Subscribe to RSS
23 DE JULHO - 181 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE SANTA CRUZ CABRÁLIA

Notícias Voltar à página inicial

Marqueteiros definem principais adversários e prometem críticas pouco agressivas Marqueteiros definem principais adversários e prometem críticas pouco agressivas(0)

Críticas ao estilo fair play nas campanhas eleitorais para o governo do Estado são prometidas pelos coordenadores de marketing que assessoram os aspirantes à vaga no Palácio de Ondina. Assim como já impregnado nos discursos dos candidatos nos diversos eventos, o que inclui o cortejo do Dois de Julho, eles delinearão, porém, diferentes caminhos e estratégias na agressão. Com uma tática mais propositiva, a senadora Lídice da Mata (PSB) se postará como “terceira via” – entre o “antigo”, ao se tratar de Paulo Souto (DEM), e a “manutenção”, em relação a Rui Costa (PT)–, no pouco tempo de TV, e vai se posicionar como um “caminho novo” mesmo com o rompimento recente do seu partido com o governador Jaques Wagner. “Pelo fato de a sigla ter saído do governo vigente já é uma prova de que Lídice quer outro caminho para a Bahia, com novas ideias. Com isso, os eleitores vão saber claramente quem é Lídice e mostrar os seus diferenciais. Pelo menos é o nosso objetivo”, comentou a coordenadora de marketing da campanha, Karina Terso, em entrevista ao Bahia Notícias. Já o postulante Rui Costa (PT), que contará com maior tempo de propaganda – cerca de 8 minutos –, promete fazer “críticas mais políticas e menos agressivas” ao principal concorrente, Paulo Souto (DEM). “Ele já foi governador duas vezes e deixou um histórico da Bahia com vários problemas. Vamos mostrar o porquê de ele não ter feito mudanças, mas não acho que essas críticas serão o aspecto principal da campanha”, comentou Sidônio Palmeira, marqueteiro da campanha petista. Para ele, Rui Costa é o postulante que vai “mudar mais” o estado ao retomar “o patamar em que Wagner deixou a Bahia, melhor do que antes”. Sem dar muitos detalhes à reportagem, o responsável pela propaganda de Souto, Pascoal Gomes, que já tem no currículo o planejamento para a eleição do prefeito ACM Neto (DEM), em 2012, resumiu qual será o foco este ano. “A campanha estará na rua para fazer encontro com a sociedade. É isso que estamos fazendo agora”, pontuou. Nas três entrevistas, os marqueteiros não quiseram dizer quais os principais temas a serem tratados em suas respectivas corridas eleitorais. 

MUITO OBRIGADO ALEMANHA. CABRÁLIA TE ABRAÇA! MUITO OBRIGADO ALEMANHA. CABRÁLIA TE ABRAÇA!(1)

Nosso muito obrigado a todos os jornalistas de todos os meios de comunicação, especialmente aqueles que de forma independente e jornalistica estiveram presentes fazendo a cobertura da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 aqui em nossa querida Santa Cruz Cabrália, diariamente mostrando ao mundo a seleção da Alemanha muito bem acolhida na Vila de Santo André e as nossas espetaculares belezas naturais, nossa cultura e os hábitos e valores de nosso valoroso povo, uma gente simples, humilde e que carrega consigo os valores da solidariedade, cordialidade, respeito e amor ao próximo.
Hospedamos com muito amor, orgulho e respeito os nossos irmãos da Alemanha durante 33 dias, desde 08/06/2014 Santa Cruz Cabrália; Ba a Terra Mãe do Brasil se tornou a Casa da Alemanha na Copa do Mundo 2014.
Eles irão deixar muitas saudades pelos belos momentos que vivemos juntos em nossa Cidade, mas temos certeza que essas marcas indeléveis que marcaram a ambos Cabrália x Alemanha, muito em breve irão retornar para reviver os momentos memoráveis aqui vividos e que retornem como Campeões da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, pois entre todas as 32 seleções que disputaram o mundial, foi de longe a que melhor se preparou, valorizou, investiu e organizou para essa brilhante conquista.


