Subscribe to RSS
Evento Festivo Cultural... Música ao Vivo, Shows, Comidas Típicas... Um Domingo da Família, dos Jovens e Crianças... Um evento para todas as idades !...AGUARDEM

Notícias Voltar à página inicial

Dezenas de estudantes participam do 1° Encontro Municipal de Grêmios Dezenas de estudantes participam do 1° Encontro Municipal de Grêmios(0)

O Conselho Municipal da Juventude de Santa Cruz Cabrália promoveu na manhã de sábado, 11, na Pousada Mutary, o 1° Encontro Municipal de Grêmios que reuniu o Prefeito Jorge Monteiro Pontes(PT), o vice-prefeito Aleixandre Leite, o presidente da Câmara de Vereadores Luciano Monteiro, o vereador Aruã, secretários Fernando Oliveira(Turismo) e Marcão(agricultura), os presidentes; Thais Celina(CEPTS), Andressa(Escola Nair), Leticia Souza(Escola Victurino), Thaina(Escola Indigena), A. Anjos(UJS), Nadson Rodrigues(ABES), jovens estudantes de várias entidades escolares da cidade.

“Estamos bastante satisfeitos, plenária lotada, os jovens realmente atenderam o nosso chamado e estão aqui participando, discutindo propostas em busca de um objetivo comum que é uma escola melhor para todos,” comentou o presidente da UMESC Caique Mendes.

O prefeito Jorge Pontes disse que os grêmios é uma questão de respeito à juventude. “Estamos dando a oportunidade para que os jovens expressem seus valores e talentos. Estamos preparando a cidade para o futuro dando a oportunidade dos jovens de estudarem, se qualificarem, trabalharem, constituir família. Com os grêmios formamos cidadãos críticos, responsáveis e provocadores, que irão cobrar mudanças e serem líderes na nossa sociedade. Quem sabe um dos nossos jovens de Cabrália não poderão se tornar prefeitos, governadores, ou até mesmo presidentes do nosso país, fazendo a diferença para toda a nação”, enaltece Jorge.

Para a presidente da Câmara dos Vereadores, Luciano Monteiro, eventos como esse ajudam a reconstruir o movimento estudantil do município. “O grêmio é um canal de diálogo entre estudantes e gestão, formar o grêmio na escola é sinônimo de busca de melhorias para todos,” comentou.

Segundo o vice-prefeito Alexandre Leite, quando um jovem participa de movimentos que contribuem para o seu desenvolvimento político e intelectual , formam-se pessoas mais críticas e esclarecidas. “Os estudantes precisam ter a consciência de que unidos ele têm mais força e mais voz, este é o momento de lutar cada vez mais por uma escola melhor,” disse.

O secretário de Turismo durante sua fala disse: “Quando a gente escreve no plano de gestão municipal que queremos formar cidadãos críticos, autônomos, criativos, responsáveis e solidários, na verdade estamos querendo dizer, protagonistas da própria história e da comunidade em que vive. O que temos ao realizar os grêmios é que vamos formar cidadãos de bem, capazes de atuar na sociedade com ética, responsabilidade, lutando pela justiça e pelos valores humanos. Essa é uma conquista muito grande. É outro jeito de fazer uma educação, estamos educando para formar agentes de transformação para a sociedade.

Encerrando o evento, o vereador Aruã apresentou a lei que cria o Conselho e Fundo Municipal da Juventude, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo Jorge Monteiro Pontes, onde foi muito aplaudido pelos jovens que fizeram várias self com as autoridades presentes.

 

Agnelo garante que PSD fica mais forte em Cabrália Agnelo garante que PSD fica mais forte em Cabrália(0)

O Partido Social Democrático – PSD de Cabrália fica mais forte após estas eleições garante o seu Presidente Municipal Agnelo. Elegemos Robério Oliveira Deputado Estadual com uma votação expressiva (2.966 votos) elegemos o Deputado Federal Paulo Magalhães e o nosso Presidente Estadual do PSD Otto Alencar para Senador da Republica com grande votação em Cabrália. Vemos que em 2016 o partido social democrático vem forte para as eleições municipais, garante Agnelo.

