Subscribe to RSS
DIA 12 DE SETEMBRO JULIO NASCIMENTO EM BARROLÂNDIA

Notícias Voltar à página inicial

Soldados são homenageados com missa pelo seu dia Soldados são homenageados com missa pelo seu dia(1)

25 de agosto é comemorado o dia do soldado. Este dia é especialmente dedicado para homenagear o herói militar brasileiro, Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias. Esta data é sempre celebrada em 25 de agosto, data do nascimento de Caxias.

Ao longo do século XX, esta data foi perdendo a sua popularidade e não mais é um dia público de festividade, nem mesmo são mais organizadas paradas militares em sua honra. Atualmente a data escolhida para homenagear as forças armadas brasileiras é o dia 7 de setembro, quando é comemorado a independência do Brasil de Portugal, ou no dia 15 de novembro, data em que se comemora a Proclamação da República. Em ambos os eventos, podem ocorrer paradas militares.
Em Cabrália também não aconteceu parada militar e sim uma missa em ação de graças celebrada pelo padre Manoel Ferreira dos Santos, pároco da comunidade Nova Cabrália, que celebrou a missa na Igreja Nossa Senhora Aparecida também em Cabrália.

A celebração iniciou com a leitura de um texto homenageando os soldados presentes e a todos os soldados brasileiros. Durante a celebração em seu sermão o padre enalteceu e homenageou a corporação da Polícia Militar e todas as categorias de soldados da PM e das Forças Armadas.

No final, todos cantaram o hino Nacional. Entre os homenageados estavam: Coronel Serpa(representando o 8º Batalhão que tem o comando das três cidades da Costa do Descobrimento), Dra. Eva(delegada substituta da Policia Federal), Investigador Vitor Hugo dos Santos(representando a Policia Civil). Entre as autoridades civis estavam: O vice-prefeito de Cabrália Alexandre Leite(representando o prefeito Jorge Pontes), a prefeita de Porto Seguro Claudia Oliveira, acompanhada do seu esposo Robério Oliveira, o presidente da Câmara de Vereadores de Cabrália Luciano Monteiro, juntamente com o vereador Evaí Fonsêca, líder do governo na Câmara Municipal de Porto Seguro.

O vice-prefeito Alexandre Leite, em nome do prefeito Jorge Pontes, parabenizou a cada um de forma muito especial e individualizada pelo dia do soldado, e desejou que o Senhor Deus, Todo Poderoso, continue a iluminar e proteger com suas bênçãos sem medida.
A você militar da costa do descobrimento, do soldado mais moderno ao coronel mais antigo, obrigado pela sua fiel contribuição em tornar possível o convívio social de forma harmônica e pacífica e pela presteza com a qual tem desenvolvido seu trabalho.
Ressalto que sem você, sem seu inestimável sacerdócio, nossa Polícia Militar e civil não existiria, não seria essas Instituições tão respeitada e a sociedade já teria sucumbido ao crime e à desordem. Continue nessa gratificante luta e conte sempre com este município.

A prefeita de Porto Seguro Claudia Oliveira em suas palavras disse: “Me alegra a oportunidade de estar aqui hoje nessa homenagem a todos os soldados que fazem parte do Exército pelo seu grandioso dia e em especial aos que desempenham as suas atividades em solo deste três munícipio que compõe a costa do descobrimento. Porque soldados são todos aqueles que integram as fileiras do Exército e para sempre, independente da patente que ostentam em suas fardas”, destacou a prefeita.

O tenente-coronel Valter Serpa comandante da 8ª Batalhão da PM disse se sentir emocionado. “Quero agradecer a paróquia de Nossa Senhora Aparecida na pessoa do padre Manoel, por ter nos prestado esta homenagem pelo dia do soldado, 25 de agosto que de maneira em geral é comemorado em prol do soldado do Exército. Mas todo aquele que exercer atividade militar de servidor, acaba comemorando como é o caso aqui hoje, que juntamente com policia civil, federal, policiais e oficiais, recebendo as bênçãos da comunidade de Santa Cruz Cabrália que nesta manhã reverenciou e enalteceu o trabalho do soldado que está trabalhando no dia a dia para proteger o cidadão, é um dia de alegria para todos nós e com certeza temos muito a agradecer a comunidade por esta homenagem”, disse o tenente-coronel.