Parabéns ao povo alemão, parabéns aos jogadores e toda comissão técnica e finalmente parabéns a minha querida e amada Santacruzcabralia Cabralia, e ao seu povo, pela conquista de 514 anos depois de descoberta pelos portugueses, ser redescoberta para o mundo pela Seleção da Alemanha no evento Copa do Mundo Fifa Brasil 2014.

Meta do governo da Bahia é o tratamento bucal de 100% da população indígena Meta do governo da Bahia é o tratamento bucal de 100% da população indígena(0)

(Texto: José Edson de Vasconcelos, Fotos: Toni Ormundo)

O Secretário Estadual da Saúde, Washington Couto, visitou Cabrália no último dia 8, por ocasião dos serviços que estão sendo prestados no município pela Carreta Odontomóvel.

O Odontomóvel é um programa de iniciativa pioneira da Secretaria da Saúde da Bahia (SESAB), composto por 10 conjuntos de equipamentos odontológicos embarcados em uma carreta, de forma que trabalham 10 dentistas ao mesmo tempo, além de outros dentistas e demais profissionais que trabalham em tendas instaladas na parte externa, orientando sobre saúde bucal.

De acordo com a Secretária Municipal da Saúde de Cabrália, Ana Maria, até a manhã do dia 8, penúltimo dos 7 dias de atendimento ininterrupto, já haviam sido feitos 720 atendimentos.

A odontóloga e técnica da Diretoria de Projetos (DIPRO) da SESAB, Cleia Soares, disse que são previstos de 5 a 7 mil procedimentos nos 7 dias. “Nossa previsão é de que, até amanhã, ultrapassaremos a meta de 980 atendimentos”, disse a Secretária, referindo-se aos 490 estudantes de 7 a 15 anos e aos 490 indígenas de todas as idades, previstos para serem atendidos pelo programa.

O Secretário Estadual ressaltou que o trabalho do Odontomóvel não se resume a tratamento dentário. “É tratamento bucal!”, orgulha-se o Secretário, acrescentando que a pessoa que comparece ao Odontomóvel, além de receber orientação sobre saúde bucal, recebe todo tipo de tratamento necessário, sem limite de procedimentos, tudo de graça, incluindo qualquer que seja o material necessário. Para receber todos os procedimentos, alguns pacientes podem permanecer na cadeira de dentista por mais de 1 hora.

Washington disse que, a exemplo do programa “Saúde em Movimento”, que realizou mais de 140 mil cirurgias de catarata; e do programa “Intervenção Domiciliar”, ambos de iniciativa pioneira do Governo da Bahia, sendo que o último acabou por inspirar o Governo Federal a criar o programa de saúde “Melhor em Casa”; o Odontomóvel, iniciado em 2013, também já está inspirando outros estados, como Sergipe, que já visitou a Bahia em busca de informações.

A grande lógica do Odontomóvel, conforme ressalta o Secretário, é que as pessoas são estimuladas a procurar o tratamento, que ocorre de forma itinerante, privilegiando indígenas e escolas rurais, por ser esta uma parcela populacional com maior dificuldade de acesso ao tratamento bucal.

Chegando ao local estabelecido em parceria com as prefeituras, os pacientes fornecem seus dados pessoais necessários ao cadastramento e emissão do Cartão do SUS, caso o paciente não tenha sido cadastrado antes.

Em Cabrália, o setor de informática foi montado em parceria com o Centro de Educação e Inovação Tecnológico, CEIT, que usa seu sistema de conexão de Internet 3 G para interligar 4 computadores da prefeitura a 2 outros computadores da SESAB e aos tablets dos dentistas, para que estes registrem todas as informações relativas aos pacientes.

