Subscribe to RSS
VISITANDO A BAHIA, CONHEÇA CABRÁLIA E SUAS LINDAS PRAIAS, VOCÊ VAI GOSTAR!...

Eventos Voltar à página inicial

Coroa Vermelho Comemora o dia do indio Coroa Vermelho Comemora o dia do indio(0)

No dia  19 de Abril aconteceu na aldeia  em Coroa Vermelha no município de Santa Cruz Cabrália-Ba,  comemorações do dia do índio  com a presença do povo Pataxó  e também autoridades do governo  local, onde registramos a presença do vice-prefeito Alexandre Leite(representando o prefeito Jorge Monteiro Pontes), o secretario de infra-estrutura Humberto Vasconcelos, Caciques e lideranças indígenas.

Falando em nome do prefeito, o vice prefeito, agradeceu a presença de todos e reforçou a importância das entidades para o município e para o fortalecimento do comércio da cidade.

Lançamento da Peugeot na Costa do Descobrimento Lançamento da Peugeot na Costa do DescobrimentoComentários desativados

Por: Djalma Britto Pontes

À convite da Peugeot, o Pajuçara Auto está em Porto Seguro na Bahia para acompanhar o lançamento do Peugeot 2008, o mais novo SUV compacto da marca francesa.

Apresentado no Brasil no Salão de São Paulo do ano passado, o 2008 chega agora também para concorrer com os recém-lançados Jeep Renegade e Honda HR-V.

O modelo foi desenvolvido em conjunto pela equipe da Peugeot no Brasil, França e China e o projeto custou R$ 400 milhões de reais. Por aqui ele tem 80% de peças nacionais e tem motor flex.

O nosso primeiro contato com o modelo foi na apresentação do briefing do teste drive no Porto Seguro Praia Resort, de onde saímos em direção à Vila de Santo André, outra praia da região.

Nos mais de 60 km do percurso, passamos por Santa Cruz Cabrália, local do descobrimento do Brasil. O final do teste aconteceu no hotel Campo Bahia, que foi usado pela Seleção da Alemanha durante a Copa de 2014.

Motorização

O Peugeot 2008 está disponível nas versões Allure com motor 1.6 Flex e Griffe com motores 1.6 Flex e 1.6 THP Flex. O câmbio automático de seis marchas está disponível apenas na motorização 1.6 Flex.

Em sua versão topo de gama, o crossover ganha o motor turbo THP Flex de 173cv e passa a ser o mais potente SUV do segmento, além de se tornar o primeiro modelo a vir equipado com um propulsor bicombustível de injeção direta com turbocompressor.

Impressões ao dirigir

Testamos a versão topo de linha a Griffe 1.6 THP e pudemos confirmar o excelente desempenho. O motor turbo impressiona com excelentes arrancadas e retomadas.

Destaque especial para a suspensão confortável em todos os terrenos. Na dianteira, a suspensão é pseudo-McPherson e, na traseira, travessa deformável com molas e amortecedores especialmente regulados, assim como a direção eletronicamente assistida.

A posição diferente do painel de instrumentos, acima do volante exige uma adaptação do motorista, principalmente dos mais baixos. Entretanto o ajuste do volante, que tem tamanho reduzido, resolve o problema.

No teste tivemos a oportunidade de passar por diversos tipos de terreno, desde o asfalto até terra batida, passando por areia e lama. Em todos eles o 2008 atendeu as necessidades e se mostrou bem interessante.

Mesmo não tendo tração nas quatro rodas, o 2008 passa por esses pisos graças a tecnologia Grip Control que otimiza a tração do 2008 em condições de baixa aderência. Ele associa à altura livre do solo, de 20 cm, um sistema anti-derrapagem evoluído e pneus de uso misto.

Além de disposto, o modelo é bem equipado. Desde a versão Allure o 2008 oferece ar-condicionado digital com duas zonas, airbags frontais, freios com ABS, controle de estabilidade, dentre outros itens.

Aplicativo My Peugeot

O modelo é o primeiro a possuir o aplicativo My Peugeot, que estará disponível para smartphones com sistema Android e IOS e possibilitará o motorista acessar o computador de bordo do veículo, ver histórico de percursos, lembrar revisões e até encontrar onde o veículo foi estacionado.

