Num evento que reuniu diversos representantes de instituições, poder público municipal, Câmara de Vereadores, sociedade civil, associações, empresas privadas, Sebrae e outros, a Prefeitura Municipal da Santa Cruz Cabrália, por meio da Secretaria de Turismo, instituiu o Conselho Municipal de Turismo - Comtur. 


O projeto de Lei Nº 020/2017 altera a Lei Municipal nº 373/2006 e institui o Conselho Municipal de Turismo. O Prefeito Municipal da Santa Cruz Cabrália, Carlos de Jesus Vieira, de acordo com o Artigo 58 da Lei Orgânica Municipal, faz saber que a Câmara Municipal aprovou o projeto que cria o Conselho Municipal de Turismo – Comtur. Este retorna à Prefeitura para ser sancionada.


O Conselho é constituído por órgãos locais que englobam representantes do Poder Publico, Iniciativa Privada e Sociedade Civil. Fazem parte desta composição as secretarias de Turismo; Cultura, Esporte e Lazer; Meio Ambiente; Agricultura e Pesca. 

Pela sociedade civil estão:

-Associação Naval de Cabrália;

- Associação de Moradores Amigos de Ponta Grande e Mutá;

- Associação Amigos do Cais;

- Associação Pró Cultura e Turismo Santo André;

- Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH;

- Associação Brasileira de Agências de Viagens;

- Universidade Federal do Sul da Bahia;

- Sebrae;

- Poder Legislativo (Câmara de Vereadores).

O Presidente do Comtur será eleito na primeira reunião ordinária. Esta deve acontecer num prazo máximo de 60 dias. Em relação à designação do Secretário Executivo, este será escolhido pelo presidente eleito, mas com a aprovação da maioria simples dos membros.

 O Secretário de Turismo, Guto Jones, realizou diversas reuniões com representantes dessas instituições, para que fosse criado o conselho:“Acredito que o conselho municipal é a plataforma de discussão de todas as demandas do turismo e a ferramenta de política pública mais eficaz. Com ela a gente consegue escutar toda comunidade e fazer um planejamento estratégico. Fizemos reuniões no decorrer do ano. Tomou posse agora, mas as ações já estavam bastante dinâmicas”, conclui.