“Estamos usando os programas de cadastro nacional (CAD SUS) e estadual (SISDIPRO), que fazem parte do sistema de informações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS)”, disse o técnico da SMS, Daílton Monteiro.

 

O Secretário Washington Couto entrou na Carreta Odontomóvel, acompanhado do prefeito Jorge Pontes e da comitiva da prefeitura, agradeceu aos profissionais e disse que por onde passa vem recebendo elogios pelo trabalho deles. Washington disse que o projeto Odontomóvel começou no ano passado, no sudoeste baiano, passando por todas as regiões onde existe população indígena, sendo que aqui no Extremo Sul passou pelos municípios de Prado, Itamaraju, Cabrália, e daqui vai para Porto Seguro, última etapa desta fase do projeto que teve como meta o atendimento a toda a população indígena que necessitou de tratamento.

EMBORA CAIBA RECURSO JUSTIÇA DETERMINA DEPUTADO JÂNIO NATAL INELEGÍVEL POR 5 ANOS EMBORA CAIBA RECURSO JUSTIÇA DETERMINA DEPUTADO JÂNIO NATAL INELEGÍVEL POR 5 ANOS(0)

O juiz federal Alex Schramm de Rocha, da Subseção Judiciária de Eunápolis, acaba de condenar, nesta quita-feira, 03, através de Ação Civil Pública, o ex-prefeito de Porto Seguro, o deputado federal Jânio Natal Andrade Borges, à suspensão de seus direitos políticos por 5 anos, o que afasta o ex gestor das eleições deste ano, sob a acusação de improbidade administrativa.

Juntamente com o ex-prefeito, tiveram seus direitos políticos cassados por igual período Carlos Renato da Silva Antunes, Ademir Teles Valiense e Verônica Rosa Pereira, integrantes da Comissão de Licitações quando Jânio era prefeito, tendo ainda sido condenadas as empresas Help Ling Comércio e Serviços de Informática Ltda e a Samóveis – Sales Afonso Indústria e Comércio Ltda.

Entenda o caso

O ex-prefeito e os integrantes da Comissão, bem como as referidas empresas, foram condenados sob a acusação de fraudes e irregularidades no processo licitatório decorrente do convênio nº 042/20054, firmado entre a Prefeitura de Porto Seguro e o Ministério das Comunicações, cujo objeto seria a implantação e a execução de um programa de inclusão digital.

De acordo com a denúncia protocolada pelo Ministério Público Federal, teriam sido destinados R$ 217.153,00 para execução do programa, e que nunca foi colocado em prática pelos ex-administradores, embora, após Jânio ter conhecimento da investigação desencadeada pelo MPF, o dinheiro ter sido devolvido aos cofres públicos.

Porém, no entendimento do magistrado, o simples ressarcimento dos recursos ao erário não tem o condão de absolver os acusados das práticas de superfaturamento, estimado em torno de 288,9% , quando comparado com os valores praticados no mercado. Para o juiz, além do superfaturamento, houve direcionamento na licitação, uma vez que as outras duas empresas que teriam participado da mesma sequer comercializavam os itens licitados.

Conluio

Ainda segundo o juiz Alex de Rocha, ” com feito, o conluio entre os acusados com o intuito de fraudar o caráter competitivo do certame, direcionando o resultado da licitação para uma única empresa, de forma a beneficiá-la com a oferta de produtos superfaturados, foi devidamente comprovada pelos documentos, configurando, portanto, ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário, nos termos do disposto no art. 10, I, da lei nº 8,429/92. Conclui-se, assim, que Jânio Natal Andrade Borges não só tinha ciência de todos os atos, como participou efetivamente, dentro de sua esfera de competência, das irregularidades constatadas nos autos”, destacou o magistrado em sua sentença.

Assim posto, cada um dos réus, além de terem seus direitos políticos cassados, foram ainda condenados ao pagamento de multa civil de 20% (vinte por cento), cabendo cada um pagar a quantia de R$ 57.974,85,  estando ainda impossibilitados de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo prazo de 5 anos.

