Com a realização da  4a Conferência Municipal de Saúde na sexta-feira, 28, os participantes – de vários segmentos incluindo  usuários, trabalhadores e gestores – tiveram oportunidade de analisar as prioridades de saúde  e formular proposições para o fortalecimento do SUS no município.
O evento, realizado na Escola Nair Sambrano, foi coordenado pela Secretaria de Saúde de Santa Cruz Cabrália e representantes do Conselho Municipal de Saúde.
A partir do tema ‘Saúde: direito, conquista e defesa de um SUS de qualidade’, os presentes ouviram palestra de sensibilização pela Dra. Lina Rodrigues de Farias(UFSB), em seguida com  a palestra sobre o Financiamento do SUS em Santa Cruz Cabrália Marcia Quaresma apresentou as formas de financiamento para o município e as dificuldades e limitações dos recursos financeiros. Em seguida todos os presentes  reuniram em grupos para elaboração de propostas para 4 anos de gestão de 2018 a 2021. Estas serão levadas para a  conferência estadual  por meio dos delegados eleitos na 4a Conferência.
Autoridades fizeram questão de participar do evento, como o prefeito Agnelo Junior Santos, o Dr João Promotor do Ministério Público, vereadores e Secretários municipais de Cabrália.
Na abertura, o prefeito Agnelo Santos destacou o momento como a oportunidade de se discutir, em conjunto, políticas públicas para saúde, esse encontro fortalece o controle social e busca garantia de investimentos para a saúde de Cabrália” ressaltou Agnelo.
O Promotor de Justiça de Cabralia João Paulo, parabenizou o prefeito e a secretária pelo empenho em resolver os problemas da saúde, e ressaltou que o ministério público quer ser parceiro do executivo. Disse ainda que as solicitações do MP são atendidas , coisa que não acontecia na gestão anterior.
 
A frente da Secretaria Municipal de Saúde do município, Marcia Quaresma disse sentir muita honra e satisfação por estar realizando essa conferência. “Estou muito orgulhosa com os trabalhos da minha pasta e toda minha equipe, que vem sendo desenvolvidos desde que assumimos o governo. Essa conferência é momento de aproximação da Saúde com a população, nossa gestão é de escuta, as pessoas tem aqui o espaço para contribuir com as propostas para melhorarmos o acesso e a qualidade dos serviços prestados por uma Cabrália bem melhor pra você,"revelou a secretária.