O Departamento Municipal de Trânsito define alterações que devem ser implementadas, já no dia 20/02/20, com interdição a partir das 17h, da Passarela do Álcool. A partir do dia 21/02, com mais blocos culturais, a interdição também será na Getúlio Vargas. Posteriormente, com a abertura do Carnaval Oficial, no dia 22/02, a Passarela ficará fechada 24 horas para trânsito de veículos, durante todo o evento.

Para motoristas que saem da balsa com destino à Orla Norte, BR 367, Rodoviária e Aeroporto, as vias alternativas são a Rua Pero Vaz de Caminha acessando Rua do Golfo e, a Avenida do Descobrimento somente até as 14h, após este horário, o acesso seria pela Pero Vaz de Caminha, Rua Manoel Fernandes, Rua da Faca e Avenida dos Navegantes.

Uma equipe de mais de 50 agentes de trânsito está se mobilizando para orientar os motoristas e tomar medidas para a boa fluidez do trânsito, segundo o superintendente Paulo Souto. Ele também alerta aos ambulantes sobre o horário de carga e descarga de mercadorias no circuito oficial, que deve ser feito até às 14h. Todo este trajeto alternativo será sinalizado com placas indicativas, de acordo com o superintendente.