Por meio da Secretaria de Turismo, a Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália realizou no auditório do Hotel Baía Cabrália o lançamento do calendário de eventos 2018 e a marca da cidade. Fizeram-se presentes, representantes do Sebrae, Política Militar, representantes do Poderes Executivo e Legislativo, membros de associações, institutos e comunidade. Neste mesmo evento, também foi instituído o Conselho Municipal de Turismo - Comtur.
 
 
Cabrália – Terra Mater. Berço do Brasil
 
 
 
 
 
A marca da cidade foi apresentada por Mário Bestetti – Consultor do Sebrae; este que juntamente com membros da comunidade, durante várias reuniões, fez um estudo sobre o que mais caracterizava o município:“Houve muitas sugestões. Alguns citaram a Cruz em Coroa Vermelha, onde foi celebrada a 1ª missa do Brasil; outros o marco da divisa. No final a escolha foi a Igreja Nossa Senhora da Conceição – Cidade Histórica. Usamos o contorno superior dela para criar a marca. Esta não é a marca de uma gestão, mas da cidade. Deve ser aproveitada em bolsas, camisetas, adesivos ou em qualquer outro produto ou material de divulgação. Quando alguém olhar para ela reconhecerá Santa Cruz Cabrália”, disse Bestetti.
 
 
O Prefeito Municipal, Carlos de Jesus Vieira, ressaltou o esforço de todos os envolvidos, tanto na criação do Comtur quanto da marca: “Com todo esse empenho, tive certeza que os resultados seriam positivos. O Sebrae não mediu esforços para que o poder público, iniciativa privada e a sociedade civil se mantivessem em um só propósito para a nossa região”, afirma.
 
De acordo com Alex Brito, Gerente Regional do Sebrae em Texeira de Freitas, o evento foi uma comemoração de um trabalho que vem sendo desenvolvido há tempos em Santa Cruz Cabrália: “Nós estivemos presentes no fortalecimento da instância e governança, assessoramos o Conselho, fizemos reuniões mensais, palestras e demos apoio na elaboração da Lei do Comtur. Isso tudo foi possível porque a comunidade, o setor privado e o público abraçaram essa ação juntamente com o Sebrae”, disse Alex.
 
 
 
Numa parceria entre Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália, Sebrae, representantes da sociedade civil e o setor privado, a marca Cabrália foi desenvolvida, podendo ser divulgada livremente. O objetivo é reforçar a identidade local e servir como referência: “A marca foi feita pela comunidade do turismo com a participação de todos. O importante é que, em longo prazo, onde essa marca for vista, seja vinculada à nossa cidade”, reforçou Jones.
 
 
Durante a solenidade, foi lançado também, o Calendário de Eventos 2018. O Secretário de Turismo, Guto Jones, ressaltou que, por enquanto, o calendário consta apenas a programação do turismo, mas que será acrescentada também a cultural.
 
 
Calendário de Eventos 2018