Subscribe to RSS
16 AGOSTO LUAU DE LUXO NA POUSADA MUTARY, COM LOVE BEAT

Eventos Voltar à página inicial

Festa de São Pedro é sucesso em Cabrália Festa de São Pedro é sucesso em Cabrália(1)

A Festa de São Pedro, Padroeiro dos Pescadores, foi realizada nesse final de semana, nos dias 28 e 29 de junho, no município de Santa Cruz Cabrália. Os festejos que iniciaram na noite de sábado, com as apresentações das bandas Cacimba Barrenta e Fiá Paví, deram show de organização e segurança.

A abertura foi realizada pelo Superintendente de Pesca do município, Cláudio Mendes (Xêpa), que agradeceu o apoio do Prefeito Jorge Pontes e sua equipe, como também de toda comunidade pesqueira e comércio local.

Na manhã de domingo, a celebração iniciou-se com a missa campal, que contou com a forte presença dos moradores da cidade, principalmente das famílias de pescadores e marisqueiras, além de autoridades presentes. A missa, em homenagem a São Pedro, foi realizada pelo Padre Thiago, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, tendo como momento marcante o ofertório, que contou com a participação das lideranças do setor pesqueiro, que agradeceram ofertando seus instrumentos de trabalho.

Logo em seguida, deu-se início a tradicional procissão marítima, pelo Rio João de Tiba, que contou em mais um ano com a parceria da Chalana CVC, que levou a imagem do Padroeiro dos Pescadores e também as autoridades e comunidade cabraliense. Além disso, participaram 12 embarcações enfeitadas e animadas, que além de referenciarem o seu Padroeiro, participaram de um concurso de barcos, que analisava três categorias: animação, decoração e originalidade.
No retorno da procissão ocorreu o primeiro sorteio de brindes que aconteceu ao longo do dia, presenteando várias pessoas sortudas que estavam presentes no momento e foram sorteadas.

A partir das 14h, as brincadeiras tomaram conta da festa, através da equipe do CRAS, com os grupos do Pró Jovem e Melhor Idade. Não poderia faltar também o Pau de Sebo que simboliza a luta, organização, persistência e a importância do trabalho em grupo para chegar a um objetivo, onde além dos brindes que se encontravam no topo, os ganhadores receberam o valor de R$ 500,00.
Em seguida, a tecnologia foi aliada aos festejos, com as apresentações de dois vídeos, editados pelos jovens que participam do Projeto Pescando com Redes 3G, através do Centro de Educação de Inovações Tecnológicas. O primeiro vídeo retratou a realidade do setor da pesca e a vida do pescador no mar; o segundo tinha como tema: Cabrália na Mídia Nacional e Internacional.

Dando continuidade a programação do evento, chegou o momento das homenagens, quando cerca de 10 marisqueiras receberam o reconhecimento do seu trabalho. Cada uma foi presenteada com uma placa de bons serviços prestados ao setor e também um presente. As homenagens prosseguiram com a entrega do Prêmio Personalidade do Setor Pesqueiro do Ano, que prestigiaram três membros da comunidade pesqueira que contribuem para o desenvolvimento dessa área. Eles receberam troféus e também um presente. Após esse momento, foram entregues os prêmios para todos os barcos participantes da competição. No entanto, os primeiros colocados em cada categoria, receberam a quantia de R$ 800,00 e um troféu. Estiveram presentes na premiação o Prefeito Jorge Pontes, o Presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Monteiro e a Secretária de Meio Ambiente, Mariléia Monteiro.

E para encerrar com chave de ouro, a festa continuou com a apresentação da quadrilha do bairro Capitão Luiz de Matos (Sapolândia) e com as bandas Hot My Love e Cláudio e Banda Delirius, que abrilhantaram e deram encerramento a essa celebração, que é a maior festa cultural e tradicional do nosso município.

Esse evento foi realizado com o apoio da Prefeitura Municipal e com iniciativa da Superintendência da Pesca em parceria com a Colônia Z-51, COOPESC, APIP, GADAP e Ass. Sto. Antônio. Para o Superintendente de Pesca, Cláudio Mendes (Xêpa), “a cada ano temos melhorado, graças ao apoio da Prefeitura Municipal e sua equipe de secretariado, o comércio local e em conjunto com a comunidade pesqueira, através de suas entidades. Vale ressaltar que o tema da festa desse ano foi: Nenhum de nós é tão bom, quanto todos nós juntos!”.