O padre Manoel falou sobre a realização da missa. “Um dos interesses que nós temos é resgatar a cultura brasileira, o soldado militar convive conosco na sociedade civil, percebemos que os anos se passam e ninguém presta uma homenagem ou reza por esta classe que trabalha em benefício da população e as vezes temos uma imagem muito distorcida. O objetivo nosso foi primeiro celebrar louvar a Deus por este dia do soldado e segundo prestar uma homenagem cristã à estas pessoas homens e mulheres que nos prestam um serviço muito peculiar de segurança, colocando as suas vidas em risco, com salários baixos etc. Queremos dizer para eles que estamos do lado deles e sabemos o valor que esta categoria tem para a nossa sociedade”, concluiu padre Manoel.
A comemoração terminou com um delicioso café da manhã, foi um momento de conhecimento e de contato com outros soldados e a comunidade presente, podendo assim conversar e trocar informações sobre a função e de outros interesse.

 

PREFEITURA PATROLA E ENSAIBRA RUAS AINDA SEM PAVIMENTAÇÃO EM COROA VERMELHA PREFEITURA PATROLA E ENSAIBRA RUAS AINDA SEM PAVIMENTAÇÃO EM COROA VERMELHA(3)

Após alguns dias de chuva, aproveitou o tempo bom e seguiu o trabalho de recuperação das ruas em Coroa Vermelha, sendo muito bem-vinda segundo os moradores.

Na sexta-feira, dia 15 de junho, foi realizado especificamente na Rua Alegrim e suas transversais, a recuperação com trabalho de patrolamento, ensaibramento e limpeza, com o intuito de dar boas condições de trafegabilidade aos moradores da localidade que necessitam, diariamente, passar pelo local.

Desde cedo, as máquinas, homens e caminhões tomaram conta das ruas, numa verdadeira “empreitada”. O Prefeito de Cabrália informa que aos poucos a Administração Municipal vai realizar esse trabalho nas principais ruas, o que facilitará, em muito, a vida dos moradores.

O Superintendente de Coroa Vermelha Célio que diariamente vem cobrando esse serviço, e que será estendido as outras ruas e estradas vicinais de todo o município, como Geraldão, Tânia, Campo Verde, Vila Orádia, etc…, com a coordenação da Infraestrutura e o acompanhamento direto de Walnir França Lapa Lapa que no atual momento é o encarregado das áreas de terraplenagem e limpeza pública.

Politicos lamentam a morte de Eduardo Campos Politicos lamentam a morte de Eduardo Campos(0)

Presidenciáveis Dilma e Aécio, vice-presidente Temer e Lula estão entre os políticos que comentaram a morte do candidato

Cabrália comemora 181 anos de emancipação com missa, inaugurações e festa Cabrália comemora 181 anos de emancipação com missa, inaugurações e festa(1)

A programação oficial do dia 23 de julho, data em que o município celebra a Festa da Cidade, começou ainda de madrugada, com a alvorada e queima de fogos, seguida pelo desfile da Frota de veículos Oficial do Município.

Às nove horas da manhã, aconteceu a missa na Igreja Matriz em homenagem à nossa cidade. A celebração contou com a presença do prefeito Jorge Pontes acompanhado da primeira dama e secretária Janete Pontes, do Deputado Estadual Bira Corôa além de vereadores e secretários municipais.

Além da belíssima celebração, os presentes se emocionaram com as apresentações das crianças do PETI e do IASA (Instituto Amigos de Santo André), que deram um brilho mais do que especial à festa.

CLIQUE NA IMAGEM E ASSISTA O VÍDEO

Ao final da missa, todos participaram do hasteamento das bandeiras, ao som do Hino Nacional, entoado pela Filarmônica Lyra Popular da cidade de Belmonte, que esse ano comemora 100 anos de fundação.

