Foi celebrada na tarde desta quinta-feira, 26, a tradicional missa em homenagem à primeira missa celebrada no Brasil, pelo Frei Henrique Soares, em 26 de abril de 1500. A Prefeitura de Cabrália, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, disponibilizou toda a estrutura na Praça do Cruzeiro, em Coroa Vermelha. Cerca de 600 pessoas de toda a região prestigiaram o evento. 
Um dos pontos altos da celebração, foi a entrada pela primeira vez dos índios Pataxó carregando o andor da Nossa Senhora da Esperança, primeira santa que chegou ao Brasil em 1500, de quem Pedro Álvares Cabral, era devoto.
Além da missa celebrada pelo Bispo Dom José Edson, e que contou com a presença de todo clero da Diocese de Eunápolis, uma intensa programação foi preparada pela Secretaria, a fim de oferecer entretenimento a turistas e moradores, como a banda Santíssima Trindade e Abel Chaves e Banda TYMG, que levaram músicas e louvores de qualidade a todos os ouvintes. 
Uma área kids foi montada para as crianças e, durante toda a tarde, apresentações de capoeira, orquestra filarmônica e danças indígenas, levaram alegria a turistas e moradores que esperavam a chegada do andor, vindo na procissão que saiu do bairro Quinto Centenário até o local da missa.
Patrícia Martins, secretária da pasta, comemorou o sucesso do evento. “É nosso primeiro grande evento, desde que assumimos a SETUR e fiquei muito feliz com o resultado. Ver a participação da população na programação que montamos com tanto carinho me fez ver que estamos no caminho certo”, disse Patrícia.
Já o prefeito Agnelo Santos, disse que não poderia deixar de realizar um evento com tamanha importância. “Reassumimos recentemente o comando do município e vimos que as finanças do município não nos permite ousar neste momento, mas não poderíamos deixar eta data passar em branco. A missa do dia 26 faz parte do calendário oficial de eventos de Cabrália e nós vamos sempre apoiar este tipo de ação”, declarou o alcaide.