Em cerimônia na última sexta-feira, 11 de agosto, que contou com a presença do prefeito Agnelo Santos; do presidente da Câmara Municipal, vereador Romali Pairana e do capitão Uendel, representante do 8º Batalhão da PM e comandante do policiamento local, entre outras autoridades de Santa Cruz Cabrália, os membros da 1ª Delegacia Regional de Defesa dos Direitos Humanos (em processo de implantação) tomaram posse e fizeram juramento, na presença também de Antônio Jorge, presidente nacional da Oscip ACDDH (Associação de Defesa de Direitos Humanos) e Francisco Hernandes, coordenador da região extremo sul.
A Delegacia de Cabrália será subordinada a ACDDH, que tem sede em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Segundo Eunice Britto, vice-presidente da Delegacia local, a Oscip ACDDH é reconhecida pela ONU e Ministério da Justiça. Os novos defensores dos Direitos Humanos empossados na Câmara vão receber denúncias de violações e encaminhar aos órgãos competentes.   
Vejam quem são os defensores dos Direitos Humanos empossados em Cabrália:
 
Romildo de Sena – presidente; Eunice Brito – vice; Guayran Borges, secretário; Sara Carvalho, tesoureira; Lauren Lélis e Gildásio Rocha, conselheiros fiscais titulares; Fernando Ricaldi e Railan Sena, conselheiros fiscais suplentes. Além de Emerson Cardoso, defensor.