Locais no município de Santa Cruz Cabrália em que o eleitor poderá votar Locais no município de Santa Cruz Cabrália em que o eleitor poderá votar(0)

Por Djalma Britto Pontes

O povo participa diretamente do governo quando escolhe seus dirigentes e representantes legítimos, quando exerce seu direito de cidadão através do voto consciente. Sem voto não há eleição e eleitos. Sem eleitos diretamente pelo voto não há democracia (governo do povo).

Voto consciente é aquele pensado, refletido; tomado e decidido com responsabilidade. É aquele que o eleitor sabe por que está votando.

E é nesse sentido que chamamos à atenção, em especial do povo CABRALIENSE que mais uma vez estará diante de uma responsabilidade de imensa grandeza.

Embora alguns usem a regra de votar no candidato que o favoreça em particular através de aquisição de pequenos bens ou ainda outras maneiras supérfluas, é muito importante que todos saibam e tenha prevenções em apoiar aqueles que tenha reais condições  de cumprir inteiramente com as promessas apresentadas.

Assim, há pouco menos de 5 dias para as eleições, é muito importante que a população cabraliense analise mais uma vez de forma responsável, fazendo sua parte na busca pelo desenvolvimento do nosso pequeno município.

LOCAIS DE VOTAÇÃO

 

Oposição transforma ação social do governo em palanque eleitoral Oposição transforma ação social do governo em palanque eleitoral(0)

Na última quinta-feira, 18/09, o diretor técnico da Bahia Pesca, Gilvan Lima, juntamente com seu gerente de aquicultura Flávio Souza e seu gerente de pesca Pantaleão, vieram a Cabrália e entregaram 6 pequenos barcos de pesca fluvial à comunidade pesqueira.

Os barcos fazem parte da doação de um total de 30 unidades que vêm sendo solicitados pela comunidade pesqueira de Cabrália desde 2010, quando ocorreu uma reunião na Reserva Extrativista (Resex) de Canavieiras, sendo o pleito aprovado pela Bahia Pesca.

 

De acordo com o chefe da unidade regional da Bahia Pesca, sediada em Eunápolis, José Carneiro Neto, a doação é proveniente de amplo programa do Ministério da Pesca, em convênio com as secretarias estaduais “do Desenvolvimento e da Integração Regional” e “da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura”.

O que não ficou claro foi o motivo pelo qual o diretor técnico da Bahia Pesca montou um palanque para que o ato fosse celebrado como uma ação do ex-candidato a prefeito de Cabrália, Hélio de Paula, derrotado por Jorge Pontes nas eleições de 2012.

Hélio, tradicional partidário de Paulo Souto, atual concorrente de Rui Costa e de outros candidatos ao governo da Bahia, aproveitou seu discurso para alfinetar o atual gestor de Cabrália, chegando até a pedir desculpas pelos excessos, embora não tenha citado o nome de nenhum candidato das atuais eleições.
A propaganda eleitoral de oposição ficou ainda mais caracterizada pela presença em massa de carros de som e de outros veículos adesivados com candidatos da direita baiana que circunstancialmente “apoiam” Rui Costa, especialmente Hernanda, Robério, Paulo Magalhães e Mário Negromonte Júnior, filho do atual dirigente maior da Bahia Pesca, entregue pelo governo ao Partido Progressista (PP), em nome da governabilidade.

De acordo com o Superintendente de Pesca da Prefeitura de Cabrália, Cláudio Xepa, dos 6 barcos entregues à Colônia dos Pescadores de Cabrália (Z 51), 1 deve ficar na Colônia, 1 deve ser entregue à Associação dos Pescadores de Guaiú e outro a Associação dos Pescadores de Santo Antônio, todos para uso coletivo, com prioridade para mulheres marisqueiras.
Os outros 3 barcos devem ser distribuídos individualmente a pescadores, também com prioridade para marisqueiras, devendo para isto ser formado um comitê que estabeleça os critérios e analise as solicitações das pessoas interessadas.
Os barcos vieram com motor de rabeta e equipamentos de segurança.

Câmara Municipal de Cabrália realiza eleição da Mesa Diretora Câmara Municipal de Cabrália realiza eleição da Mesa Diretora(0)

A Câmara Municipal de Santa Cruz Cabrália, em sessão realizada nessa sexta-feira (19), elegeu a nova mesa diretora da Casa para o biênio 2015-2016. Foi registrada apenas uma chapa, que foi eleita por oito votos válidos e dois em branco pelos dez vereadores presente a sessão.

