Subscribe to RSS
VISITANDO A BAHIA, CONHEÇA CABRÁLIA E SUAS LINDAS PRAIAS, VOCÊ VAI GOSTAR!...

Eventos Voltar à página inicial

São Pedro de Cabrália une tradição e animação São Pedro de Cabrália une tradição e animação(0)

Em meio às belezas naturais de Santa Cruz Cabrália, uma festa marcada pela devoção e por shows e muitas atividades culturais. Esta é a Festa de São Pedro, que já acontece há vários anos no município, reunindo moradores e pescadores. Nos dias 27, 28 e 29 de junho, a festa chegou a mais uma edição. Com estrutura e organização diferenciada, o evento organizado pela Prefeitura e entidades pesqueiras e realizado na Praça do Cais, superou todas as expectativas de público.

Abrindo com chave de ouro, os festejos de São Pedro, a primeira apresentação do dia 28 foi apresentação de quadrilhas que dançaram músicas juninas e animaram o público. E daí pra frente durante todas noites a festa continuou com a apresentação das bandas: Forró Amor de Sogra, 100 Párea, Olhar Sincero, André Lima & Rafael, Cacimba Barrenta e Planeta do Forró.

A programação cultural, do dia 29, animou os participantes durante todo o dia. O dia começou às 09 horas com Missa Campal em homenagem a São Pedro. Às 11 horas, foi realizada a Procissão Fluvial, que reuniu vários barcos, lindamente decorados e uma chalana que levou várias pessoas a participarem do evento.

Festa foi aprovada pela comunidade

A noite foi marcada pela presença de centenas de pessoas na área do evento, para assistir e dançar muito forró. “Cabrália vive um novo tempo através de uma política de eventos que tem proporcionado o desenvolvimento da nossa terra. A Prefeitura tem trabalhado para que investimentos na cultura e no turismo possam aumentar no município ajudando no progresso regional”.

O chefe do executivo estava motivado e feliz com a participação dos barcos e dos pescadores. “É devido à força dos pescadores que essa festa ainda permanece. A categoria mostra sempre muita união. Por isso reconhecemos a importância da participação do Poder público”.

Um dos pescadores que participou os três dias da festa, disse que gostou e fez questão de parabenizar a Prefeitura pelos investimentos no setor de pesca. “A festa estava muito organizada e é merecida, os pescadores merecem. O setor tem muito o que comemorar, a Prefeitura tem investido neles, com cursos, aquisição de equipamentos, estou gostando de ver”.

A Festa de São Pedro foi uma realização da Prefeitura Municipal, através das secretarias de Turismo e da Diretoria de Pesca, que tem a frente o conhecido Xêpa.

JURANDIR MONTEIRO E O FORRÓ DO ARARRIPE. JURANDIR MONTEIRO E O FORRÓ DO ARARRIPE.(0)

Um hobby… Um dia de sábado, uma conversa entre amigos em um papo super descontraído. Surgiu a idéia de fazer a festa Junina com um pouco mais de criatividade deixando assim a festa mais bonita e mais agradável.


E assim começou os preparativos…Tudo feito com muito carinho, tudo muito artesanal e cada detalhe que faziam a diferença.


Os Anfitriões da Festa Jurandir Monteiro e esposa receberam vários amigos com um belo espaço, e um arraial pra lá de animado, valorizando a cidade.


Confiram as fotos dos melhores momentos da festa junina do Forró do Ararripe.

Célio homenageia sua esposa Luza com uma belíssima festa Célio homenageia sua esposa Luza com uma belíssima festa(1)

Muitos amigos queridos e cheios de alegria, cerveja estupidamente gelada, whisky, coquetéis e uma costela na brasa (de comer de joelhos), marcaram o aniversário da sempre sorridente e feliz, Luza Santos, no domingo, 7 de junho.

“Pensei que era uma simples homenagem, quando cheguei já tinha segurança na recepção, garçons a vontade e uma deliciosa costela na brasa’’.
A festa contou com a presença de familiares, amigos, empresários, companheiros de trabalho e claro, não poderia faltar muita música ao vivo com a Banda Morcegada.

Em sua palavras de carinho para com a esposa, Célio disse: “Um dia é pouco para homenagear esta mulher que merece aplausos à vida toda”.
Veja abaixo fotos da comemoração.

Bloco 01

Bloco 02

Show na Cabana Última Praia Bombou Show na Cabana Última Praia Bombou(0)

Show de Thiago Reis (Thiago Salles), com participação de W10 e a dupla André Lima & Rafael, bombou ontem (29) na Cabana Última Praia, ao lado do quiosques, centro de Santa Cruz Cabrália Bahia. Quase 400 pessoas dançaram até a madrugada ao som de muito arrocha, forró e sertanejo universitário. Parabéns a todos!!!

