Acontece no próximo sábado (10), o 1º faxinaço de Cabrália no bairro Campinho. O objetivo é combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika, Chikungunya e Febre amarela. Essa é uma iniciativa da prefeitura que acontece por meio da Secretaria de Saúde.

A escolha do bairro Campinho para dar início a essa campanha é devido ao alto índice de infestação do mosquito. A Coordenadora da Equipe de Endemias, Ariane Costa Lôbo, explica que o faxinaço vai causar uma interação entre a comunidade e os agentes de endemias na prevenção da doença: "O dia "D" acontece no sábado à Rua Vista Mar e adjacentes", explica.

A entrega dos kits acontece nessa quinta-feira (08) nos domicílios que irão participar no combate ao mosquito no sábado. Cada kit contêm saco de lixo, luvas e um check list que vai ajudar o morador no momento da limpeza onde o mosquito costuma depositar as larvas.

O mutirão de sábado começa por volta das 08h00. Formado por moradores, agentes de endemias, garis e de mais voluntários, o projeto visa ampliação através de parcerias formadas com as secretarias de Educação (participação dos alunos que irão aprender a identificar os focos e como eliminá-los), Limpeza Pública (garis e caminhão de lixo para ajudar na coleta) e Atenção Básica (identificação de pacientes infectados e encaminhamento à Unidade Básica de Saúde para início do tratamento).

"A intenção é continuar essa ação em 2019 nos outros bairros da cidade, dando prioridade àqueles que têm mais incidência da doença e possivelmente, mais focos do mosquito", conclui o Secretário de Saúde - Bruno Pessoa.
Texto: Jerusa Brandão/JBcomunicação