Ainda na Cidade Histórica, o grupo da Melhor Idade do Cras deu o tom da animação, encantando mais uma vez o público. O grand finale ficou por conta das duas fanfarras municipais, a FANMUSCC (Fanfarra Musical de Santa Cruz Cabrália, composta por alunos da rede pública municipal) e a FANJUC (Fanfarra Juventude Unida de Cabrália, composta por adolescentes do Projovem).

Em seguida, o representante dos Correios, Luciano Rossi, deu sequência ao lançamento oficial do selo Personalizado de Santa Cruz Cabrália em comemoração a Copa 2014 e a presença da seleção alemã em nosso município. Finalizando as comemorações na cidade história o Prefeito Jorge Pontes vez o lançamento do Site oficial do Município(Portal da Transparência).

Após essas apresentações o Prefeito Jorge Pontes e todos os presente inauguraram a Biblioteca Pública Municipal Pedro Alves Cabral, no centro da cidade, no bairro Mirante de Coroa o Centro de Referência Especializado em Assistência social(CREAS), no bairro Terra de Cabral a praça e Quadra Poliesportiva, e de volta ao centro da cidade a inauguração do SAC onde todos os presentes participaram de um coquetel.


As 16 horas a programação continuou com a corrida rústica, que reuniu dezenas de atletas de Cabrália e de outras cidade no percurso Coroa Vermelha – Cabrália.


À noite, o prefeito recebeu para um jantar no Bahia Cabrália os deputados Bira Coroa e Afonso Florence, secretários, vereadores e familiares.

E as 22 horas na Praça do Povo, ao som das bandas swingart 10 e do Trio da Huanna encerraram-se as comemorações. Parabéns, Cabrália, ano que vem tem mais!!!!

VEJA NOSSAS GALERIAS DE FOTOS SEPARADAS POR BLOCOS:

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇA

APRESENTAÇÕES APÓS A MISSA

INAUGURAÇÕES DE OBRAS

CORRIDA RÚSTICA

JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO

SHOW DE ENCERRAMENTO

Marqueteiros definem principais adversários e prometem críticas pouco agressivas Marqueteiros definem principais adversários e prometem críticas pouco agressivas(0)

Críticas ao estilo fair play nas campanhas eleitorais para o governo do Estado são prometidas pelos coordenadores de marketing que assessoram os aspirantes à vaga no Palácio de Ondina. Assim como já impregnado nos discursos dos candidatos nos diversos eventos, o que inclui o cortejo do Dois de Julho, eles delinearão, porém, diferentes caminhos e estratégias na agressão. Com uma tática mais propositiva, a senadora Lídice da Mata (PSB) se postará como “terceira via” – entre o “antigo”, ao se tratar de Paulo Souto (DEM), e a “manutenção”, em relação a Rui Costa (PT)–, no pouco tempo de TV, e vai se posicionar como um “caminho novo” mesmo com o rompimento recente do seu partido com o governador Jaques Wagner. “Pelo fato de a sigla ter saído do governo vigente já é uma prova de que Lídice quer outro caminho para a Bahia, com novas ideias. Com isso, os eleitores vão saber claramente quem é Lídice e mostrar os seus diferenciais. Pelo menos é o nosso objetivo”, comentou a coordenadora de marketing da campanha, Karina Terso, em entrevista ao Bahia Notícias. Já o postulante Rui Costa (PT), que contará com maior tempo de propaganda – cerca de 8 minutos –, promete fazer “críticas mais políticas e menos agressivas” ao principal concorrente, Paulo Souto (DEM). “Ele já foi governador duas vezes e deixou um histórico da Bahia com vários problemas. Vamos mostrar o porquê de ele não ter feito mudanças, mas não acho que essas críticas serão o aspecto principal da campanha”, comentou Sidônio Palmeira, marqueteiro da campanha petista. Para ele, Rui Costa é o postulante que vai “mudar mais” o estado ao retomar “o patamar em que Wagner deixou a Bahia, melhor do que antes”. Sem dar muitos detalhes à reportagem, o responsável pela propaganda de Souto, Pascoal Gomes, que já tem no currículo o planejamento para a eleição do prefeito ACM Neto (DEM), em 2012, resumiu qual será o foco este ano. “A campanha estará na rua para fazer encontro com a sociedade. É isso que estamos fazendo agora”, pontuou. Nas três entrevistas, os marqueteiros não quiseram dizer quais os principais temas a serem tratados em suas respectivas corridas eleitorais. 