A inelegibilidade de Jânio Natal

Com tal decisão, embora ainda caiba recurso, o deputado federal Jânio Natal encontra-se impedido de participar da disputa eleitoral desta e da próxima eleição. Veja, abaixo, parte da decisão que tornou o deputado inelegível pelos próximos 5 anos.

                   

POR TOPA TUDO NEWS

Odontomóvel chega a Cabrália para atender rede pública de saúde Odontomóvel chega a Cabrália para atender rede pública de saúde(1)

A carreta ”Odontomóvel” iniciou atendimentos no município de Cabrália, na manhã desta quinta-feira, 3. Os serviços oferecidos são de saúde bucal para os cabralienses, numa ação da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo da Bahia.

A unidade móvel fica em Santa Cruz Cabrália, até o dia 10 de Julho. O “Odontomóvel” oferece vários serviços, numa carreta equipada de moderna tecnologia, para atendimento simultâneo de 10 dentistas.

A carreta está estacionada ao lado da Praça do Coração, com estrutura capaz de oferecer tratamento completo (extração, restauração, remoção de tártaro).
O programa é destinado à população baiana. Tem o objetivo de ampliar o acesso à assistência odontológica em municípios do estado da Bahia, onde há carência desse serviço.

O atendimento da Carreta Odontomóvel é uma parceria com o Governo da Bahia. Segundo a Secretária de Saúde do municipio, Ana Maria Lacerda, “esta é uma iniciativa que leva saúde a quem mais precisa, por meio de ações da Prefeitura de Cabrália”, conclui a secretária.

O Prefeito de Cabrália, Jorge Pontes, destacou que foi garantida toda a logística para a carreta atender os cabralienses. “Uma marca característica do nosso governo é apoiar as ações que beneficiem o povo. Não foi diferente com a equipe do odontomóvel, que está recebendo toda a estrutura necessária no nosso município”, afirmou o Prefeito.

 

Rivais unidos em nome do poder Rivais unidos em nome do poder(0)

Não é difícil escutar o ditado “política é como as nuvens”. De fato, as costuras políticas são sempre uma interrogação. Às vezes, rivais históricos se transformam em melhores aliados. Muitas vezes, alianças que ora pareciam impossíveis, são feitas confundindo a cabeça do eleitor. Um breve levantamento em algumas regiões do Estado, é possível observar que muitas composições estão sendo feitas entre rivais políticos para o pleito estadual deste ano, visando a manutenção dos grupos no poder.
A composição de alianças entre rivais políticos é passível de surgir entre grupos mais inesperados. Da Costa do Descobrimento, ex-adversários políticos, Helio de Paula e Agnelo Junior se aliaram para, este ano, apresentar uma “nova opção” para os eleitores.

Inauguração de obras trazem novos horizontes para pescadores do Sul da Bahia Inauguração de obras trazem novos horizontes para pescadores do Sul da Bahia(0)

Os moradores das colônias de pescadores de Belmonte (Z-21) e de Santa Cruz Cabrália (Z-51), no Sul da Bahia, mais do que pescando peixes, estão redescobrindo no mar e em terra firme a oportunidade de vislumbrar novos horizontes para as suas comunidades. Graças a uma parceria entre Veracel Celulose e as prefeituras destes municípios, no último dia 11/06 foram inauguradas quatro importantes obras que beneficiarão a atividade pesqueira na região. Essas obras fazem parte do programa socioambiental da Veracel de apoio à atividade pesqueira, em atendimento ao licenciamento ambiental do Terminal Marítimo de Belmonte (TMB) junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais e Renováveis (Ibama).