A chapa eleita foi a seguinte:
Presidente: Luciano Peixoto Monteiro.
Vice-Presidente: Gerdion Santos do Nascimento.
1ª Secretária: Rita Soraia Pereira Alves.
2º Secretário: Alcides Leal de Abreu Filho.

Após a votação, os vereadores que compõem a chapa eleita agradeceram aos demais vereadores pelos votos. O presidente reeleito Luciano Peixoto Monteiro(PT), franqueou a palavra, ao vereadores que utilizaram a tribuna onde ressaltaram a união dos vereadores e desejaram sucesso ao presidente eleito.

Em seu discurso como novo presidente da Casa de Leis, Luciano defendeu o fortalecimento e a liberdade de atuação do Poder Legislativo Municipal, a harmonia e o trabalho em parceria, visando a busca de soluções para os problemas que, porventura, surgirem no decorrer de seu mandato. “Agradeço a Deus pela oportunidade, aos meus familiares e amigos que confiaram e me reelegeram para trabalhar em benefício de nossa cidade, o que farei com muita honra”, disse. Fez questão de mostrar que está afinado com o prefeito e sua equipe e demonstrou confiança de que as coisas estão acontecendo no caminho certo e que vai insistir sempre no diálogo e na verdade. Finalizando agradeceu a lealdade dos servidores com quem trabalha, e aos presente.

Após a sessão na Câmara, os presentes dirigiram-se ao Hotel Cabrália Baia, onde foi servido um jantar de comemoração da eleição da mesa diretora.

Câmara de Vereadores de Cabralia realiza sexta-feira eleição para Mesa Diretora Câmara de Vereadores de Cabralia realiza sexta-feira eleição para Mesa Diretora(0)

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz Cabrália realiza na noite desta sexta-feira (19) a eleição antecipada para o biênio 2015/2016.
O vereador Luciano Monteiro (PT), atual presidente disputará a presidência pela bancada governista.
Nossa reportagem não conseguiu saber ser a oposição ao governo apresentará chapa.

Alegria, patriotismo e diversidade marcaram o desfile estudantil alusivo ao Dia 7 de setembro Alegria, patriotismo e diversidade marcaram o desfile estudantil alusivo ao Dia 7 de setembro(1)

A data que celebra a Independência do Brasil foi comemorada em Santa Cruz Cabrália com desfile estudantil na Praça do Povo, neste domingo, 7. O evento, organizado pela Secretaria de Educação do município, reuniu 24 das 32 escolas do municipio. Milhares de pessoas prestigiaram o desfile na cidade que teve como tema os estados brasileiros.

Para a secretária de Educação, Sandra Regina, as unidades escolares deram exemplo de comprometimento e civismo durante as apresentações. “Isso é resultado do envolvimento dos alunos e professores, do trabalho desenvolvido nas escolas e que colabora para a formação cívica dos nossos alunos”, ressaltou.

Durante a passagem dos estudantes, o prefeito do município, Jorge Pontes, também ressaltou a participação dos alunos, assim como da população que prestigiou o desfile. “As comemorações pela pátria resgatam a capacidade de entendermos o significado de amor pelo País. Um é um ato de civismo muito importante”, frisou.

O público prestigiou

Milhares de pessoas foram assistir ao desfile de 7 de setembro.

Celso pequeno empresário no município levou toda família para ver o desfile. Para ele, participar do momento cívico é uma forma de incentivar o patriotismo nas crianças. “Acho que muitas criança que hoje estão aqui nunca tinha visto um desfile, acho importante manter a tradição, não deixar morrer essa demonstração de respeito à pátria”, frisou.

Participação

Além do prefeito Jorge Pontes e da secretária Sandra Regina, prestigiaram o desfile o vice-prefeito Alexandre Leite, o presidente da Câmara de Vereadores Luciano Monteiro; o comandante do 4º Batalhão em Cabrália Capitão Uendel Bonfim, secretários; Humberto Vasconcelos, Fernando Oliveira, Marcos Santana, Terezinha Almeida, Mariléia Monteiro, o superintende de Coroa Vermelha Célio Oliveira, diretores de departamentos do municipio.