FOTOS DE: Melissa Teófilo

Confira também dois links de matérias vinculadas nos ultimo 50 dias na mídia televisiva regional, falando sobre o segmento pesqueiro do nosso município:

Veracel – Veracel inaugura obras em Colônias de Pescadores do Sul da Bahia

Veracel – Veracel promove Monitoramento Pesqueiro no sul da Bahia

Futebol alemão entra na história para ajudar crianças de Cabrália Futebol alemão entra na história para ajudar crianças de Cabrália(1)

Foto de Toni Ormundo (arquivo): Indígenas da aldeia de Coroa Vermelha (Santa Cruz Cabrália) homenageiam Miroslav Klose em comemoração ao aniversário dele, em 09/06/14.

(José Edson)

Há mais de 5 séculos uma elite cruel e inescrupulosa vem explorando o Brasil e multiplicando pobreza. A dominação teve seu início muito bem marcado pela “Carta de Caminha” escrita em Cabrália (ou Porto Seguro) em 1500, passando pelos períodos colonial e imperial, pelos “coronéis” do boi, da cana de açúcar, do ouro, do café com leite, do cacau e de outros produtores rurais até o início da industrialização que proporcionou o surgimento dos barões da mídia.

Criado em 1980 por inédita iniciativa de estudantes, de trabalhadores (especialmente os metalúrgicos do estado de São Paulo) e de intelectuais de todo o país, desde 2003 o Partido do Trabalhadores (PT) vem chegando democraticamente à presidência da república.

Apesar de o PT estar na presidência de acordo com e limitado às regras estabelecidas pela elite, a elite não consegue disfarçar sua irritação diante do risco de progressivamente perder o controle político que sustenta a cruel concentração da renda nas mãos de poucos. E também apesar do “bombardeiro” e da lavagem cerebral midiática, a população mais pobre percebe as mudanças pelas quais passa o país.

O processo da multiplicação da pobreza no Brasil começou pelo genocídio dos índios e pelo roubo de suas terras, passando pela escravização dos negros, pelo esquartejamento de Tiradentes, por uma encenação de independência, e mais recentemente por uma ditadura civil-militar sucedida por uma ditadura midiática, que de 2005 até hoje vem demonizando e achincalhando militantes do Partido dos Trabalhadores, culminando com a prisão deles depois de um julgamento preparado pela e para a mídia conservadora, que os condenou apesar da falta de provas e sem que houvesse enriquecimento pessoal ou desvio de recursos públicos.

Se a compreensão deste quadro é difícil para grande parte da população brasileira, há décadas diuturnamente metralhada pela conservadora mídia locupletada pelos concentradores de renda, mais difícil ainda é para estrangeiros, brasileiros e brasileiras que vivem fora do país, se alimentando de falsas informações da Internet emprenhada pela mídia conservadora, que faz tudo o que pode e o que não pode para recolocar no poder os partidos políticos de sua preferência, para que sejam interrompidas as políticas de transferência de renda que vêm sendo implementadas pelo PT desde 2003, com reflexo diretamente no aquecimento da economia em benefício de toda a população, mas favorecendo especialmente o imenso contingente de pobres implantado no país pela elite ao longo de séculos, e que depende da ajuda governamental até para sobreviver.

Diante desta cruel realidade, 4 instituições alemãs estão incluindo Cabrália no projeto SONHOS DE CRIANÇAS 2014, que criaram e patrocinam. De acordo com um “folder” já publicado pela Federação Alemã de Futebol [Deutscher Fussball-Bund (DFB)] este projeto está presente nas cidades de Fortaleza, Londrina, Poxoréo, Porto Seguro, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Cabrália (Vila de Santo André) e São Paulo.

Em Cabrália estão sendo beneficiadas as ONGs Instituto Amigos de Santo André (IASA), Centro de Convivência e Cultura, Centro Educacional Maria Marta, e Escola Municipal de Santo André, que receberão anualmente a soma de 20 mil euros durante 4 anos, em conjunto.
De acordo com a coordenadora do IASA, Lóla França Pinto, o apoio e o valor já foram acertados, mas até a publicação deste artigo, o contrato ainda não havia sido assinado.

Reativação e Posse de Nova Diretoria do Club Social 22 de Abril Reativação e Posse de Nova Diretoria do Club Social 22 de Abril(0)

Na noite desta sexta-feira 06 de junho nas dependências do Hotel Vela Branca na cidade histórica de Porto Seguro aconteceu uma Reunião Festiva em comemoração a reativação, posse da nova diretoria e lançamento do novo projeto do Clube.

