Nesta quarta, 02 de agosto, na presença do Secretário de Turismo Guto Jones, e a condução dos trabalhos feita por profissionais do Sebrae representados por Taisa Cancela, Alex Brito e Gilney Lopes, a Câmara dos Vereadores de Santa Cruz Cabrália receberam o trade de turismo da cidade para a Oficina de Construção do Direcionamento Estratégico do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, quando foram apresentados os conselheiros para o biênio 2017/2019

As representações das três regiões presentes: Coroa Vermelha, Sede (centro e cidade histórica) e Orla Norte (Santo André, Santo Antônio, Mata Medonha e Guaiú), apresentaram ações para a valorização e crescimento do turismo da cidade

Com a cidade do ponto de vista turístico representada por três regiões: Coroa Vermelha, Sede (centro e cidade histórica) e Orla Norte (Santo André, Santo Antônio, Mata Medonha e Guaiú), representantes de cada segmento apresentaram duas propostas de ações para serem realizadas até o final do ano.

Construção do Direcionamento Estratégico do COMTUR 2017/2019

Oficina de Construção do Direcionamento Estratégico do COMTUR 2017/2019 (Foto: Santo André -Bahia)

A Orla Norte apresentou as opções para o 2° Festival da Lagosta da Costa Descobrimento, que teve sua 1ª. edição em 2016 apenas em Vila de Santo André, e agora expandido para Santo Antônio e Guaiú, aproveitando o feriado da Independência, de 7 a 10 de setembro; e a criação de um Guia Turístico abrangendo as quatro localidades. A Sede já está em fase de desenvolvimento de uma nova passarela para embarque de passageiros nas escunas, revitalização da frente do rio restringindo o estacionamento de veículos gerando mais espaço aos visitantes, e um novo trajeto para recepção dos turistas, com os ônibus estacionando na Cidade Histórica.

Coroa Vermelha apresentou o projeto de uma festa de réveillon envolvendo as barracas/restaurantes de praia que poderão apresentar atrações diversas e terão uma única queima de fogos com estrutura a ser montada no mar. Na sequência da festa a sugestão de fechamento de trecho da rua e a colocação de um palco para s no local conhecido como “shopping dos brancos” com atração de qualidade para atrair as famílias do bairro e turistas. Ainda trouxeram a proposta para restauração da via de entrada na cidade até o cruzeiro marco da primeira missa.

Através de eleição, foi selecionada uma ação de cada região para que fosse traçado o planejamento até a concretização. Divididos em grupos de trabalho, Coroa Vermelha detalhou o Réveillon e a Orla Norte o Festival da Lagosta. No final do encontro, durante apresentação em plenária, surgiu o interesse de que o Festival da Lagosta fosse aberto a estabelecimentos fora do eixo Orla Norte.  Tratativas e formas de participação estão sendo estabelecidas e aquele que foi um projeto embrionário em Vila de Santo André pode já ser um primeiro movimento positivo para a cidade e pouco tempo pode se tornar uma atração fixa anual, quem sabe até em toda a Costa do Descobrimento.

As atividades do COMTUR continuam hoje, com a oficina de marketing promocional, com a presença de um consultor especialmente convidado pelo Sebrae.

(Com informações Santo André – Bahia)