Com um investimento de mais de meio milhão de reais, a Veracel financiou a construção de uma fábrica de gelo, uma rampa de acesso para o embarque e desembarque dos mais variados tipos de embarcações e a reconstrução do atracadouro para barcos, em Belmonte. Além disso, foi construído um atracadouro para barcos para os pescadores do município de Santa Cruz Cabrália. “Antes tudo era feito com muita dificuldade e agora isso mudou. Podemos fazer nossas atividades com muito mais segurança e dignidade”, afirma Antônio Justiniano Monteiro de Aquino, presidente da Colônia de Pescadores e Aquicultores de Belmonte. “Isso é a realização de um sonho antigo de todos nós e que vai nos ajudar por muitos anos”, acrescenta a presidente da Colônia de Pescadores e Aquicultores de Santa Cruz Cabrália, Cleonice Aragão.

De acordo com o diretor de Operações da Veracel, Ari Medeiros, a concretização destas obras é fruto de um diálogo constante que a Veracel vem desenvolvendo com todas as comunidades em que promove suas operações. “Para nós da Veracel, um relacionamento só tem sucesso quando ambos os lados aprendem a ouvir e a falar, sabendo compreender no equilíbrio as necessidades e limitações de cada parte. E é este equilíbrio entre a Veracel e os pescadores locais que tem contribuído para o desenvolvimento da nossa região”, afirma o diretor.

O coordenador de Controle Ambiental da Veracel, Tarciso Matos, recebeu uma homenagem dos pescadores de Santa Cruz Cabrália pela parceria e pelos trabalhos desenvolvidos na comunidade e foi contemplado com o título de “Membro da Comunidade Pesqueira de Santa Cruz Cabrália”. “Há cerca de quatro anos, iniciamos o diálogo com essas comunidades pesqueiras e isso se transformou em um bom relacionamento. Essa é a consagração de que estamos seguindo no caminho certo”, declarou emocionado.

Os eventos de inauguração aconteceram nas Colônias de Pescadores de Belmonte e Santa Cruz Cabrália e contaram com a presença de representantes da Veracel, autoridades locais, pescadores e comunidades dos dois municípios.

Comando da Caema muda provisoriamente para Santa Cruz Cabrália Comando da Caema muda provisoriamente para Santa Cruz Cabrália(0)

A Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica (Caema), grupo especial da Polícia Militar da Bahia (PMBA) está sediada provisoriamente na cidade de Santa Cruz Cabrália.

A sede desde a sua fundação, há 10 anos, sempre foi no povoado de Poço da Mara, Município de Nova Viçosa.

A transferência que ocorreu nesta terça-feira (03/06) foi feita visando reforçar a segurança nas cidades de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, que vão sediar centros de treinamentos das seleções da Alemanha e Suiça, durante a participação de ambas na Copa do Mundo Fifa 2014.

De acordo com o site Teixeira News, que cita o major Anacleto França, comandante da Caema como fonte, desde o último dia 15 de maio a unidade da PM “passou a operar com mais prontidão nas cidades de Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro e Belmonte por determinação do Estado. E a parir de hoje [dia 3], o comando com 50% do seu efetivo, deixa o seu quartel de origem em Posto da Mata e segue para somar com o recém chegado efetivo de Salvador para estabelecer patrulhamentos nas áreas que as seleções da Alemanha e Suíça se hospedarão”.

Conheça os Centros de Treinamento da Alemanha, Suíça e Croácia na Bahia Conheça os Centros de Treinamento da Alemanha, Suíça e Croácia na Bahia(1)

Por Djalma Britto Pontes

As seleções da Alemanha, Suíça e Croácia escolheram a Bahia para hospedar as suas delegações para se prepararem para disputar a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014

Importante polo de atração de turistas pelas belezas naturais, a Costa do Descobrimento, no sul do estado, chamou a atenção dos estrangeiros. Com chegada prevista para o início do mês de junho, as seleções da Alemanha e da Suíça escolheram as cidades de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, respectivamente, para abrigar os CTS (Centros de Treinamento das Seleções).

