A prefeitura de Santa Cruz Cabrália programou para comemorar o Dia do Descobrimento do Brasil, chegada dos portugueses à foz do Rio Mutari (entre Coroa Vermelha e Nova Cabrália, segundo registros históricos), uma série de atividades esportivas e culturais.
As atividades começaram no sábado dia 21, logo cedo no campo do Yaya, torneio masculino e feminino de vôlei de praia.
As 14 horas aconteceu o passeio náutico do descobrimento na praia do mutá, e encerrando as atividades do sábado o Mestre Suassuna apresentou um aulão de capoeira na praia de Arakakai.
No domingo dia 22, ás 7 da manhã aconteceu a Maratona Aquática do Descobrimento na praia do Mutá. E no campo do Yaya acontecia as finais do torneio masculino e feminino de vôlei.
 
E o domingo continuou alegre com recreação infantil e feirinha de artes na praia de Arakakai.
 
Já se aproximando o finalzinho da tarde a Filarmônica 8 de setembro fez uma belíssima apresentação, enquanto os organizadores preparavam para premiar os vencedores das atividades que aconteceram durante os dois dias de comemoração.
Durante a premiação, o prefeito Agnelo, acompanhado do presidente da Câmara Romali Pairana, secretários e vereadores, destacou a importância histórica de Cabrália como maior receita da economia do município. Santa Cruz Cabrália, recebe grande quantidade de turistas de todos os países do mundo, encantando a todos com as suas belezas naturais e seu patrimônio cultural.
Agradeceu o empenho da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer pela organização do evento.
As comemorações foram encerrada com apresentações musicais pela banda Cacimba Barrenta na praia de Arakakai.  
 
Fotos: Well Souza