A Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou ontem (13) mais uma sala de recursos multifuncionais. Desta vez, a Escola beneficiada foi a Nelson Almeida - Bairro Terra de Cabral. Sob o comando de Luzia Fernandes, que administra a pasta da Educação a pouco mais de uma semana, as mudanças vêm acontecendo sempre de maneira positiva. O objetivo é o Atendimento Educacional Especializado (AEE). A educação melhora e a população agradece.
 
 
Segundo a Secretária Luzia Fernandes, as salas de recursos multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado: “Tem como objetivos prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede pública de ensino regular”.
 
 Além disso, visa garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular, fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem e assegurar condições para a continuidade de estudos nos de mais níveis de ensino. 
 
O conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos que caracterizam o Atendimento Educacional Especializado, é organizado institucionalmente e prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular.
 

 

A produção e distribuição de recursos educacionais para a acessibilidade incluem livros didáticos e paradidáticos em Braille, áudio e Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, laptops com sintetizador de voz, softwares para comunicação alternativa e outros recursos técnicos que possibilitem o acesso ao currículo escolar.
 
 
Educação Inclusiva
 
 

A Educação Inclusiva é um direito assegurado na Constituição Federal para todos os alunos. A efetivação desse direito deve ser cumprido pelas redes de ensino, sem nenhum tipo de distinção. Assim, o programa de salas de Recursos Multifuncionais constitui uma medida estruturante para a consolidação de um sistema educacional inclusivo que possibilite garantir uma educação de qualidade.