MUITO OBRIGADO ALEMANHA. CABRÁLIA TE ABRAÇA! MUITO OBRIGADO ALEMANHA. CABRÁLIA TE ABRAÇA!(1)

Nosso muito obrigado a todos os jornalistas de todos os meios de comunicação, especialmente aqueles que de forma independente e jornalistica estiveram presentes fazendo a cobertura da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 aqui em nossa querida Santa Cruz Cabrália, diariamente mostrando ao mundo a seleção da Alemanha muito bem acolhida na Vila de Santo André e as nossas espetaculares belezas naturais, nossa cultura e os hábitos e valores de nosso valoroso povo, uma gente simples, humilde e que carrega consigo os valores da solidariedade, cordialidade, respeito e amor ao próximo.
Hospedamos com muito amor, orgulho e respeito os nossos irmãos da Alemanha durante 33 dias, desde 08/06/2014 Santa Cruz Cabrália; Ba a Terra Mãe do Brasil se tornou a Casa da Alemanha na Copa do Mundo 2014.
Eles irão deixar muitas saudades pelos belos momentos que vivemos juntos em nossa Cidade, mas temos certeza que essas marcas indeléveis que marcaram a ambos Cabrália x Alemanha, muito em breve irão retornar para reviver os momentos memoráveis aqui vividos e que retornem como Campeões da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, pois entre todas as 32 seleções que disputaram o mundial, foi de longe a que melhor se preparou, valorizou, investiu e organizou para essa brilhante conquista.


Parabéns ao povo alemão, parabéns aos jogadores e toda comissão técnica e finalmente parabéns a minha querida e amada Santacruzcabralia Cabralia, e ao seu povo, pela conquista de 514 anos depois de descoberta pelos portugueses, ser redescoberta para o mundo pela Seleção da Alemanha no evento Copa do Mundo Fifa Brasil 2014.

Meta do governo da Bahia é o tratamento bucal de 100% da população indígena Meta do governo da Bahia é o tratamento bucal de 100% da população indígena(0)

(Texto: José Edson de Vasconcelos, Fotos: Toni Ormundo)

O Secretário Estadual da Saúde, Washington Couto, visitou Cabrália no último dia 8, por ocasião dos serviços que estão sendo prestados no município pela Carreta Odontomóvel.

O Odontomóvel é um programa de iniciativa pioneira da Secretaria da Saúde da Bahia (SESAB), composto por 10 conjuntos de equipamentos odontológicos embarcados em uma carreta, de forma que trabalham 10 dentistas ao mesmo tempo, além de outros dentistas e demais profissionais que trabalham em tendas instaladas na parte externa, orientando sobre saúde bucal.

De acordo com a Secretária Municipal da Saúde de Cabrália, Ana Maria, até a manhã do dia 8, penúltimo dos 7 dias de atendimento ininterrupto, já haviam sido feitos 720 atendimentos.

A odontóloga e técnica da Diretoria de Projetos (DIPRO) da SESAB, Cleia Soares, disse que são previstos de 5 a 7 mil procedimentos nos 7 dias. “Nossa previsão é de que, até amanhã, ultrapassaremos a meta de 980 atendimentos”, disse a Secretária, referindo-se aos 490 estudantes de 7 a 15 anos e aos 490 indígenas de todas as idades, previstos para serem atendidos pelo programa.

