Nesta segunda-feira (22) a comunidade pesqueira de Santa Cruz Cabrália teve mais um motivo para comemorar e se orgulhar. A assinatura do convênio entre a COOPESC e a COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO E AÇÃO REGIONAL - CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR do governo do Estado.

O recurso de R$1,4 milhão do projeto Bahia Produtiva será utilizado para a modernização da COOPESC, implantação de uma nova fábrica de gelo que produz 25 toneladas por dia, compra de um caminhão baú frigorífico e câmara frigorífica para armazenamento; e construção de uma nova estrutura física para a COOPESC com um espaço para beneficiamento do pescado visando agregar valor.

Na assinatura estavam presentes o representante da CAR, a diretoria da COOPESC, a diretoria da colônia Z-51, o vereador Xêpa, o representante das relações institucionais da VERACEL, comunidade pesqueira e associados.

“Parabenizo a atual diretoria e associados da COOPESC pelo empenho em consolidar esta oportunidade, respondendo a todos os requisitos com competência e agilidade, e regularizando as pendências necessárias para emitir as certidões negativas e estar apta a assinar o convênio”, afirma o vereador Xêpa.

A COOPESC foi sorteada no 6º edital do Projeto Bahia Produtiva para concorrer à verba destinada ao apoio às comunidades pesqueiras e rurais do Estado.  Ao todo três etapas garantiram a participação da cooperativa no sorteio: a inscrição com toda a documentação exigida e aprovada pelo edital, avaliação e visita de um técnico da comissão da CAR e da Bahia Pesca para conhecer a realidade estrutural da entidade e avaliar se a mesma estava apta a participar do sorteio em 2016.

Desde o início Xêpa, que na época era superintendente de pesca, vem acompanhando o andamento deste edital.  O vereador esteve presente junto a COOPESC nas três etapas de inscrição, no dia do sorteio, e ontem durante a assinatura do convênio.