Finalizando o desfile a fanfarra da cidade de Itamaruju deu show de evolução e música.

Veja nossas galeria de fotos das escolas que desfilaram neste 7 de setembro de 2014.

GALERIA 01

GALERIA 02

GALERIA 03

Coroa Vermelha: Homem toca fogo em quase a metade do ‘shopping dos índios’ Coroa Vermelha: Homem toca fogo em quase a metade do ‘shopping dos índios’(0)

Quase metade das lojas que comercializam artesanatos indígenas em Cora Vermelha, município de Santa Cruz Cabrália, foram destruídas na madrugada desta sexta-feira (05) por um incêndio criminoso.

O Corpo de Bombeiros não conseguiu conter o avanço das chamas – já que o vento estava muito forte e o material usado na construção das lojas – piaçava e madeira, também contribuiu para a propagação.

Segundo a Polícia Militar, o autor do crime já foi identificado. Seria um jovem, morador da comunidade, que teve um surto psicótico. Ainda segundo a informação, o suspeito, que está foragido, utilizou gasolina para provocar o incêndio.

Revoltados, populares foram até a casa do pai do acusado para tentar linchá-lo. A PM foi acionada e conteve a confusão. O local onde as barracas estão instaladas é conhecido como ‘shopping dos índios’, perto de onde teria sido realizado a primeira missa do Brasil. Mais de 30 lojas foram destruídas.

Obras de recapeamento da rodovia 367 começa a ser feita em Cabrália Obras de recapeamento da rodovia 367 começa a ser feita em Cabrália(2)

As obras de recapeamento de asfalto do trecho da 367 entre Santa Cruz Cabrália e Eunápolis teve inicio neste final de semana. A obra esta bastante avançada, e será retirado os quebra-molas, para instalação de radares no trecho da rodovia. A instalação das lombadas eletrônicas faz parte das obras de recuperação, restauração e manutenção da BR 367, conforme uma placa do Ministério dos Transportes colocada desde 2013 na beira da estrada, o recapeamento dos 84,2 quilômetros do trecho que se estende de Cabrália até Eunápolis, segundo a assessoria do Dnit, ainda não há data marcada para a inauguração do novo redutor de velocidade.

Em Cabrália serão instaladas pelo menos sete lombadas eletrônicas, sendo quatro no trecho entre Coroa Vermelha e o centro de Cabrália, onde este ano foram registrados diversos acidentes. Já está sendo preparada a instalações de redutores eletrônicos em Coroa Vermelha; em frente ao hospital de Cabrália; na entrada para o bairro Campo Verde; em frente à entrada principal do bairro Nova Cabrália; e na entrada do centro de Cabrália.

Esse projeto que também contou com o incentivo do presidente da Câmara de Vereadores Luciano Monteiro, do secretario de infraestrutura do município Humberto Vasconcellos, depois de várias reuniões com o prefeito Jorge Pontes e do vice-prefeito Alexandre Leite.

Soldados são homenageados com missa pelo seu dia Soldados são homenageados com missa pelo seu dia(1)

25 de agosto é comemorado o dia do soldado. Este dia é especialmente dedicado para homenagear o herói militar brasileiro, Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias. Esta data é sempre celebrada em 25 de agosto, data do nascimento de Caxias.

Ao longo do século XX, esta data foi perdendo a sua popularidade e não mais é um dia público de festividade, nem mesmo são mais organizadas paradas militares em sua honra. Atualmente a data escolhida para homenagear as forças armadas brasileiras é o dia 7 de setembro, quando é comemorado a independência do Brasil de Portugal, ou no dia 15 de novembro, data em que se comemora a Proclamação da República. Em ambos os eventos, podem ocorrer paradas militares.
Em Cabrália também não aconteceu parada militar e sim uma missa em ação de graças celebrada pelo padre Manoel Ferreira dos Santos, pároco da comunidade Nova Cabrália, que celebrou a missa na Igreja Nossa Senhora Aparecida também em Cabrália.