Acabamento das versões

Allure – 1.6 Manual /AT

· Painel de instrumentos com moldura preto brilhante;
· Moldura dos aeradores em cromo acetinado;
· Maçanetas em cromo acetinado;
· Freio de mão aviação injetado com lateral em cromo acetinado;
· Sistema de alarme ultrassom;
· Sensor de obstáculo traseiro;

· Regulador de velocidade;

· Farois de neblina;

· Ajuste elétrico dos retrovisores;
· Vidros elétricos dianteiros e traseiros.

Griffe – 1.6 Manual /AT

· Painel de instrumentos com moldura cromo acetinado;
· Moldura dos aeradores em cromo acetinado;
· Maçanetas em cromo acetinado;
· Revestimentos dos bancos em cour

Prefeitura de Cabrália realizará mutirão de mamografia Prefeitura de Cabrália realizará mutirão de mamografia(0)

Na Semana Mundial da Saúde, a Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália anuncia a realização de um grande mutirão de mamografia, que acontecerá entre os dias 10 e 16 de abril de 2015, incluindo sábado e domingo, beneficiando cerca de 3.500 mulheres de todo o município.

A ação será na Avenida Almirante Tamandaré (antiga Paulo Souto), onde será montada uma megaestrutura para atender as mulheres a partir de 35 anos, com objetivo de estimular o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Os exames serão realizados gratuitamente, das 8 às 19 horas. Será necessária a apresentação do cartão do SUS, documento de identificação (RG e CPF), cartão de saúde da família e comprovante de residência. O resultado da mamografia será entregue após 40 dias e, para os casos em que forem detectadas alterações na mama, haverá uma nova etapa de exames, com pulsão e ultrassonografia.

Santa Cruz Cabrália é o único município do Extremo-Sul da Bahia contemplado com o mutirão de mamografia. A expectativa é de que a ação supere o sucesso do mutirão de oftalmologia, realizado na primeira gestão do prefeito Jorge Pontes, quando foram realizadas mais de 1000 cirurgias de catarata.

A detecção precoce do câncer de mama aumenta as chances de cura e diminui as sequelas físicas e emocionais da doença. Com o mutirão, as cabralienses poderão se prevenir desta doença que, infelizmente, ainda causa um grande número de morte entre as mulheres.

 

Segunda Corrida de Argolinha do Projeto Purificação Segunda Corrida de Argolinha do Projeto Purificação(0)

No ultimo domingo, (29/3), no sitio Marcondes Leite, zona rural do município de Santa Cruz Cabrália, o agricultor Marcondes, como é mais conhecido, realizou naquela comunidade a segunda corrida de argolinha, um esporte com características da região nordeste.

A Corrida da Argolinha  atraiu muitas pessoas adeptas essa cultura nordestina, além dos próprios cavaleiros daquela comunidade, havia cavaleiros de outros de cidade vizinhas.

Hoje é o aniversário da Secretaria Janete Pontes Hoje é o aniversário da Secretaria Janete Pontes(1)

Hoje é o seu aniversário. Pensei bastante em você e resolvi falar coisas bonitas e cheia de encantamento.

Quero que você saiba que te considero uma pessoa grandiosa e com caráter invejável, difícil de encontrar.

Sua maneira de ser com as pessoas, sua forma de viver, retratam sua bondade e o amor que você sente pela vida como um todo.

Falar de você é falar de otimismo, de paz, de contentamento, porque você sabe viver e dar exemplo de uma vida bem vivida como poucos sabem fazer.

Mais uma vez quero deixar claro que não sou só eu, mas as pessoas que lhe rodeiam, têm em você um exemplo, e isso é ser bastante especial.

Parabéns por ser assim.

Você merece esse dia e muito mais.

Feliz aniversário!

