A Prefeitura de Santa Cruz Cabrália entregou à Secretaria de Meio Ambiente mais de 40 lixeiras que serão distribuídas nos locais onde há maior fluxo de pessoas. O Prefeito Agnelo Santos, preocupado com a limpeza, saúde pública é a conservação do meio ambiente, investe na aquisição e distribuição de lixeiras em pontos turísticos, ruas movimentadas, escolas e prédios públicos.
O secretário Euclides Senna recebeu das mãos do gestor as lixeiras e esse afirmou que elas serão, o mais rapidamente possível, colocadas em pontos estratégicos. Localidades como a Rua Arakakaí, onde há muita movimentação, terão as lixeiras colocadas nos postes. Pilhas e baterias A secretaria recebeu duas lixeiras específicas para a coleta de pilhas e baterias.
Uma delas já foi colocada no Supermercado Cambuí – Coroa Vermelha e a outra será destinada a alguma empresa do outro lado do Rio João de Tiba: “Neste caso a empresa que recebe a lixeira e vende as pilhas e baterias fica responsável pelo destino das mesmas”, explica Senna. Coleta Seletiva Com a gincana que houve na Secretaria de Meio Ambiente entre as escolas Jacira Benfica e Frei Henrique, cujo tema foi “Formas de cuidar do meio ambiente e a coleta seletiva”, os alunos aprenderam na prática, como separar o lixo: Metal, plástico, papel e vidro. Dentre as premiações, o conjunto das lixeiras: “Cabrália ainda não tem o local para o recebimento da coleta seletiva, mas a conscientização é uma das formas de educar essa geração e as próximas. É preciso estar ciente da importância e o cuidado com o lixo e o destino do mesmo. Pois este pode causar sérios danos ao meio ambiente e a saúde da população”, diz o secretário. Além dessas escolas, mais uma vai ser contemplada, porém ainda não foi definida. Provavelmente será a que conta com maior número de alunos. Ampliação do Projeto Meio Ambiente nas Escolas O projeto da gincana será ampliado a todas as escolas municipais.
Em parceria com a Secretaria de Educação, o objetivo é fazer com que aconteça em todas as escolas. Uma forma de conscientizar e educar “brincando”. Eucalipto tratado A prefeitura colocou um playground na Praça Manoel Monteiro – bairro Mirante e hoje é um dos locais mais frequentados pelas famílias: “Temos mais dois playgrounds de eucalipto tratado a serem montados. Ainda estamos definindo os locais, juntamente com o secretário de meio ambiente Euclides Senna e Geraldo Gordilho – Infraestrutura. Teremos todo cuidado na escolha, iluminação e limpeza. Neles teremos as lixeiras personalizadas; com características de madeira. Ficará muito bonito”, conclui o prefeito Agnelo Santos.