Um ano após ser eleito, 9 meses de gestão, conheça as principais ações e realizações do prefeito Agnelo

O prefeito de Cabrália Agnelo Santos vem se destacando como um dos melhores gestores da Bahia. Após nove meses de mandato, com muito trabalho, ética e responsabilidade nos gastos púbicos, a nova gestão está mudando para melhor a qualidade de vida e infraestrutura da cidade.

Com visíveis melhorias em diversos setores da administração pública municipal, o município caminha a “passos largos” para retomar seu lugar de destaque no Brasil e no mundo. “Muito já foi feito por nossa Cabrália, mais sei que muito ainda temos que fazer. Cabrália é uma cidade carente e ficou abandonada por longos anos”, Enfatizou o prefeito Agnelo Santos.

Saúde

 

Qualificação – Capacitação das equipes de saúde “Conferência de Saúde”.

 

Vacina – Influenza (Gripe) alcance da meta 95, intensificação da campanha “Multivacinação”.

 

SAMU - Reativação do SAMU com duas ambulâncias, uma aquisição em parceria com o governo do estado

 

Endemias – Conscientização, mutirão e ações de combate aos focos do mosquito AEDES AGYPTI, aplicação de “Fumacê” em todo o município.

 

Atendimentos - Aumento do número de atendimentos no hospital (de 1000 atendimentos/mês em 2016 para 3000 atendimento/mês em 2017), aumento na fiscalização da vigilância sanitária.

 

Ampliação na saúde – Aumento em 60% na oferta de exames laboratoriais, ampliação do número de consultas especializadas na policlínica municipal; garantia do abastecimento de medicamentos nos (PSF’s), implantação do projeto “Mexa-se Cabrália” com ginástica gratuita nas praças ministradas por profissionais da área.

 

 

Assistência Social

 

Capacitação de servidores da Assistência Social

 

Ação Social contra o mosquito Aedes Egypti  - Palestras que aconteceram no CRAS.

 

Campanha do Agasalho – Beneficio de crianças da Casa Ampare e idosos do abrigo Nosso Lar.

 

VII Conferência de Assistência Social “Garantia de Direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS”.

 

Campanhas e mobilizações contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, trabalho infantil e violência contra os idosos.

 

Entrega da carteira dos idosos, comemoração no Dia Internacional da Mulher, “Caravana Social” – Atendimento móvel nos Distritos de; Ponto Central e Mata Medonha.

 

Turismo

Divulgação do município em toda imprensa especializada, cursos em parceria com Senac para rede hoteleira, aquisição de aplicativo para incrementar o turismo e pror a Cidade.

 

Operação Dragão - Exposição da Marinha

 

Baile da Cidadania - Show beneficente Armandinho em Santo André.

 

Turismo Gastronômico – Festival da Lagosta realizado no Distrito de Santo André

 

Carnaval Antecipado “CarnaCabrália” – Eventos de atração turística com atrações nacionais.

 

Regata do Descobrimento - Passeio náutico  em comemoração à Semana do Descobrimento.

 

Projeto Verão Sem Fome – Parceria da Prefeitura de Cabrália com a ONG Ação da Cidadania

 

Prevenção – Mapeamento pelo Corpo de Bombeiros dos pontos críticos de afogamento e colocação de placas de alerta.

 

Tonhão – Novo formato dos festejos juninos como o propósito de fomentar o “Turismo Junino” e resgatar o autêntico forró.

 

Operadora Olá – Argentina - Recebemos em nosso município o empresário José Gonzales, operador de turismo argentino.

 

Aplicativo 360° - Proporcionar aos viajantes ou interessados no destino uma experiência 360º e incrementar o turismo na cidade.

 

Reativação do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) Planejamento, metas e objetivos para promoção do destino “Cabrália”.

 

3° Encontro brasileiro de Cidades Históricas – Reconhecimento, revitalização, promoção e capitação de guias para o “Turismo Histórico”.

 

Bandeira azul – Iniciativa para reconhecer a praia de Santo André como 1ª praia da Costa do Descobrimento a receber esta certificação.

 

Capacitação aos ambulantes - Orientar e conscientizar os ambulantes sobre a importância da higiene e manipulação dos alimentos.

 

Descobrimento do Brasil - Programação oficial das comemorações do Descobrimento do Brasil com transmissão da TV Canção Nova.

 

Press Trip da Editora Ferrari – A jornalista Marina Azeredo e a fotógrafa Anna Carolina Negri da Editora Ferrari estiveram em Cabrália para promoção do destino.

 

Captação de Turismo de Observação de Baleias - Captar o turismo de observação de baleia para Santa Cruz Cabrália e entrar na rota de turismo deste seguimento.

 

Cruzeiro Costa Leste - Carlindo Reis, velejador nativo juntamente com 18 veleiros chegaram ao povoado de Santo André. Evento apoiado pela Sec. de Turismo como promoção do destino.

 

Cabrália na TV – O programa Balanço Geral da TV Cabrália/Record entrevistou o prefeito Agnelo Santos e mostrou imagens de pontos turísticos das duas cidades da Costa do Descobrimento.