Um Evento que comemorou a volta de um Importante Grupo que vem por meio de sua vontade de servir ao Próximo contribuir a Comunidade com o seu espírito de Liderança e Prometer uma Gestão cheia de objetivos e metas a serem alcançadas em favor de nossa Cidade, para promover o bem e a boa vontade entre as Pessoas.
Na solenidade estiveram presentes vários representantes e fundadores do Clube

O Lema da Gestão foi lançado durante o discurso do Novo Presidente eleito Romálio Moura, “Resgatando Um Bem Maior A Serviço da Comunidade”.

Ao final da reunião aconteceu um coquetel para todos presentes, ao som da cantora Juliana Cardoso.

VEJA AQUI O VIDEO

Fotos da Noite:

Coroa Vermelha está Preparada para a Copa!! Coroa Vermelha está Preparada para a Copa!!(0)

A administração do Parque Indígena em Coroa Vermelha divulgou na manhã dessa Quinta-Feira, 29 de maio, as imagens da nova decoração para a Copa do Mundo 2014.

Ambulantes da Praia do Mutá de Porto Seguro estão prontos para Copa Ambulantes da Praia do Mutá de Porto Seguro estão prontos para Copa(2)

Ansiosos pela chegada das Seleções da Suíça e Alemanha à Costa do Descobrimento, os ambulantes que vendem suas mercadorias no Clube de Praia do Resort La Torre, na Praia do Mutá em Porto Seguro, já estão com esperanças e estoque renovados para trabalhar muito no período da Copa no Brasil e apostam na visibilidade da região para um maior aquecimento econômico.

       Gilberto, Lito, Jorge e Fabiana vendem biquínis na Praia do Mutá onde se localiza o Resort Sede da Seleção da Suíça e comentam que estão apostando nas cores das bandeiras do Brasil, Suíça e Alemanha. Jaiane e Valda prepararam belos colares para dar as boas vindas aos visitantes e nesse clima de futebol, Antônio, vendedor de biquínis ressalta: “a gente tem que sentir a Copa, porque ela fará toda a diferença em nossas vidas”. Marcelo, vendedor de CDs já começou selecionar os hits da Copa e completa: “o comércio é um jogo, a gente tem que apostar, mas nesse acreditamos que vamos vencer”.

      Carlinhos, na praia, vende um pouco de tudo, de canga a chapéus, um verdadeiro mini shopping na areia, “Depois do Brasil vamos torcer para a Suíça, o ideal seria ter uma final Brasil Suíça”, afirmou ele. “Temos uma boa parceria com os ambulantes que trabalham na Praia do Mutá”, explicou o diretor geral do La Torre Resort, “por isso queremos que estejam engajados com a chegada da Suíça no La Torre”.

Bruna Eugênia e Antonio Alberghini / Mídia Mutá

 

Fanfarra de Santa Cruz Cabrália faz bonito no festival de Belmonte Fanfarra de Santa Cruz Cabrália faz bonito no festival de Belmonte(3)

A FANMUSCC (Fanfarra Musical de Santa Cruz Cabrália) participou no último domingo, dia 26, do VI FESFANBEL (Festival de Fanfarras de Belmonte). O evento marcou o encerramento da festa de aniversário da cidade e reuniu milhares de pessoas Na Praça São Sebastião no Centro da Cidade.

Dentro da programação dos 123 anos do Município, o festival contou com participação das bandas ‘FANCAIC, Jequié, ‘FAMUCF’, conceição de Feira ‘FANMUSCC’, de Santa Cruz Cabrália ‘FAMUA’ de Arataca, ‘CORPO BAILE MIRIM” da Bamtib de Belmonte, “GUERREIRO DA BAHIA”, de Ilhéus, “FANMUP”, Polivalente de Belmonte e ‘BAMTIB, Fanfarra anfitriã que promoveu o evento. E a nossa FANMUSC, que mostrou sua evolução, não deixou a desejar frente aos demais participantes, arrancando aplausos do público presente porque soube fazer bonito.

Vale destacar que o município de Santa Cruz Cabrália não tinha uma fanfarra há décadas, mas graças ao empenho e trabalho árduo das secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social e Cidadania, agora temos duas fanfarras: a FANJUC (composta por adolescentes do CRAS / Projovem) e a FANMUSCC (composta por alunos da rede pública de ensino). Mais uma realização do governo Jorge Pontes.

De acordo com o site jornaldebelmonte.com, o festival superou o sucesso das edições anteriores: Este ano a qualidade musical das apresentações foi maior, comparada ao ano passado. Músicas como Luxuria, Lepo Lepo, e outras canções que são sucesso no Brasil foram executadas com tanta perfeição que o público que lotou o local cantou e dançou junto com as agremiações musicais. (…) O Festival de Fanfarras de Belmonte a cada ano vem conquistando mais espaço e despertando a curiosidade das outras cidades e até outros estados.”

