Começou nesta sexta feira (9), em Santa Cruz Cabrália, a festa que promete entrar para o calendário oficial do município.
Uma noite de com muitas luzes, e só forró pé de serra que agradou em cheio, o povão que compareceram à praça do povo onde a festa esta sendo realizada. 
A animação foi garantida pelas bandas Estakazero, Raio da Silibrina e Cacimba Barrenta.
 A banda Estakazero mostrou em Cabrália o autêntico forró pé-de-serra, aquele que Gonzagão representou tão bem e agora se dar continuidade, tocando e recriando esse som que faz todo mundo ralar a chinela, como dizem os profundos conhecedores desse estilo musical mas característico do Nordeste. 
No camarote oficial, muita gente bacana, toda a imprensa regional e, como não poderia deixar de ser, a presença do pai do Tonhão, o prefeito Agnelo Santos que estava acompanhado pela esposa e filha, caminhou  pelo circuito da festa ao lado do vice-prefeito e filha, vereadores, secretários, superintendentes e lideranças políticas.
Apesar da aglomeração de vários forrozeiros, o Tonhão veio pra mostrar que é de fato um evento tranquilo sem qualquer tipo de violência.
A Polícia Militar está trabalhando em parceria com a Polícia Civil, que montou um estande para que as ocorrências sejam realizadas ali mesmo no circuito.
Além das duas equipes civil e militar, presença do corpo de bombeiro, conselho tutelar, e a saúde está trabalhando com mais uma equipe de reforço, com ambulância e médicos prontos para qualquer eventualidade. Com tudo isso, resta aos forrozeiros guardar energias suficientes para curtir as atrações que ainda vem por aí.
 
Quem garante a animação no segundo dia
   
Quem deixou de participar do primeiro dia do Tonhão não pode perder nesse sábado (10). As quarilhas a, em seguida nimam a festa a partir das 20:00 horas, em seguida as bandas Caviar com Rapadura; Forró Saborear e Fifó Aceso. Uma dica é vir bem agasalhado já que o frio só dá trégua no meio do povão.