 

1° Cabrália Moto Show – Uma parceria entre a Prefeitura Municipal, o Governo do Estado e o Motoclube Navegadores prou um dos maiores eventos da história de Cabrália.

 

Promoção do Destino – 1º Encontro de Turismo da Orla Norte com o objetivo foi o fortalecimento e a relação entre os bairros e escolher representantes (titular e suplente) para uma cadeira no Conselho Municipal de Turismo de Santa Cruz Cabrália.

 

Reveillon Vip 2018 - A Secretaria de Turismo de Santa Cruz Cabrália captou o Réveillon vip 2018 “Faça seu desejo” para o município de Santa Cruz Cabrália. Com ingressos a partir de R$ 1.908, feminino, e R$ 2.650, masculino, a empresa paulista Scheeens está anunciando o evento, que vai acontecer no vilarejo de Santo André, na orla de Cabrália. Criada há 5 anos, a Scheeens é especializada em entretenimentos vips e já fez festas de fim de ano em Fernando de Noronha e na Baía de Maraú (BA). A empresa apresentou o projeto da festa a empresários ligados ao turismo municipal, nesta quinta-feira (1), no Hotel Campo Bahia, em Santo André.  

 

Ações pontuais e efetiva do governo Agnelo Santos

 

Segurança – Reforma e reestruturação do Posto da Polícia Mimitar e entrega nova viatura para a Orla Norte.

 

Vila Orádia – Aquisição de novo compressor para serviços odontológicos e reforma da escola com duas novas salas de aula serão construídas.

 

Cultura e Esporte

 

Campanha do IPTU – Com desconto de até 20%, prefeitura inicia campanha e promete melhorias para a cidade com este recurso.

 

Copa do Brasil de Futebol de Base – Cerca de 700 atletas das categorias sub-11 (Pré-Mirim), sub-13 (Mirim), sub-15 (Infantil) e sub-17 (Juvenil).

 

Resgate de Blocos Culturais - Realização do Carnaval Cultural, restauração da cidade histórica, realização das comemorações da 1º missa celebrada no Brasil, 1º encontro de Cultura Popular, criação do concurso de Quadrilhas – festejos juninos (Tonhão), Copa de Futebol interbairros, criação do espaço de esportes em Coroa Vermelha com aulas gratuitas,

 

Infraestrutura

 

Reparo da pavimentação das ruas e terraplanagem permanente das ruas não pavimentadas.

 

Regularização e ampliação da limpeza e jardinagem com uma equipe de 140 garis e 03 caminhões compactadores.

 

Recuperação de pavimentação, drenagem e reforma de prédios públicos, postos de saúde e escolas, ampliação do cemitério do Geraldão com velatório, muros, ossuário e iluminação.

 

Restauração de praças, pinturas de logradouros, meio fio, pontos de ônibus, iluminação pública - reparação permanente em todo o município com a substituição de mais de 1500 lâmpadas;

 

Elaboração do projeto para pavimentação do acesso ao bairro Campo Verde, ligação dos bairros Campinho e Tânia e pavimentação da Avenida Tancredo Neves em Nova Cabrália.

 

Educação

 

Revitalização das escolas municipais, pintura e manutenção, substituição de ventiladores, capacitação de todos os servidores da secretaria, melhoria da merenda escolar e acompanhamento de nutricionista, visitas pedagógicas nas escolas para acompanhar o nível de ensino e aprendizagem, formação continuada para coordenadores e professores, construção coletiva da proposta pedagógica do município, acompanhamento do Conselho Escolar, formação para plano de carreira e magistério (reformulação e adequação).

 

Meio Ambiente e Agricultura

 

Revisão do código de Meio Ambiente, revisão da lei que criou Conselho do Meio Ambiente, reforma do prédio Casa de Cabral Belmonte, compra de comadores e impressoras e materiais necessários para os trabalhos desenvolvidos no setor, ações de fiscalização e notificações, treinamento de fiscais, criação de hortas nas escolas, apoio e participação no controle de queimadas e desmatamento juntamente com órgãos responsáveis como o IBAMA, CIPPA e INEMA.

 

Novo fluxograma de procedimentos de licença ambiental. Mais transparente e com publicidade, despoluição visual da entrada da cidade até Rio Yaya com retiradas de 179 painéis, pré-projeto do Plano Municipal de Saneamento, contratação de um procurador ambiental com exclusividade.

 

Assuntos Indígenas

 

Aprovação da construção de 150 casas populares em Coroa Vermelha, apoio nos Jogos Indígenas de Coroa Vermelha, aquisição de um carro para dar suporte à comunidade, encaminhamento de projetos ao Governo do Estado referente ao incentivo de artesanato com sementes.

 

Parceria com a Conab para atendimento social a 923 famílias das aldeias, restauração das estradas vicinais, fortalecimento da saúde indígena. Encontro das etnas – Encontro de indígenas de todas as partes da Bahia para discutirem a saúde e educação. Esse encontro deve acontecer de 2 a 3 vezes por ano e conta com a participação de, aproximadamente, duzentos indígenas.