Hoje é o nive do amigo Luciano Monteiro Hoje é o nive do amigo Luciano Monteiro(0)

Feliz Aniversário Amigo…

Santa Cruz Cabrália se destaca na feira em Berlim Santa Cruz Cabrália se destaca na feira em Berlim(5)

A ITB Berlin é a feira dedicada à indústria de turismo. Ela é realizada todos os anos em março nas instalações de feiras em Berlim, na Alemanha. O município de Santa Cruz Cabrália teve um estande próprio no evento por conta da passagem vitoriosa da seleção de futebol alemã na cidade o ano passado. Desta vez, no período de 04 a 08 de março estiveram presentes no estande o prefeito Jorge Monteiro Pontes, a primeira dama e secretária de Desenvolvimento Social Janete Pontes e o secretário municipal de Turismo, Fernando Oliveira Santos. Apaixonados pela localidade o trio recebeu os europeus e mostrou o potencial turístico de Cabrália.

“Em busca de experiências autênticas, o turista que procura esse segmento quer visitar cavernas, conhecer pinturas rupestres, praias paradisíacas, povos indigenas, enfim, viver aventuras de fato”, ressalta o secretário Fernando Oliveira.

A 49ª edição da ITB Berlim abrangeu 26 halls, 10.096 expositores de 186 países proporcionando aos visitantes uma visão geral representativa dos produtos e serviços ao redor do mundo e de nichos de mercado de intenso crescimento. Mais de dois terços dos expositores que apresentaram seus produtos e serviços em salões na área de exposição foram estrangeiros. Este ano, a maior feira de turismo do mundo registrou um importante aumento no número de expositores da Ásia, Índia e países árabes.

.Localizada na Costa do Descobrimento, extremo sul do estado, Santa Cruz Cabrália, a 755 km de Salvador, surpreende não só por suas infindáveis belezas naturais, mas também por sua rica história. Fundada em 1535, a cidade é o marco do descobrimento, além de ter sido celebrada em suas terras, a primeira missa no Brasil. Situada entre o rio João de Tiba e um quebra-mar natural na baía de Cabrália, o município é hoje um dos principais centros turísticos da Bahia, com boa infra-estrutura, natureza generosa e uma história de mais de 500 anos pra contar aos visitantes.

Na década de 70, com o asfaltamento da BR-367, o acesso a Santa Cruz Cabrália tornou-se fácil e deu início então ao turismo no local. Os primeiros meios de hospedagem eram as próprias casas dos pescadores, alugadas para receber os turistas na alta estação. Um dos pontos fortes da localidade, em termos turísticos, é a possibilidade de conhecer os lugares descritos por Pero Vaz de Caminha, são cerca de cinco sítios arqueológicos no município, além de referências históricas dos primeiros anos coloniais vistos por toda parte.

 

Declarada Patrimônio Histórico da Humanidade, Santa Cruz Cabrália oferece opções para todos os gostos. A cidade começa na Ponta do Mutá, de onde já é visível a enseada da Coroa Vermelha, um lugar de águas mornas e tranqüilas onde foi rezada a primeira missa, em 26 de abril de 1500 por frei Henrique Coimbra. Duas cruzes gigantes, uma de aço e outra de madeira lembram o evento histórico.

HISTÓRICA – Rumo ao norte, ainda percorrendo a BR-367, as praias semi-desertas de Nova Cabrália nos levam até o centro da cidade. Aqui, as casas baixas em estilo colonial foram ruelas e praças características, até chegar ao porto, um dos cartões postais do município. Ainda no centro, fica a praia de Arakakai, que é bastante procurada pelos amantes do surfe, à noite, a agitação toma conta do lugar.

Subindo a ladeira que leva à cidade histórica, descobre-se a antiga Casa da Câmara e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, construções que datam dos primórdios do Brasil Colônia. Uma escadaria permite o acesso à cidade baixa pelos pedestres, a vista de cima é espetacular, mostrando Santo André e o Rio João de Tiba com suas ilhas fluviais ricas em vegetação e o mar. O verde dos manguezais desenha um coração nas águas escuras do rio: a Ilha Coração, alguns acreditam que seja o coração do país.

