O cargo de Secretário Municipal de Educação de Santa Cruz Cabrália, vago desde a saída da professora Ana Paula Guerrieri, que decidiu reassumir suas funções de Coordenadora pedagógica na Secretaria de Educação de Porto Seguro, já tem nova titular. O prefeito em exercício de Santa Cruz Cabrália  Carlos de Jesus Vieira , assinou nesta quinta-feira (07/12) decreto nomeando para a pasta Professora Luzia Fernandes de Souza Santana, que vinha ocupando até agora a Presidência do CME- Conselho Municipal de Santa Cruz Cabrália.  Ela já atuou como secretária da pasta e tem vasta experiência como gestora nos setores público .
 Formada em Pedagogia e Pós  graduada em Gestão Educacional e  Educação Infantil, é professora da Rede Municipal de Porto Seguro- BA, e a atual Presidente do Conselho Municipal do FUNDEB de Porto Seguro  (CME) . Foi Secretária Municipal de Educação de Caravelas nos períodos de 1992 a 1996; Diretora Regional de Educação da 9º Diretoria de Educação do Estado da Bahia- Teixeira de Freitas; Vice Coordenadora da UNCME-União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação da Bahia. Secretária Municipal de Educação de Santa Cruz de Cabrália 2005 a 2008. Faz parte do Conselho Municipal de Educação – CME Porto Seguro onde presidiu o colegiado por quatro anos. É  Articuladora do Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares- da Mesorregião Sul Baiana, e do GAFCE/Porto Seguro; Membro da Coordenação Estadual da Bahia do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares- Portaria 05 de 31/012014. DOU 11/02/2014- MEC SAEB.
 Luzia Fernandes, destacou que mesmo sendo uma educadora  com muitos anos de carreira, é uma emoção diferente assumir a pasta. “São novos desafios. No contexto atual é preciso uma gestão inovadora de liderança, criatividade, novas tecnologias e o engajamento de toda a comunidade escolar em torno de uma educação eficaz. Assim vamos trabalhar a educação em Cabrália”, destacou.
A rede municipal de ensino tem hoje cerca de seis mil alunos e quase 900 profissionais. “Nossa expectativa é desenvolver um trabalho diferenciado para que através da educação, possamos oferecer ao nosso aluno, possibilidades de buscar uma mudança de vida que traga sua felicidade plena”, completou.
 Luzia destacou o trabalho realizado por Ana Paula à frente da pasta, afirmando que a servidora demonstrou grande conhecimento da área no exercício do cargo.
A nova secretária agradece ao prefeito  Carlos de Jesus Vieira e a ex-secretária, Ana Paula Guerrieri, pela oportunidade e frisa que já está agendando visitas às unidades escolares, ao lado do chefe do Executivo. "A proposta é planejar a gestão democrática das escolas, que possibilite um canal direto entre a secretaria e os servidores. O prefeito Carlos de Jesus   fará parte de todo o processo, avaliando as condições estruturais, ouvindo corpo docente e, dentro das nossas dificuldades, encontrando soluções para melhorias", afirma a secretária.
Para ela, a Educação de Santa Cruz Cabrália tem quatro grandes desafios: Fazer com que as escolas funcionem com estrutura adequada, ofertar formação para todos os trabalhadores da Educação, informatizar toda a rede e tornar a secretaria um canal de comunicação com toda a comunidade escolar (pais, professores e alunos).