Em Pauta a Retomada da Câmara de Turismo da Costa do Descobrimento Em Pauta a Retomada da Câmara de Turismo da Costa do Descobrimento(0)

por ASCOM

Aconteceu na última quarta-feira (20/05) na sede do SEBRAE em Porto Seguro mais reunião para definição dos planos de meta para o turismo da Costa do Descobrimento 2015-2018 e projetar a retomada da Câmara de Turismo da Costa do Descobrimento, a qual foi esvaziada durante a preparação para a Copa do Mundo e temporariamente substituída pela Secopa e Comissão Local da Copa.

Praticamente um ano após o evento Copa do Mundo, é hora de retomarmos as nossas atividades, contando com o importante apoio do SEBRAE.
A reunião contou com a presença de Felipe e Priscila da Bahiatursa, que falaram da nova estrutura da Bahiatursa, que deixou de ser uma empresa de economia mista e passou a ser uma Superintendência. O secretário Municipal de Turismo, Fernando Oliveira, representou Santa Cruz Cabrália na reunião.

O próximo encontro ficou agendado para o dia 10 de junho.

PREFEITURA DE CABRÁLIA REALIZA CAFÉ DA MANHÃ EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO GARI. PREFEITURA DE CABRÁLIA REALIZA CAFÉ DA MANHÃ EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO GARI.(1)

Vassouras, rastelos, carrinhos, pás e maquinários que ‘percorrem’ o município de Cabrália diariamente foram deixados de lado nas primeiras horas deste sábado (16) por um motivo especial. Em clima de festa, a turma que cuida da limpeza, representando a categoria atuante na cidade, participou de uma homenagem para comemorar o Dia do Gari.


Em um café da manhã oferecido pela secretária de administração, o prefeito Jorge Monteiro Pontes, acompanhado da secretaria de Ação Social, Sra. Janete Pontes marcou presença, levando uma mensagem de valorização e respeito aos profissionais. “É um trabalho árduo, merece nosso reconhecimento e respeito. Nós só temos que agradecer por deixarem a cidade mais limpa e bela”, disse.


Já o Secretário de administração Alexandre Carvalho reforça além da importância desse profissional para a cidade, também a busca por sua valorização. “Entendemos a importância dos serviços prestados e por isso mesmo temos a preocupação rotineira de buscar valorizá-los. Infelizmente muita coisa não depende de nós, mas garantimos que estamos cuidando dos seus interesses”, concluiu.

Após o café da manhã, os secretários, vereadores, administradores de núcleo e superintendentes que compareceram ao evento, sortearam brindes para todos gari.
História do Dia do Gari
Os garis são os profissionais da limpeza pública que recolhem o lixo das moradias, edifícios comerciais e residenciais, além de varrer as ruas e também cuidar da capina da grama. Eventualmente também trabalham no desentupimento de bocas-de-lobo. m seu dia comemorado em 16 de maio.

O nome profissional de GARI é em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, primeira pessoa a assinar um contrato de Limpeza pública com o Ministério Imperial, organizando assim, a partir do dia 11 de outubro de 1876, a remoção de lixo das casas e praias do Rio de Janeiro. Vencido o contrato em 1891, entrou seu primo, Luciano Gary. Um ano após, a empresa foi extinta e inaugurada a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da cidade, realizando um trabalho muito aquém do proposto em termos de limpeza pública.

Festa homenageia trabalhadores em Cabrália Festa homenageia trabalhadores em Cabrália(0)

A já tradiocional Festa do Trabalhador de Santa Cruz Cabrália, mais uma vez, foi um grande sucesso. Um dia inteiro de atrções e sorteio de prêmios movimentou a cidade no último sábado, dia 2 de maio.

Milhares de pessoas lotaram a praça para se divertirem e tentar ganhar pelo menos um dos 130 prêmios, entre bicicletas. geladdeiras, fogões, ventiladores e demais eletrodoméstios.

Em sua sétima edição, o evento organizado pelo PCdoB, com apoio da Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália, conta com o apoio de colaboradores do comércio e lideranças da cidade, que ajudam na realização desta homenagem a todos os trabalhadores.

O vic-prefeito Alexandre Carvalho Leite representou o poder público municipal.

Confira abaixo a galeria de fotos de Toni Ormundo!

Réplica da missa dos 515 anos é celebrada em Coroa Vermelha Réplica da missa dos 515 anos é celebrada em Coroa Vermelha(0)

Ainda sem uma independência completa, o brasil comemorou nesta semana os seus 515 anos de descobrimento, mas até hoje, mesmo depois do grito de “Independência ou Morte” O País continua refém das grandes potências, ora financeira, ora política, ora comercial, mas o bom mesmo é que aos poucos, o povo brasileiro vai ganhando a sua identidade diante de cada comemoração que acontece.