Com chegada prevista para o dia 8 de junho, a seleção alemã ficará hospedada no vilarejo de Santo André, na cidade de Santa Cruz Cabrália. Os jogadores e comissão técnica ficarão no Campo Bahia, empreendimento criado especialmente para recebê-los. Para o alojamento, foi criado uma espécie de condomínio residencial, onde ficarão atletas e comissão técnica durante a permanência no Brasil, que conta com o setor de apoio e serviços como restaurante exclusivo e comodidades para os estrangeiros

O Campo Bahia fundou um espaço que vai abrigar, além do campo, uma área específica para treinamento do goleiro, vestiários, escritórios para comissão técnica, sala de massagem, lounge de lazer para os jogadores, academia, um cômodo específico para o tratamento com gelo para os atletas.

Uma pequena arquibancada ao lado do campo deve receber e imprensa e torcedores que forem conferir os treinos.

O gramado onde treinarão os alemães recebeu tratamento especial e avaliação internacional.

O estádio de Porto Seguro vai receber os treinos da seleção suíça e para isso recebeu R$ 4,2 milhões em investimentos dos governos Estadual e Federal. Com arquibancadas reformadas, iluminação mais moderna e novos vestiários, o espaço tem capacidade para receber mil pessoas, mas para a Copa ganhou uma estrutura que aumenta a altura dos muros para impedir que os treinos sejam vistos.

A delegação da suíça também ficará hospedadas na Costa do Descobrimento, em três núcleos isolados do La Torre Resort, em Porto Seguro.

Os jogadores ficarão isolados na Vila La Torre, uma espécie de condomínio com pequenas casas de dois quartos. No local, os suíços vão poder aproveitar a piscina própria e academia montada especialmente para a delegação.

A seleção também contará com um restaurante exclusivo e um cardápio preparado especialmente para eles e algumas modificações foram feitas.

O diretor do resort, Luigi Rotunno, conta que os suíços “exigiram toalhas de mesa especiais e pediram que a iluminação e temperatura do restaurante fossem alteradas, porque o ambiente foi considerado aconchegante demais”.

A seleção da Croácia preferiu ficar próximo da capital baiana e escolheu a Praia do Forte, em Mata de São João, na região metropolitana.

CLIQUE AQUI E VEJA A MATÉRIA DO SBT SOBRE CABRÁLIA

CLIQUE AQUI E VEJA A MATÉRIA DA GLOBO EM SANTA CRUZ CABRALIA

Alemanha conclui alojamento em Santo André Alemanha conclui alojamento em Santo André(0)

As obras do “Campo Bahia”, complexo que receberá a seleção alemã em Santa Cruz Cabrália, no sul do estado, foram concluídas neste sábado (31), apenas cinco meses após seu início.

Segundo o diário alemão Bild, o mais vendido no país, a decisão de criar o projeto – localizado na Vila Santo André – surgiu porque a Federação Alemã de Futebol (DBF, na sigla original) não ficou satisfeita com os hotéis próximos às sedes onde a equipe jogará (Salvador, Fortaleza e Recife, na primeira fase).

Por isso, optaram pela construção do complexo de catorze casas e piscina em frente ao mar para atletas e comissão técnica. Nas últimas semanas, de acordo com a revista Veja, nas últimas semanas os funcionários chegaram a trabalhar 16 horas diárias.

“Os primeiros visitantes do Campo Bahia já chegaram e se hospedaram. Tudo está pronto”, declarou ao Bild o empresário Tobias Junge, responsável por reunir as empresas que financiaram a obra.

O primeiro jogo da Alemanha na Copa será contra Portugal na própria Bahia, mas em Salvador, a cerca de 700 quilômetros da base alemã.

Os voos dos alemães deverão partir do aeroporto de Porto Seguro, que fica a 45 minutos da concentração que foi chamada de “Campo Bahia”.

MOSTRE AQUI SEU PRODUTO

banner

 Powered by Max Banner Ads 

Contatos e informações

Redes Sociais

Categorias mais populares

© 2013 Cabrália Noticia Desenvolvido por Jeansart Todos os Direitos reservado.