No último dia 22 de dezembro, cinco alunos do Instituto Amigos de Santo André (IASA) receberam os certificados de conclusão do Ensino Fundamental em Música concedidos pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM/RJ). A cerimonia se realizou no Hotel Costa Brasilis, do Grupo Samadhi, um dos principais apoiadores da ong.

Foram sete anos de preparação teórica e prática, a cargo da professora Simone Passos, e dos professores Leandro Rodrigues e Mariston Alves. A professora Simone acompanhou a turma de alunos de cordas mais avançados do IASA a cada uma das provas, até a última, realizada no mês passado. Para as mesmas, uma banca examinadora do CBM vem uma vez ao ano a aplicar as provas teórico-práticas em escolas de música sediadas em Porto Seguro e Eunápolis . Nas primeiras provas, estes jovens tinham entre 10 e 11 anos de idade e Simone os animava e estimulava permanentemente para superar os nervos perante a banca examinadora. Lembramos ainda da primeira prova, na Escola Preludio de Porto Seguro.

Na cerimonia conduzida por Lola França Pinto, coordenadora do IASA, receberam os certificados os alunos Bianca Santana, Eva Borges, Jakiam Grinberg Ormundo, João Antônio Lopes e Katia Samara. Os alunos ofereceram aos familiares convidados um concerto, acompanhados pelos colegas Crislayne Bomfim e Fernando Alves, e pelos professores Leandro e Mariston. Felicitações a estes primeiros formandos da instituição, pela sua dedicação, e aos professores pelo apoio permanente.

Cada um dos alunos de cordas tocou um solo, e Fernando encantou a todos com a sua interpretação no violino da peça Verão, das Quatro Estações de Vivaldi.

Agradecemos ao Grupo Samadhi, a sua advogada Anadina, a Nena Gama, uma das fundadoras do IASA, a Mickie Iwakiri, e especialmente ao líder indígena ex-presidente da AMASA, Seu Zelito, aos pais e comunidade de Santo André e, claro, a Lola. O IASA nasceu a partir de reivindicações da Diretoria da AMASA da época, da qual formávamos parte, sobre as responsabilidades socioambientais do Costa Brasilis, sendo hoje uma prova de uma parceria exitosa.

Agora, os alunos do IASA e do ECOAR, de Porto Seguro, ensaiam juntos para o Concerto de Fim de Ano, de orquestra, com a participação estelar do tenor Helène Lopes, no próximo dia 27, às 19 horas, no Centro de Convivência e Cultura de Santo André, com ingresso livre e gratuito.

Fotos: Toni Ormundo
Texto: Patricia Grinberg