira Santana,  Crislayne Bonfim Santos,  Fernando da Silva Alves, Jakiam Ormundo Grinberg,  João Antônio dos Santos Lopes, Kamymy Silva de Jesus Braz, Gregorio França Pinto Dourado,  Nathalia Santana dos Santos,  Hellen Matrede Oliveira Alcântara dos Santos,  Alana Marinho Lacerda,  Luan Marinho Lacerda,  Clarice de Oliveira, Maria Eduarda Medina da Silva Maciel, José Silva dos Reis,  Andrew Cruz de Oliveira, Vitoria Anchieta Maciel, Larissa Silva,  Hanane Rios, Lavínia Santos Teixeira, Maikele dos Santos, João Pedro Ribeiro Marinho, Lara Reis, Emily Magalhães Brito, João Luiz Pires, Wesley e Tainá Magalhães. No cello Eva de Jesus Borges e Gabrielly Rodrigues dos Santos, e nas violas Paulo Cesar da Costa Gonçalves Neto, Anderson, Talisson Santos Izídio e Eduardo. 
Vamos prestigiar os jovens músicos adquirindo ingressos antecipadamente em Vila de Santo André através do Tel / whatsaap  73 99994-2316.