Do outro lado do rio começa a BR-001, onde Santo André é a primeira parada. HOTÉIS e restaurantes de bom gosto ocupam discretamente o litoral, onde a natureza é muito preservada. Ainda em Santo André, as margens do rio João de Tiba, num local conhecido como “folhagem”, acontece o banho de lama preta do manguezal. O passeio continua em Santo Antônio, onde se atravessa um rio de águas plácidas, onde o peixe robalo reina absoluto, ao longe, avista-se pequenas casas de pescadores que formam Guaiú, no limite norte de Santa Cruz Cabrália.

O rio João de Tiba é largo e ladeado por grandes áreas de manguezais, pequenas ilhas fluviais e enseadas que abrigam caranguejos, guaiamuns, aratus, ostras, entre outros. Aqui, a presença humana é praticamente imperceptível, limitada aos poucos pescadores, sempre habilidosos com suas tarrafas.

INDÍGENA – A área da Coroa Vermelha, que vai da Ponta do Mutá ao Rio Mutary é uma terra indígena demarcada pelo governo federal, mais de quatro mil índios pataxós vivem na aldeia de Coroa Vermelha. A oportunidade de conhecer uma comunidade indígena é uma experiência que o turista não deve desperdiçar ao estar em Santa Cruz Cabrália.

Os passeios náuticos é a melhor forma de apreciar as belezas naturais da cidade e a rica biodiversidade da região. No mar, as escunas levam até a Coroa Alta, uma formação de corais que aparece com a maré baixa. No rio João de Tiba o espetáculo é garantido pelo manguezal, tido como o berçário do mar e pela ilha Paraíso. Santa Cruz Cabrália conta com uma frota de escunas, chalanas e um catamarã para navegar com segurança tanto em águas doces como salgadas.

Situada entre os municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, a APA Coroa Vermelha é uma área de proteção ambiental criada em 1993 com o objetivo de preservar a vegetação nativa, a cultura indígena e o marco do descobrimento. Possui uma extensão de 4.100 ha, quase todo delimitado por falésias, sua planície costeira dispõe de extenso coqueiral, vegetação de restinga, manguezal e uma grande área de várzea, onde a variação do nível das águas forma brejos sazonais. Já a Mata Atlântica, em estágios distintos de regeneração, é o ecossistema mais representativo.

Santa Cruz Cabrália é assim, uma terra abençoada, onde a natureza, a história e o lazer se encontram em um só lugar e em plena harmonia. Tudo isso espera por você.

Célio Morada do Sol comemora aniversário em grande estilo Célio Morada do Sol comemora aniversário em grande estilo(0)

Nessa última quarta-feira (04/03), Célio, proprietário da Morada do Sol comemorou  seu aniversário em grande estilo com a presença de amigos e familiares.

Com a presença de amigos, funcionários e familiares, a comemoração começou às 17 horas da tarde com banho de piscina e descontração com bingo e prêmios para seus funcionários, e a festa se estendeu até a noite com muita animação e muito churrasco e cerveja.

O vice-prefeito que esta prefeito até o dia 11, Alexandre Leite, juntamente com sua esposa e filha, e também, Paulo e esposa, vereador Humberto e Romalio Moura, também estavam lá prestigiando o aniversário do nobre e futuro político Célio.

Célio Morada do Sol e o homem que entrou na fase do 50 anos de idade, Célio é superintendente de Coroa Vermelha, um gigante na bondade, amizade e carisma. Diante de todo o seu prestígio, permanece um cara amigo e humilde.

Cabrália presente na ITB Berlin Cabrália presente na ITB Berlin(1)

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália, através da Secretaria Municipal de Turismo estarão mais uma vez presentes na ITB Berlin (Feira Internacional de Turismo), que acontecerá nos dias 04, 05, 06, 07, e 08 de Março em Berlin na Alemanha. O Secretário de Turismo Fernando Oliveira e o Prefeito Jorge Pontes, além de divulgar o destino: “Cabrália – Cidade Turística”, estarão também representando a BAHIATURSA neste evento tão importante para o desenvolvimento e o crescimento do setor em nosso município. 

SEU ANÚNCIO AQUI – Ligue 73-99842314

banner

 Powered by Max Banner Ads 

Contatos e informações

Redes Sociais

Categorias mais populares

© 2013 Cabrália Noticia Desenvolvido por Jeansart Todos os Direitos reservado.