O Secretário Estadual ressaltou que o trabalho do Odontomóvel não se resume a tratamento dentário. “É tratamento bucal!”, orgulha-se o Secretário, acrescentando que a pessoa que comparece ao Odontomóvel, além de receber orientação sobre saúde bucal, recebe todo tipo de tratamento necessário, sem limite de procedimentos, tudo de graça, incluindo qualquer que seja o material necessário. Para receber todos os procedimentos, alguns pacientes podem permanecer na cadeira de dentista por mais de 1 hora.

Washington disse que, a exemplo do programa “Saúde em Movimento”, que realizou mais de 140 mil cirurgias de catarata; e do programa “Intervenção Domiciliar”, ambos de iniciativa pioneira do Governo da Bahia, sendo que o último acabou por inspirar o Governo Federal a criar o programa de saúde “Melhor em Casa”; o Odontomóvel, iniciado em 2013, também já está inspirando outros estados, como Sergipe, que já visitou a Bahia em busca de informações.

A grande lógica do Odontomóvel, conforme ressalta o Secretário, é que as pessoas são estimuladas a procurar o tratamento, que ocorre de forma itinerante, privilegiando indígenas e escolas rurais, por ser esta uma parcela populacional com maior dificuldade de acesso ao tratamento bucal.

Chegando ao local estabelecido em parceria com as prefeituras, os pacientes fornecem seus dados pessoais necessários ao cadastramento e emissão do Cartão do SUS, caso o paciente não tenha sido cadastrado antes.

Em Cabrália, o setor de informática foi montado em parceria com o Centro de Educação e Inovação Tecnológico, CEIT, que usa seu sistema de conexão de Internet 3 G para interligar 4 computadores da prefeitura a 2 outros computadores da SESAB e aos tablets dos dentistas, para que estes registrem todas as informações relativas aos pacientes.

“Estamos usando os programas de cadastro nacional (CAD SUS) e estadual (SISDIPRO), que fazem parte do sistema de informações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS)”, disse o técnico da SMS, Daílton Monteiro.

 

O Secretário Washington Couto entrou na Carreta Odontomóvel, acompanhado do prefeito Jorge Pontes e da comitiva da prefeitura, agradeceu aos profissionais e disse que por onde passa vem recebendo elogios pelo trabalho deles. Washington disse que o projeto Odontomóvel começou no ano passado, no sudoeste baiano, passando por todas as regiões onde existe população indígena, sendo que aqui no Extremo Sul passou pelos municípios de Prado, Itamaraju, Cabrália, e daqui vai para Porto Seguro, última etapa desta fase do projeto que teve como meta o atendimento a toda a população indígena que necessitou de tratamento.

EMBORA CAIBA RECURSO JUSTIÇA DETERMINA DEPUTADO JÂNIO NATAL INELEGÍVEL POR 5 ANOS EMBORA CAIBA RECURSO JUSTIÇA DETERMINA DEPUTADO JÂNIO NATAL INELEGÍVEL POR 5 ANOS(0)

O juiz federal Alex Schramm de Rocha, da Subseção Judiciária de Eunápolis, acaba de condenar, nesta quita-feira, 03, através de Ação Civil Pública, o ex-prefeito de Porto Seguro, o deputado federal Jânio Natal Andrade Borges, à suspensão de seus direitos políticos por 5 anos, o que afasta o ex gestor das eleições deste ano, sob a acusação de improbidade administrativa.

Juntamente com o ex-prefeito, tiveram seus direitos políticos cassados por igual período Carlos Renato da Silva Antunes, Ademir Teles Valiense e Verônica Rosa Pereira, integrantes da Comissão de Licitações quando Jânio era prefeito, tendo ainda sido condenadas as empresas Help Ling Comércio e Serviços de Informática Ltda e a Samóveis – Sales Afonso Indústria e Comércio Ltda.

Entenda o caso

O ex-prefeito e os integrantes da Comissão, bem como as referidas empresas, foram condenados sob a acusação de fraudes e irregularidades no processo licitatório decorrente do convênio nº 042/20054, firmado entre a Prefeitura de Porto Seguro e o Ministério das Comunicações, cujo objeto seria a implantação e a execução de um programa de inclusão digital.