A 2ª Grande Cavalgada dos Amigos de Cabrália  já virou tradição A 2ª Grande Cavalgada dos Amigos de Cabrália já virou tradição(1)

De crianças a idosos e cavalos manga-larga, machadores a pôneis, todos compareceram na II Grande Cavalgada dos Amigos que percorreu as principais ruas da cidade fazendo uma exibição de lindas amazonas e cavaleiros orgulhosos dos belos animais que trouxeram de Porto Seguro, Belmonte, Teixeira de Freitas, Ibirapuã, Vera Cruz, Santa Luzia, Jequié e vários outros municípios do entorno.

A concentração foi na Quadra Poliesportiva do Bairro Tânia que movimentou a localidade e proporcionou muita diversão a todos. A Comissão Organizadora, liderada por Marcondes Leite e Sérgio Costa, elaborou um circuito o qual permitiu aos bairros mais populosos de Cabrália.

A Cavalgada dos Amigos este ano foi animada pela equipe de JO FRANÇA, saindo do bairro Tânia, passando pelo Geraldão, Campinho, Mirante, Centro, Sapolândia e concluindo o percurso com um maravilhoso churrasco e cerveja gelada aos montes, e show com Jackson Brega Light e D’Awilla o Rei das Cavalgadas.

A Cavalgada foi encerrada em torno da meia noite deixando um “gostinho de quero mais” e garantindo que no próximo ano tem de novo.

GALERIA 01

GALERIA 02

6ª FESTA DO TRABALHADOR EM STA. CRUZ CABRÁLIA PROMOVIDA PELO PC do B 6ª FESTA DO TRABALHADOR EM STA. CRUZ CABRÁLIA PROMOVIDA PELO PC do B(0)

A comemoração do Dia do Trabalhador em Cabrália foi comemorado no sábado dia 3/5 pelo PCdoB na Praça do Povo.

Por volta das 17 horas, tiveram início os shows e sorteios de brindes onde foram  sorteados mais de 120 prêmios entre fogões, geladeiras, máquinas de lavar, bicicletas, ventiladores, liquidificadores, batedeiras, sanduicheiras, chapinhas, roupas, e uma Motor okm, além do grande show com as bandas Abel Chaves. Helton Elias, Hoty My Love, Guiné Reggae Roots, CSA e Conexão Ganzá.


Presente ao evento várias lideranças politicas da cidade. O evento social e político foi comandado pelo presidente do partido Marcos Vinício Santana, que agradeceu a todos que contribuíram com brindes para o sorteio.

CABRÁLIA REZA DE NOVO PRIMEIRA MISSA DO BRASIL CABRÁLIA REZA DE NOVO PRIMEIRA MISSA DO BRASIL(3)

Varias caravanas de cidades da região vieram para missa em Coroa Vermelha

O prefeito Jorge Pontes, a primeira-dama e secretária Janete Pontes, o vice prefeito Alexandre Leite e esposa, o presidente da Câmara Luciano Monteiro, vereadores e  secretariados municipal, e toda aldeia Pataxó,  receberam o público que mais uma vez compareceu em massa para prestigiar este importante momento histórico que marca o início da fé cristã em solo brasileiro.

A primeira missa católica rezada no Brasil, em 26 de abril de 1500, foi celebrada novamente nesta sexta-feira (26) em comemoração pelos 514 anos de um dos fatos históricos mais importantes do país. O local do culto foi o mesmo em que foi produzido originalmente pelo Frei Henrique de Coimbra: a Praça do Cruzeiro, em Coroa Vermelha, município de Santa Cruz Cabrália.

A missa foi presidida pelo bispo Dom José Edson e levou centenas de pessoas ao local por volta das 16h. Houve também apresentações musicais e culturais, sendo a mais importante delas a de encerramento da missa.

Uma roda de dança indígena homenageou o Padre local José Ailton Assunção.

Os alunos do IASA (Instituto Amigos de Santo André) fizeram uma belíssima apresentação musical, encantando os presentes.

E encerrando as comemorações o show com a banda Rosa de Saron  emocionando  crianças, jovens e adultos que não se intimidaram com a chuva, cantando todas as musicas da banda.

VEJA OS VÍDEOS E FOTOS DO EVENTO

 

 

MOSTRE AQUI SEU PRODUTO

banner

 Powered by Max Banner Ads 

Contatos e informações

Redes Sociais

Categorias mais populares

© 2013 Cabrália Noticia Desenvolvido por Jeansart Todos os Direitos reservado.