A celebração iniciou com a leitura de um texto homenageando os soldados presentes e a todos os soldados brasileiros. Durante a celebração em seu sermão o padre enalteceu e homenageou a corporação da Polícia Militar e todas as categorias de soldados da PM e das Forças Armadas.

No final, todos cantaram o hino Nacional. Entre os homenageados estavam: Coronel Serpa(representando o 8º Batalhão que tem o comando das três cidades da Costa do Descobrimento), Dra. Eva(delegada substituta da Policia Federal), Investigador Vitor Hugo dos Santos(representando a Policia Civil). Entre as autoridades civis estavam: O vice-prefeito de Cabrália Alexandre Leite(representando o prefeito Jorge Pontes), a prefeita de Porto Seguro Claudia Oliveira, acompanhada do seu esposo Robério Oliveira, o presidente da Câmara de Vereadores de Cabrália Luciano Monteiro, juntamente com o vereador Evaí Fonsêca, líder do governo na Câmara Municipal de Porto Seguro.

O vice-prefeito Alexandre Leite, em nome do prefeito Jorge Pontes, parabenizou a cada um de forma muito especial e individualizada pelo dia do soldado, e desejou que o Senhor Deus, Todo Poderoso, continue a iluminar e proteger com suas bênçãos sem medida.
A você militar da costa do descobrimento, do soldado mais moderno ao coronel mais antigo, obrigado pela sua fiel contribuição em tornar possível o convívio social de forma harmônica e pacífica e pela presteza com a qual tem desenvolvido seu trabalho.
Ressalto que sem você, sem seu inestimável sacerdócio, nossa Polícia Militar e civil não existiria, não seria essas Instituições tão respeitada e a sociedade já teria sucumbido ao crime e à desordem. Continue nessa gratificante luta e conte sempre com este município.

A prefeita de Porto Seguro Claudia Oliveira em suas palavras disse: “Me alegra a oportunidade de estar aqui hoje nessa homenagem a todos os soldados que fazem parte do Exército pelo seu grandioso dia e em especial aos que desempenham as suas atividades em solo deste três munícipio que compõe a costa do descobrimento. Porque soldados são todos aqueles que integram as fileiras do Exército e para sempre, independente da patente que ostentam em suas fardas”, destacou a prefeita.

O tenente-coronel Valter Serpa comandante da 8ª Batalhão da PM disse se sentir emocionado. “Quero agradecer a paróquia de Nossa Senhora Aparecida na pessoa do padre Manoel, por ter nos prestado esta homenagem pelo dia do soldado, 25 de agosto que de maneira em geral é comemorado em prol do soldado do Exército. Mas todo aquele que exercer atividade militar de servidor, acaba comemorando como é o caso aqui hoje, que juntamente com policia civil, federal, policiais e oficiais, recebendo as bênçãos da comunidade de Santa Cruz Cabrália que nesta manhã reverenciou e enalteceu o trabalho do soldado que está trabalhando no dia a dia para proteger o cidadão, é um dia de alegria para todos nós e com certeza temos muito a agradecer a comunidade por esta homenagem”, disse o tenente-coronel.

O padre Manoel falou sobre a realização da missa. “Um dos interesses que nós temos é resgatar a cultura brasileira, o soldado militar convive conosco na sociedade civil, percebemos que os anos se passam e ninguém presta uma homenagem ou reza por esta classe que trabalha em benefício da população e as vezes temos uma imagem muito distorcida. O objetivo nosso foi primeiro celebrar louvar a Deus por este dia do soldado e segundo prestar uma homenagem cristã à estas pessoas homens e mulheres que nos prestam um serviço muito peculiar de segurança, colocando as suas vidas em risco, com salários baixos etc. Queremos dizer para eles que estamos do lado deles e sabemos o valor que esta categoria tem para a nossa sociedade”, concluiu padre Manoel.
A comemoração terminou com um delicioso café da manhã, foi um momento de conhecimento e de contato com outros soldados e a comunidade presente, podendo assim conversar e trocar informações sobre a função e de outros interesse.

 

MOSTRE AQUI SEU PRODUTO

banner

 Powered by Max Banner Ads 

Contatos e informações

Redes Sociais

Categorias mais populares

© 2013 Cabrália Noticia Desenvolvido por Jeansart Todos os Direitos reservado.