De acordo com a denúncia protocolada pelo Ministério Público Federal, teriam sido destinados R$ 217.153,00 para execução do programa, e que nunca foi colocado em prática pelos ex-administradores, embora, após Jânio ter conhecimento da investigação desencadeada pelo MPF, o dinheiro ter sido devolvido aos cofres públicos.

Porém, no entendimento do magistrado, o simples ressarcimento dos recursos ao erário não tem o condão de absolver os acusados das práticas de superfaturamento, estimado em torno de 288,9% , quando comparado com os valores praticados no mercado. Para o juiz, além do superfaturamento, houve direcionamento na licitação, uma vez que as outras duas empresas que teriam participado da mesma sequer comercializavam os itens licitados.

Conluio

Ainda segundo o juiz Alex de Rocha, ” com feito, o conluio entre os acusados com o intuito de fraudar o caráter competitivo do certame, direcionando o resultado da licitação para uma única empresa, de forma a beneficiá-la com a oferta de produtos superfaturados, foi devidamente comprovada pelos documentos, configurando, portanto, ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário, nos termos do disposto no art. 10, I, da lei nº 8,429/92. Conclui-se, assim, que Jânio Natal Andrade Borges não só tinha ciência de todos os atos, como participou efetivamente, dentro de sua esfera de competência, das irregularidades constatadas nos autos”, destacou o magistrado em sua sentença.

Assim posto, cada um dos réus, além de terem seus direitos políticos cassados, foram ainda condenados ao pagamento de multa civil de 20% (vinte por cento), cabendo cada um pagar a quantia de R$ 57.974,85,  estando ainda impossibilitados de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo prazo de 5 anos.

A inelegibilidade de Jânio Natal

Com tal decisão, embora ainda caiba recurso, o deputado federal Jânio Natal encontra-se impedido de participar da disputa eleitoral desta e da próxima eleição. Veja, abaixo, parte da decisão que tornou o deputado inelegível pelos próximos 5 anos.

                   

POR TOPA TUDO NEWS

Odontomóvel chega a Cabrália para atender rede pública de saúde Odontomóvel chega a Cabrália para atender rede pública de saúde(1)

A carreta ”Odontomóvel” iniciou atendimentos no município de Cabrália, na manhã desta quinta-feira, 3. Os serviços oferecidos são de saúde bucal para os cabralienses, numa ação da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo da Bahia.

A unidade móvel fica em Santa Cruz Cabrália, até o dia 10 de Julho. O “Odontomóvel” oferece vários serviços, numa carreta equipada de moderna tecnologia, para atendimento simultâneo de 10 dentistas.

A carreta está estacionada ao lado da Praça do Coração, com estrutura capaz de oferecer tratamento completo (extração, restauração, remoção de tártaro).
O programa é destinado à população baiana. Tem o objetivo de ampliar o acesso à assistência odontológica em municípios do estado da Bahia, onde há carência desse serviço.

O atendimento da Carreta Odontomóvel é uma parceria com o Governo da Bahia. Segundo a Secretária de Saúde do municipio, Ana Maria Lacerda, “esta é uma iniciativa que leva saúde a quem mais precisa, por meio de ações da Prefeitura de Cabrália”, conclui a secretária.

O Prefeito de Cabrália, Jorge Pontes, destacou que foi garantida toda a logística para a carreta atender os cabralienses. “Uma marca característica do nosso governo é apoiar as ações que beneficiem o povo. Não foi diferente com a equipe do odontomóvel, que está recebendo toda a estrutura necessária no nosso município”, afirmou o Prefeito.

 

MOSTRE AQUI SEU PRODUTO

banner

 Powered by Max Banner Ads 

Contatos e informações

Redes Sociais

Categorias mais populares

© 2013 Cabrália Noticia Desenvolvido por Jeansart Todos os Direitos reservado.