Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 14 de setembro, nas dependências da Câmara Municipal de Santa Cruz Cabrália uma Audiência Pública, com referência à prestação de serviços da EMBASA aos consumidores da cidade, tal como a vigência do Contrato de concessão da mesma para o município.
A Audiência foi requisitada pelo oficio 22 do vereador Luciano Monteiro e solicitada pelos edis, tendo por objetos de discussão os serviços públicos de abastecimento d’água, coleta e destinação final de esgotamento sanitário.
A audiência foi dirigida pelo vice-presidente da Câmara de Vereadores Josué Sampaio e contou com a presença dos secretários de governo; Guto Jones (Turismo), Ana Paula Guerrieri (Educação), Márcia Quaresma (Saúde), Loredano Aleixo (Procurador), Geraldo Godilho (Infraestrutura), Marcos Santana (Finanças), Euclides Sena (Meio Ambiente) e vereadores da base aliada. Representando a Embasa, o gerente do escritório local José Silva Cerqueira e o gerente da Unidade Regional, Severino Evangelista Neto, além de alunos, empresários e comunidades.
Participantes fizeram  referência aos valores das multas aplicadas à EMBASA, resultante de autos de infrações  emitidas  por descumprimento de regras ambientais do município  registrando a possibilidade da Câmara Municipal de vereadores pressionarem no sentido de exigir da empresa o cumprimento das obrigações perante o município.
Bastante pressionado o gerente regional da Embasa Severino Evangelista, respondeu as perguntas que não satisfez o publico presente que queria ouvir uma resposta concreta com soluções imediatas aos problemas da Embasa no município.
Propostas e questionamentos da Audiência:
Depredação das vias públicas (abertura de valas e ruas sem fazer os devidos reparos)
Cobrança da taxa de esgoto em bairro sem esgotamento sanitário
Construção de Elevatória de Esgoto no leito no rio Braço Frio
Despejo de dejetos nos rios sem tratamento adequado
Queda do percentual de medição de 10 para 6%
Falta de investimento por parte da Embasa
Aumento da taxa de esgoto
Falta constante de água