Os secretários de Meio Ambiente e Turismo, Cultura e Lazer, Euclides Senna e Patrícia Martins, respectivamente, receberam na tarde de quarta-feira 25 de abril, na Casa de Cultura de Cabrália, conselheiros, empresários e moradores para conhecer o projeto BTM – Brazil Trail Marathon que acontecerá dia 3 de novembro em Vila de Santo André. A equipe Mindset, empresa paulista de eventos esportivos, representada por sua sócia diretora Andrea Pitta, mostrou através de vídeos e slides, detalhes do projeto que tem como base a sustentabilidade, e anunciou a parceria com o Projeto Tamar na consultoria à preservação das tartarugas. O evento pretende trazer para conhecer o vilarejo e arredores durante 4 dias, aproveitando o feriado de Finados, em torno de 400 corredores, com perfil social classes A e B. Serão contratadas aproximadamente 200 pessoas que serão orientadas por profissionais experientes. “Da equipe posso afirmar que apenas 10% serão técnicos vindos de São Paulo, queremos privilegiar os moradores da região, colaborar na formação de profissionais em eventos e todos receberão aulas sobre meio ambiente e turismo”, pontua Andrea. 

A corrida que acontecerá no asfalto, rua de terra, trilhas em fazendas e matas, passando pela Aldeia Indígena Araticum, começará às 7hs, propiciando a passagem pela praia com a maré baixa (0,4). Segundo o diretor técnico e sócio da Mindset, Felipe Ianucci, a corrida que terá modalidades para 42, 30 e 12km, tem a largada em pequenos grupos e, assim como na corrida da Formula 1, quem sai em último lugar pode chegar em primeiro dependendo da velocidade e agilidade nas paradas. E, em se tratando de paradas, haverá muitos pontos para que os corredores se reidratem com água e frutas. Para que as embalagens – pequenos sacos de plástico - sejam descartados adequadamente, após cada ponto de hidratação haverá área para que os resíduos sejam dispensados em até 50ms. Caso não cumprimento do descarte adequado, o corredor será desclassificado. “Esta é uma maratona que prima pela conservação do meio ambiente, a oportunidade de conhecer belas paisagens, desvendar um pedaço único do país e viver novas experiências”, explica Andrea.

Para que a experiência seja mais que perfeita, a Venturas Turismo, agencia especializada em viagens de aventura, visitou esta semana pousadas e hotéis da Orla Norte, para preparar os pacotes que irão atender este público seleto.  Toda a logística será desenvolvida pela Ventura com parceiros locais, como a Coconut Experience.  Para a realização da BTM haverá nos próximos meses uma ação com um nutricionista que visitará proprietários e chefs dos restaurantes, para acrescentarem ao menu do dia 2 de novembro, antecipando a corrida, um prato balanceado com carboidratos, conforme indicado aos corredores; e, no dia seguinte, refeições seguindo a complementação alimentar importante para os atletas. Uma inovação que a BTM trará é o projeto “Criando Corredores”, desenvolvido em parceria com a Superintendência de Esportes de Cabrália, visando estimular a prática esportiva, realizando pequenas competições na cidade, e os 10 corredores que melhor pontuarem receberão o kit-convite para participar da maratona.

Os patrocínios estão sendo fechados com empresas apoiadoras de boas práticas ambientais e qualidade de vida, e já está confirmada a parceria de mídia com o canal Off, especializado em esportes radicais e de aventura. Haverá uma assessoria de imprensa nacional para a promoção do projeto em paralelo ao destino, trazendo mais visibilidade à cidade de Santa Cruz Cabrália.

Para que a Vila de Santo André tenha plena visibilidade, além de uma feira na beira do rio para mostrar o trabalho dos artesãos locais, outras ações serão desenvolvidas durante os 4 dias da BTM em diversos pontos como a entrega dos kits aos participantes na sede do IASA, para que conheçam o projeto que faz a formação musical de mais de 200 crianças e jovens da orla norte.

“Criei este projeto por amor a Santo André, local que frequento há mais de 6 anos, e todos os cuidados estão sendo tomados para que possa se repetir anualmente, contribuindo para o incremento do turismo na baixa estação, gerando fluxo de novos viajantes e solidificando como um destino de saúde e qualidade”, conclui Andrea Pitta.

Além da equipe Mindset – Andrea Pitta, Felipe Ianucci e Thiago Buozzi (Gestor do Projeto BTM) -, estiveram neste encontro Geduson Magno, da Coconut Experience, Leonardo Dourado; Diego Lima, da ABIH e Hotel Ticino; Mario Jorge Assis e Amale Chaim Abou Jock, da Coroa Alta Empreendimentos; Marcos Oliveira da AMAPOM; Said Dias, do restaurante Luz de Minas de Santo André; Noveli Freitas, Vevé, do Projeto Maré; Anete Caldas, da GSM Ghest Service Management; Eduardo Jarruche, da Brasil Cristalino; Giancarlo Vala, da Venturas Viagens; Giovane Lorusso, corredor; A.Felix, da Colonia Z51; Cláudia Schembri, fotografa; Claudio Monteiro e Claudio Bonetti da Secretaria de Turismo; Jorge Icaro Peixoto, superintendente de esportes de Cabrália; e os secretários anfitriões Patrícia Martins e Euclides Senna.

 

SOBRE O PROJETO TAMAR E A BTM

 

2634157189 dc0ef697a8 b

Com 33 anos de atuação, reconhecido internacionalmente como uma das mais bem-sucedidas experiências de conservação marinha e serve de modelo para outros países, sobretudo porque envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho socioambiental, entra no projeto somando com expertise, informação e denota a excelência da produção da corrida. Na Praia do Forte, Bahia, onde está a sua matriz, o Projeto Tamar realiza anualmente uma maratona, e é esta expertise que vão trazer para a BTM. Atuando como consultoria em vários países o Tamar ainda tem ações nos estados de Pernambuco, Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Santa Catarina, e pela primeira vez chega à Vila de Santo André realizando palestra para os corredores e moradores e disponibilizará nos kits e nos releases informações com base técnica e científica, pois realiza anualmente uma maratona.