Iniciada às 16h, a celebração foi presidida pelo religioso Dom José Edson Santa Oliveira, bispo da Diocese de Eunápolis. Mais de 50 padres de municípios vizinhos, como Porto Seguro, Ilhéus, Itabuna e Eunápolis, também participaram da celebração, acompanhada por milhares de pessoas.

A celebração contou com a presença  do prefeito Jorge Pontes de Cabrália e esposa Janete Pontes, o deputado estadual Bira Corôa, o vice-prefeito Alexandre Carvalho, o comandante do 8.º Batalhão Coronel Serpa, o presidente da Câmara de Vereadores Luciano Monteiro, secretários, superintendentes, assessores, turistas e a presença dos índios pataxós da aldeia de Coroa Vermelha.

A missa aconteceu no mesmo local em que ocorreu o primeiro culto ecumênico diante dos indígenas brasileiros, realizado pelo Frei Henrique de Coimbra, em 26 de abril em 1500.

Houve também apresentações musicais e culturais, sendo a mais importante delas a visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida como forma de retribuir a visita dos romeiros ao seu Santuário, visto que muitos ali presente, ainda não tiveram condições de visitar a Casa da Mãe Aparecida.

A comunidade recebeu a visita da Padroeira do Brasil, tendo a oportunidade de aproximar-se de Jesus e entrar na dinâmica da Salvação.

O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal de Cabrália, com apoio das secretarias de comunicação e de turismo.

Cabrália recebe ilustres portugueses de cidades geminadas Cabrália recebe ilustres portugueses de cidades geminadas(1)

A conversa na sala de reuniões do Presidente da Câmara foi enriquecedora com a troca de informações e experiências sobre as diferentes formas de gestão política entre os dois países. Em Portugal não existem Governadores nem Estados. São 308 municípios tendo cada um em sua administração um Presidente da Câmara Municipal que corresponde ao Prefeito e um Presidente da Câmara de Vereadores. As cidades de Ribeira de Pena e Felgueiras, estão localizadas ao norte de Portugal, distante pouco mais de 300kms de Lisboa e fazem parte do Distrito do Porto. São 308 municípios portugueses e, se formos nos ater a dimensões territoriais, os visitantes têm pouco mais de 10% do tamanho do nosso país (8.514.877k2 Brasil e Portugal 92.090km2).

A cidade de Ribeira de Pena é geminada a Santa Cruz Cabrália desde 1992, tem 146km e 6.500 habitantes, e é grande produtora de granito. Felgueiras é geminada desde 1996, tem 241km2 e 60 mil habitantes, está em segundo lugar na Europa na produção de calçados tendo cerca de 700 fábricas empregando mais de 16 mil pessoas. É a maior produtora de kiwi no país, produz vinho verde e é reconhecida por seus bordados.  Os Presidentes das Câmaras das duas cidades fizeram convites para o Prefeito Jorge Pontes e o Presidente da Câmara Municipal de Cabrália para visitarem suas cidades entre agosto e setembro deste ano, período do clima mais ameno e muitas festas populares.

Ainda participaram do encontro os Secretários de Saúde, Ana Lacerda; de Infra Estrutura, Humberto Duarte; de Turismo, Fernando Oliveira, de Assuntos Indígenas Gabriel Florêncio e de Comunicação, Léa Penteado. Os portugueses ofereceram lembranças de suas cidades ao Prefeito e ao Presidente da Câmara e receberam do Cacique Aruan arco e flecha.

Para completar a recepção, os visitantes foram levados para a Cidade Histórica, onde assistiram à apresentação de capoeira, conheceram o Arquivo Público Municipal e se encantaram com a Igreja Matriz, as ruínas históricas e a belíssima paisagem. De lá, seguiram para o mirante Ai que Lindo, local onde também tiraram muitas fotos da vista privilegiada.

Confira as galerias de imagem:

Coroa Vermelho Comemora o dia do indio Coroa Vermelho Comemora o dia do indio(0)

No dia  19 de Abril aconteceu na aldeia  em Coroa Vermelha no município de Santa Cruz Cabrália-Ba,  comemorações do dia do índio  com a presença do povo Pataxó  e também autoridades do governo  local, onde registramos a presença do vice-prefeito Alexandre Leite(representando o prefeito Jorge Monteiro Pontes), o secretario de infra-estrutura Humberto Vasconcelos, Caciques e lideranças indígenas.

Falando em nome do prefeito, o vice prefeito, agradeceu a presença de todos e reforçou a importância das entidades para o município e para o fortalecimento do comércio da cidade.

SEU ANÚNCIO AQUI – Ligue 73-99842314

banner

 Powered by Max Banner Ads 

Contatos e informações

Redes Sociais

Categorias mais populares

© 2013 Cabrália Noticia Desenvolvido por Jeansart Todos os Direitos reservado.